Facebook Pixel e-lens | Astigmatismo tem cura? Conheça as opções de tratamento

Astigmatismo tem cura? Conheça as opções de tratamento

Astigmatismo tem cura? Conheça as opções de tratamento

Você tem dificuldade para focar a visão ou os olhos começam a lacrimejar quando tenta enxergar focado? Costuma confundir letras parecidas (como M, N, H) ou tem sensibilidade à luz? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, é possível que tenha com astigmatismo, um problema refrativo que atinge metade da população brasileira entre 70 e 75 anos (51%).

A boa notícia é que, apesar de muita gente desconhecer, o astigmatismo tem cura. Isso acontece por meio de um procedimento cirúrgico considerado simples, sem necessidade de internação hospitalar.

Quem não deseja passar por cirurgia também pode ter uma vida 100% normal aderindo a praticidade das lentes de contato.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! Vamos lá?

Conteúdo

O que é astigmatismo, afinal?

astigmatismo é uma irregularidade da córnea que provoca um erro de refração. Ou seja, faz com que a retina receba a imagem visualizada em vários pontos, ao invés de apenas um. É isso que leva o paciente a enxergar imagens borradas ou estremecidas.

No caso de quem tem visão normal, a córnea é arredondada e lisa. Assim, a imagem é focada na retina em um único ponto.

Entretanto, nos olhos com astigmatismo, a córnea tem formato mais ovalado, sendo chamada de “oblonga” (que se assemelha a uma bola de futebol americano). Por isso, as imagens sofrem distorção ao passarem por ela.

Isso acontece porque os raios de luz são refratados de maneira diferente, dependendo do lugar em que chegam na córnea. O resultado disso é uma visão distorcida e borrada, como se fosse a imagem desfocada da tela de uma televisão, por exemplo.

Quais são os sintomas do astigmatismo?

O paciente com astigmatismo enxerga, tanto de perto quanto de longe, todas as imagens distorcidas. Por isso, ele pode sentir fadiga ocular, ou seja, vista cansada, e também dor de cabeça, por ficar forçando a visão.

Quando o astigmatismo está no início, o paciente normalmente não sente todos esses sintomas. Mas, conforme a doença vai se agravando começam a aparecer os primeiros sinais de vista cansada.

Os principais sinais de alerta são:

  • fotofobia (sensibilidade excessiva à luz);
  • dor ao abrir ou fechar os olhos;
  • diplopia (visão dupla);
  • cefaleias e náuseas;
  • lacrimejamento;
  • sensação de vista cansada;
  • distorção das imagens em qualquer distância que estejam do olho;
  • olhos vermelhos.

Por isso, se você tem sentido algum dos sintomas listados acima o melhor é procurar um oftalmologista para verificar se você tem astigmatismo.

Quais são as causas do astigmatismo?

A origem do astigmatismo pode ser hereditária e ainda não foi totalmente desvendada pela medicina. Por enquanto, o que se sabe é que o problema acontece pela malformação da córnea, surgindo ao nascimento e piorando com o passar do tempo.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo.

Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo. Veja os maiores fatores de risco:

  • registro da doença na família;
  • ter outros erros refrativos (como miopia, hipermetropia ou presbiopia);
  • traumas nos olhos;
  • consequência de alguma cirurgia ocular.

Existe algum tipo de prevenção para astigmatismo?

Se a causa for hereditária, não se pode prevenir o aparecimento do astigmatismo. No entanto, quando a causa for outra, como traumas ou cirurgia, a prevenção se torna possível.

Além disso, alguns oftalmologistas acreditam que o consumo de certos alimentos com frequência pode retardar o aparecimento ou a progressão da doença, como os alimentos ricos em zinco (castanha-do-pará, lentilha, ricota etc.) e os ricos em vitaminas A e E (batata-doce, cenoura, espinafre, amendoim, pepino etc.).

Astigmatismo tem cura?

Assim como outros erros refrativos, como a miopia, é possível dizer que o astigmatismo tem cura através de cirurgia. No entanto, nem sempre esse é o melhor caminho a seguir. Afinal, existem tratamentos que oferecem qualidade de vida mesmo sem cirurgia.

Qual é o tratamento para o astigmatismo?

Existem diversas alternativas de tratamento que são muito eficazes para corrigir esse erro de refração, proporcionando melhor acuidade visual aos pacientes.

