Facebook Pixel e-lens | 12 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

12 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

12 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

Usar lentes de contato na praia é muito mais prático, pois evita que os óculos incomodem, caiam no chão ou, até mesmo, se percam no mar — e tudo isso com a vantagem de enxergar a paisagem sem dificuldade. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para não prejudicar a saúde.

Nesses ambientes, o uso das lentes de contato expõe nossos olhos a um alto risco de infecção. Isso porque a água, a areia e até o sol podem contribuir para o aparecimento de alergias e outros tipos de contaminações mais sérias.

Veja, a seguir, algumas dicas para curtir a praia e aproveitar o sol com as suas lentes de contato sem ter nenhum problema no fim do dia. Confira!

Conteúdo

1. Use lentes de contato descartáveis

A praia é considerada um ambiente muito úmido, que favorece o acúmulo de bactérias e outros microrganismos nas lentes, podendo causar diversos tipos de infecção ocular. Por isso, é importante usar lentes descartáveis que ficam menos expostas à possibilidade de contaminação.

Com essas lentes, os riscos de infecção por contato com água ou areia diminuem bastante porque, se acontecer algo com uma das lentes, você pode descartá-la e ainda terá outras para salvar o seu dia.

2. Prefira as lentes de descarte diário

Como mencionado, as melhores lentes de contato na praia ou piscina são as descartáveis pela facilidade de uso. Não apenas por esse motivo, mas também pela segurança, as lentes de descarte diário são as mais recomendadas. Elas são muito práticas, já que a troca é feita diariamente, sem a necessidade de limpeza. Você coloca de manhã e descarta no final do dia, evitando que qualquer microrganismo fique em contato com seus olhos por muito tempo.

Lembre-se de programar bem a quantidade de lentes de que você precisará durante a viagem. Se for ficar na praia por 15 dias, leve 30 lentes de descarte diário ou mais (uma para cada olho).

3. Não abra os olhos embaixo d’água

Essa prática não é recomendada, pois a possibilidade de contaminação é muito maior, já que a água fica mais tempo em contato com os seus olhos e com as lentes. Abrir os olhos enquanto está mergulhando agrava a chance de infecção por um protozoário chamado acanthamoeba. Esse microrganismo causa uma infecção difícil de tratar que pode levar à cegueira do olho afetado.

Sendo assim, o ideal é evitar a entrada de água nos olhos. Mas, se acontecer, troque a lente assim que possível, uma vez que esses microrganismos permanecem em contato com os olhos enquanto você estiver usando as mesmas lentes. Caso vá mergulhar, opte por usar óculos de mergulho; assim, você pode abrir os olhos sem preocupação e aproveitar mais o momento!

4. Retire as lentes antes do banho de chuveiro

Esse hábito passa despercebido por muitas pessoas, pois nem imaginam que um simples banho pode causar complicações sérias na saúde dos olhos. O banho de chuveiro também pode oferecer risco de contaminação porque, apesar de a água ser tratada, podem haver bactérias no encanamento ou no chuveiro. O ideal é não usar as lentes durante o banho ou retirá-las assim que terminar. Se o olho irritar, retire-as imediatamente.

5. Não deixe a areia entrar em contato com seus olhos

Apesar de não ser tão preocupante quanto a água, resquícios de areia, poeira, ciscos ou protetor solar também podem entrar no olho. Nesses casos, basta tirar as lentes, lavar com a solução de limpeza adequada e colocar novamente. É muito importante lembrar que o uso de lentes de contato na praia exige mais cuidados e deve-se evitar que essas coisas entrem em contato com elas.

6. Use os produtos certos para higienizar suas lentes de contato na praia

De forma alguma use água da torneira ou soro fisiológico para a limpeza das suas lentes de contato na praia. A água pode conter bactérias que são responsáveis por infecções oculares. Além disso, os sais podem se armazenar na lente e alterar sua forma original.

Em relação ao soro fisiológico, ele não é indicado para higienizar corretamente, pois não tem os ativos necessários — ele nada mais do que hidrata suas lentes. Apenas as soluções de limpeza podem livrar suas lentes de microrganismos e do acúmulo de resíduos que se depositam no decorrer do dia.

7. Evite coçar os olhos

Na praia, o vento associado à areia pode causar desconforto e irritação nos seus olhos. A recomendação é não coçá-los, já que isso pode danificar as lentes e também pode machucar os seus olhos. Se sentir algum incômodo, retire as lentes e limpe-as adequadamente.

8. Use óculos de sol

Quando você vai à praia, usa protetor solar para proteger a pele, certo? Com os olhos, o cuidado deve ser o mesmo. As lentes de contato proporcionam a liberdade de enxergar perfeitamente sem os óculos, e a maioria delas possui excelente hidratação e proteção contra raios UVA e UVB.

No entanto, apenas elas não são suficientes. Como na praia a exposição aos raios solares é maior, é necessário usar óculos de sol com lentes protetoras para evitar que seus olhos sofram maiores danos.

9. Guarde suas lentes em um local seguro

Tome cuidado ao guardar suas lentes de contato na praia. Elas precisam ficar guardadas em um local totalmente limpo e sem possibilidade de contaminação. Não é indicado guardá-las dentro de banheiros, pois esses ambientes têm muita umidade e a presença de bactérias é mais constante.

Dessa forma, evite lugares úmidos para guardar suas lentes diárias. Prefira guardar em um local mais sequinho e seguro.

10. Tenha uma alimentação saudável e se hidrate frequentemente

Ter uma alimentação saudável é bom em todos os momentos da vida. Entretanto, na praia, esse cuidado deve ser dobrado. Com o calor, nosso corpo tende a desidratar muito mais rápido e, por isso, é importante beber água constantemente. A água é responsável por manter nossos olhos sempre hidratados e lubrificados, evitando o atrito entre a pálpebra e a córnea.

Prefira alimentos ricos em vitaminas A e C, pois elas são importantes para sua saúde ocular. Inclua cenouras, ovos e verduras nas suas refeições durante o verão.

11. Faça compressas geladas nos olhos

Se os seus olhos estiverem irritados no fim do dia, mesmo cuidando das suas lentes de contato na praia, fazer uma compressa com água gelada e filtrada, sem deixar a água entrar no olho, pode ser suficiente para diminuir a irritação. No entanto, se ela permanecer, é necessário procurar atendimento médico.

12. Vá a um oftalmologista

Se você nunca usou lente de contato antes de ir à praia, é recomendado consultar um médico oftalmologista. Esse profissional indicará qual é o tipo de lente mais indicada para o seu caso e o grau adequado, já que o grau é diferente para óculos e lentes de contato. Além disso, apenas um médico pode indicar o colírio ideal para lubrificação dos seus olhos, caso eles fiquem secos durante a viagem. Nunca se automedique: faça uma visita ao médico e peça as orientações certas.

Seguindo essas dicas, você pode usar suas lentes de contato na praia e aproveitar o seu dia de diversão tendo a certeza de que o conforto e a saúde dos seus olhos estão garantidos.

O que achou do nosso post? Para não perder nenhum conteúdo, curta nossa página no Facebook. Lá, você encontrará várias dicas incríveis de cuidados com suas lentes e com a saúde dos seus olhos!

Tags:
, ,