Facebook Pixel Tipos de lente para hipermetropia: escolha a ideal pra você – e-lens

Tipos de lente para hipermetropia: escolha a ideal pra você

Tipos de lente para hipermetropia: escolha a ideal pra você

Como anda sua visão de perto? Você consegue ler um livro sem forçar os olhos ou enxergar objetos próximos com facilidade? A hipermetropia, ou dificuldade em ver de perto, é exatamente essa condição, que desfoca os objetos próximos, mas permite enxergar de longe sem nenhum problema. Para corrigir esse aspecto, o uso de lentes específicas é uma das indicações dos especialistas.

Muitos tendem a confundir se tem miopia ou hipermetropia. Contudo, uma é o oposto da outra. Enquanto a hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto, a miopia causa problemas para ver objetos distantes.

Para esclarecer essas dúvidas, falaremos sobre os tipos de lente para hipermetropia e algumas informações úteis para quem sofre com essa dificuldade. Confira!

Como é causada a hipermetropia

Para entender melhor como a hipermetropia é causada é importante saber como funciona o processo de formação da imagem nos olhos. Em um globo ocular normal a luz entra pela pupila e forma a imagem exatamente na retina.

Tanto o olho quanto a córnea tem o formato perfeito para que a imagem se forme corretamente e a informação possa ser encaminhada ao cérebro pelo nervo óptico. Pessoas com hipermetropia têm o globo ocular mais “achatado” ou uma córnea mais plana.

A consequência disso é que a imagem se forma atrás da retina, ou seja, a figura formada não é correta. Como essa condição se deve a problemas na anatomia do olho, sua principal causa é de origem genética.

Sintomas da hipermetropia

O principal sintoma dessa condição é justamente sua maior característica: a dificuldade em ver de perto. Outro sinal muito clássico que pode surgir é a fadiga ocular, causada pelo esforço que a pessoa faz para enxergar melhor.

Quando não tratadas com lente para hipermetropia esses sinais podem se agravar, causando também:

 

  • visão embaçada — tanto para longe quanto para perto;
  • dores de cabeça;
  • dores nos olhos;
  • ardência e incômodo;
  • náuseas.

 

Como ela é diagnosticada

Ao identificar os sintomas da hipermetropia é preciso ir a um oftalmologista para obter um diagnóstico correto e os tratamentos adequados. Na consulta o médico fará alguns exames padrões, que são chamados de “exames de refração”. O profissional pode usar um aparelho autor refrator, que identifica o índice de refração aproximado.

Outros métodos são o uso do teste de acuidade, que é a projeção de letras e números, ou o uso de um aparelho chamado Greens, que tem um conjunto de lentes refrativas e auxilia o oftalmologista na escolha da melhor lente para hipermetropia que o paciente precisa.

Levando em conta todos os testes feitos na consulta, o oftalmologista consegue diagnosticar se o paciente tem hipermetropia e a graduação. Só assim é possível saber se alguém precisa de óculos ou lentes de contato para correção visual.

É muito comum que os médicos indiquem o uso de óculos de grau nos casos de hipermetropia, mas é possível também que o hipermétrope utilize lentes de contato para corrigir a visão e deixar seu dia a dia muito mais prático.

Como a lente para hipermetropia pode ajudar

As lentes de contato para hipermetropia compensam a curvatura errada da córnea ou o tamanho mais curto do globo ocular. Estas lentes são mais espessas no centro e mais finas nas bordas, são chamadas também de plus ou convexas.

Basicamente, para corrigir o problema, a lente desvia a luz na direção central e a focaliza diretamente na retina — e não atrás dela. O grau, no entanto, pode variar de acordo com a gravidade de cada paciente, identificada na consulta médica. 

Como escolher as lentes certas

As lentes para hipermetropia mais utilizadas são as do tipo gelatinosas e de silicone hidrogel, que são feitas com materiais mais flexíveis e confortáveis. Essas lentes têm a capacidade de absorver água e permitir que o oxigênio adentre o olho, tornando-as muito confortáveis e possibilitando o uso destas lentes ao longo de todo o dia.

Para escolher a melhor opção é preciso considerar seus hábitos diários, já que existem vários tipos de lentes, como: 

 

  • as de uso diário – que são práticas pois não requerem limpeza já que são descartáveis e dão a sensação de lentes novas todos os dias
  • as quinzenais e mensais – que precisam de alguns cuidados mas oferecem muito conforto e bom custo-benefício
  • e as anuais – que são mais acessíveis mas precisam de muito cuidado e limpeza
  • outra opção é o uso de lentes coloridas que podem ser associadas com o grau e são a melhor escolha para quem quer usar as lentes pra dar um up no look. 

 

A escolha dependerá das características que você procura, seus hábitos diários e também da orientação médica.

Por fim, a lente para hipermetropia pode ser encontrada não apenas em lojas físicas, mas também em lojas online. Você pode escolher e fazer sua compra no conforto da sua casa, basta ter a receita médica feita por um oftalmologista. A e-lens tem as melhores marcas de lentes de contato do mercado e opções para todos os estilos de vida, e você recebe suas lentes em casa com rapidez, qualidade e segurança.

Para saber mais, faça uma visita ao nosso site e confira nossos descontos e ofertas exclusivas!

Artigos Relacionados