Os tratamentos visam corrigir o erro refrativo da córnea ou o seu efeito sobre a transmissão das imagens ao cérebro. Esse é o caso de tratamentos feitos por meio do uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Em alguns casos também é possível recorrer à cirurgia refrativa, que é o que mostra que o astigmatismo tem cura definitiva. Mas, como dissemos acima, essa orientação deve vir de um médico oftalmologista e costuma ser indicada apenas em casos mais graves que atrapalhem o dia a dia do paciente.

Conheça a seguir um pouco mais sobre as opções para corrigir o astigmatismo.

Lentes de contato para astigmatismo

O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lente de contato tórica. O formato cilíndrico dessas lentes compensam o formato da córnea por apresentarem diferentes espessuras na sua superfície. Quanto maior o grau do astigmatismo, maior será a diferença de espessura na lente para compensá-lo.

Assim como as outras lentes, elas também são produzidas como gelatinosa ou rígida. Esta última opção, apesar de ter um tempo de adaptação mais longo e de poder ser mais seca, também tem aderência ao olho, oferecendo conforto sem ficar escorregando de lugar.

Já as lentes de contato gelatinosas são mais confortáveis e têm adaptabilidade muito mais rápida e alta. Atualmente já existem diversas lentes desse tipo que contam com tecnologia para manter as lentes estáveis nos olhos, oferecendo visão muito mais nítida.

Esse é o caso de lentes como:

Além dessas, existem diversas outras opções de lentes para astigmatismo que oferecem conforto e praticidade para o dia a dia.

Óculos para astigmatismo

O astigmatismo também pode ser corrigido com óculos de grau. E essa é a melhor opção para pessoas com até 15 anos de idade. Já que a partir de então, é possível usar lentes de contato para ter mais praticidade no dia a dia.

Os óculos para astigmatismo também têm lentes cilíndricas com diferentes espessuras na superfície, da mesma forma que as lentes de contato, para compensar o formato da córnea.

As principais lentes de óculos para astigmatismo são:

  • CR-39 ou Orma, as mais baratas, mas que não servem para graus de astigmatismo acima de 2 e apresentam baixa durabilidade;
  • policarbonato, as mais resistentes e leves, e que também só podem ser utilizadas por quem tem até 2 graus de astigmatismo;
  • 1.67, as indicadas para quem tem acima de 2 graus ou por quem tem miopia ou hipermetropia associada (acima de 4 graus);
  • 1.74, conhecidas por terem alto índice de refração e conseguirem ser mais finas, mesmo que o paciente tenha grau muito alto (embora tendam a ter custo extremamente elevado).

Cirurgia para corrigir astigmatismo

Se você ficou interessado ao descobrir que o astigmatismo tem cura através de cirurgia, é importante entender melhor como isso funciona.

A cirurgia de astigmatismo pode ser realizada em pacientes com mais de 20 anos de idade que já tenham o grau estabilizado. Ela corrige o astigmatismo por meio do remodelamento da córnea, com a utilização de laser ou de lente intraocular.

Existem três tipos de cirurgias disponíveis, e somente o oftalmologista poderá escolher a mais indicada para cada caso:

  • LASIK, a mais comum, indicada também para corrigir outros erros refrativos, como hipermetropia e miopia;
  • PRK (Photorefractive Keratectomy), a que é feita por meio de uma raspagem na córnea e com laser emissor de luz ultravioleta;
  • SMILE (Small Incision Lenticule Extraction), o procedimento cirúrgico que menos altera a estrutura da córnea, reduzindo também as chances de infecções e outros possíveis efeitos colaterais da cirurgia.

Apesar dos riscos e complicações inerentes a qualquer cirurgia, essa é uma forma segura de corrigir o astigmatismo, possibilitando visão normal ao paciente sem necessidade do uso de óculos ou lentes de contato.

Para estabelecer uma linha terapêutica eficiente, o médico oftalmologista considera fatores como idade, capacidade de adaptação a óculos ou lentes de contato, ou se o astigmatismo está estabilizado. Por isso, é fundamental consultar seu médico e seguir suas orientações para ter o melhor resultado.

E então, gostou de saber que o astigmatismo tem cura? Aproveite a visita e conheça mais sobre outra doença ocular bastante comum: a conjuntivite.