Ah, o início do verão. Essa estação tão adorada por uns e tão rejeitada por outros.
Mas uma coisa não se pode negar: o verão é lindo.
O sol ilumina de um jeito todo especial, as águas do mar ficam brilhantes como um espelho, o céu fica tão azul que parece querer abraçar todo mundo.
Claro que sempre enfrentamos também as chuvas e rezamos para fugir da enchentes, mas o verão sempre carregará sua beleza.
E mesmo ele sendo lindo e energizante, é preciso ter muito cuidado com os olhos nessa época. Porque sim, verão é sinônimo de muitos riscos para a saúde ocular. Riscos que podem ser evitados se você se cuidar direitinho.
É mar, é piscina, é sol, é vento, é o ar mais seco. São muitos aliados e vilões juntos. Importante é estar atento à todas as dicas para aproveitar tudo de forma saudável e gostosa.
Conteúdo
As dicas são para o início do verão, mas vale levar com você sempre.
Proteção sempre
Atenção para os horários de sol. Cerca de 60% dos raios UV diários são recebidos entre 10h e 14h. No entanto, é importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos, não só durante a exposição intensa ao sol. Considere também que os raios UV estão presentes ao longo do ano, com maior ou menor intensidade.
Mesmo usando óculos escuros, não dispense o uso de chapéus ou bonés e protetor solar. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação ultravioleta.
Os óculos com lentes fotossensíveis escurecem a partir do contato com os raios UV e proporcionam maior conforto. Além de oferecerem 100% de proteção UVA e UVB. São boas opções para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo. Isso porque as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega à visão.
Capriche na alimentação
Uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também auxilia na saúde dos olhos. Inclua, portanto, cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições durante o verão. Além disso, mantenha boa hidratação, beba água, muita água no verão.
Evite os excessos
O excesso de cloro em piscinas e do filtro solar são os principais causadores de alergias oculares. Logo que você sair do mar, da piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto, principalmente os olhos. Em caso de alergia leve, deve ser usado somente um colírio lubrificante.
Cuide bem das lentes de contato
Lave bem as mãos antes de colocar as lentes e na hora de tirá-las. E sempre que for para a praia ou piscina, lembre de jamais abrir os olhos embaixo d’água. E tenha muito cuidado com o vento, esse danado às vezes enche os olhos de areia e pode até levar a lente embora com ele.
Um passeio de buggy em uma praia, em dunas, passeios de barco, lancha ou qualquer outra aventura que inclua vento pede atenção redobrada.
O início do verão está aí. Cuide bem da sua pele, da sua alimentação, hidratação e especialmente da sua saúde ocular. Tudo precisa funcionar bem para você aproveitar tudo!