Facebook Pixel e-lens | Aprenda como colocar e retirar as lentes de contato facilmente

Aprenda como colocar e retirar as lentes de contato facilmente

Aprenda como colocar e retirar as lentes de contato facilmente

As lentes de contato, sem dúvida, foram as melhores inovações já feitas pela indústria ótica. A praticidade que elas trazem para o dia a dia, deixando a visão nítida o tempo todo, sem a preocupação com óculos embaçados é um alívio. 

No entanto, nem tudo na vida são flores, não é mesmoPor serem colocadas diretamente nos olhos, as lentes de contato exigem alguns cuidados básicos durante o uso. Saber como manuseá-las, e fazer uma limpeza correta pode garantir mais saúde para a sua visão.

Além disso, para aproveitar todas as vantagens que ela oferece, é preciso aprender como colocar lente de contato e também como retirá-la com segurança.

Pensando nisso, fizemos este artigo para te ensinar alguns truques e dicas que vão facilitar sua vida e deixar o uso das lentes ainda mais prático. Se interessou? Então continue a leitura!

Conteúdo

Como colocar lente de contato

Existem alguns perrengues que só quem usa lente consegue entender e um deles, com certeza, é o de colocar a lente pela primeira vez.

Mas não precisa se desesperar, você vai aprender como colocar lente de contato da maneira mais fácil. Acompanhe o passo a passo abaixo:

1) Lave e seque bem as mãos

Antes de tudo, é muito importante lavar bem as mãos, de preferência com um sabonete que tenha ação antibacteriana. 

Enxágue muito bem e seque com uma toalha sem fiapos, que não deixe nenhum pelo.

2) Faça a limpeza das lentes

Nesse passo, é legal criar o hábito de manipular sempre a lente de um lado primeiro, dessa forma você não corre o risco de misturá-las.  

Retire a lente do estojo e deixe-a na palma da sua mão. Com ela na palma, limpe-a com o produto específico para retirar possíveis resíduos, sempre seguindo as orientações do rótulo. 

3) Verifique a posição da lente

Agora que a lente já está livre de resíduos, coloque-a no seu dedo indicador e verifique se ela está na posição correta. 

Uma maneira bem prática de fazer esse passo é olhar as bordas da lente — se ela estiver para fora, como um prato fundo, ela está invertida.

4) Coloque a lente no olho

Agora que está tudo pronto é hora de colocá-la. Se você estiver com ela em seu indicador direito, use os dedos da sua mão esquerda para segurar sua pálpebra superior e com a direita segure sua pálpebra inferior. 

Uma dica: use o dedo indicador da mão que você tem mais coordenação motora para inserir a lente, assim você terá mais segurança

Olhe para cima e deposite a lente, com muita calma, sobre a parte branca do olho. Solte as pálpebras lentamente. Finalizando, pisque várias vezes para centralizá-la.

Depois é só repetir o mesmo processo para a lente de contato do olho esquerdo.

Viu como é fácil? Se tiver dificuldades no início saiba que isso é normal e você pode tentar novamente no dia seguinte. Uma vez que conseguir fazer esse processo, vai ser mais fácil repetir.

Como tirar lente de contato

Se você já sabe como colocar lente de contato, retirar as lentes é ainda mais tranquilo do que colocar. Siga o passo a passo abaixo:

1) Higienize as mãos

Antes de tudo, lave e seque bem as mãos e prepare seu estojo, higienizando com uma nova solução de limpeza.

2) Comece pelo mesmo lado

Se na hora de colocar você iniciou pelo lado direito, faça o mesmo na hora de tirar. Assim você mantém as lentes em seus devidos lugares.

3) Retire a lente do olho

Olhe para cima e, com cuidado, puxe sua pálpebra inferior para baixo utilizando seu dedo médio. 

Com seu dedo indicador deslize a lente para a parte inferior do olho. Agora, gentilmente, com seu dedo indicador e polegar, retire-a.

Repita o processo no olho esquerdo. 

Se sua lente for de uso diário, você já pode jogá-la fora.

Caso você use lentes quinzenais, mensais ou anuais, é preciso fazer a limpeza das lentes antes de guardar. Lembre-se sempre de seguir todos os cuidados necessários para mantê-la sempre limpa.

Limpeza e cuidados necessários com as lentes

Agora que você aprendeu como colocar lente de contato e retirá-la, vamos lembrar alguns cuidados essenciais para manter a saúde da sua visão.

Se você usa lentes de trocas programadas, é preciso ficar atento aos cuidados diários — essas precauções evitam infecções oculares e outros problemas mais graves, como úlceras de córnea, por exemplo.

  • Sempre lave e seque bem suas mãos antes de manipular suas lentes;
  • Para fazer uma limpeza correta, coloque sua lente na palma da mão e pingue algumas gotas da solução de limpeza e friccione delicadamente com seu dedo indicador, em ambos os lados, por cerca de vinte segundos;
  • Enxágue a lente com a solução, nunca com água;
  • Preencha os dois lados do estojo com a solução de limpeza antes de guardar as lentes;
  • Deixe suas lentes submersas dentro do estojo por no mínimo quatro horas todos os dias;
  • Os estojos das suas lentes devem ser trocados uma vez por mês;
  • Troque suas lentes na data indicada pelo fabricante, ou seja, se as lentes são mensais use-as por um mês e então descarte;
  • Não use lentes fora do prazo de validade;
  • Consulte sempre seu oftalmologista caso tenha desconforto no uso das lentes de contato.

É muito importante seguir o passo a passo de manutenção e limpeza para evitar o acúmulo de agentes patogênicos e também de proteínas e lipídios que se depositam nas lentes.

Tendo esses cuidados, que logo viram hábitos, suas lentes estarão sempre confortáveis e sua visão mais nítida.

Se você prefere um dia a dia mais prático, as lentes diárias são ideais, já que dispensam o ritual de limpeza e são descartadas após o uso.

Fáceis de manusear e práticas para o dia a dia

Colocar lente de contato é muito simples e retirá-las é ainda mais tranquilo. Basta seguir o passo a passo apresentado que dará tudo certo. 

É normal, no início, você sentir algum incômodo durante a adaptação. Mas, rapidamente você deve se acostumar e poderá aproveitar a praticidade das lentes de contato na sua vida.

Como dissemos anteriormente, se sentir um desconforto persistente, procure seu médico oftalmologista.

Se você não usa lentes ou quer começar a usar, fale já com seu oftalmologista e veja as opções também aqui no nosso site. Na e-lens você encontra as melhores marcas de lentes, além de soluções de limpeza e acessórios com os melhores preços.