Facebook Pixel e-lens | Lentes de contato mensais: o que você precisa saber sobre elas

Lentes de contato mensais: o que você precisa saber sobre elas

Lentes de contato mensais: o que você precisa saber sobre elas

As lentes de contato descartáveis são, sem dúvida, muito práticas e seguras, se forem usadas de forma correta. Entre as mais comuns, estão as lentes de contato mensais, que têm um ótimo custo benefício e podem ser uma grande aliada para quem precisa corrigir a visão e não quer utilizar os óculos.

Neste post, falaremos sobre esse tipo de lente, suas vantagens e a manutenção adequada. Continue a leitura e confira!

Conteúdo

O que são as lentes de contato mensais e como elas funcionam?

As lentes de contato mensais são gelatinosas e devem ser descartadas após 30 dias de uso. É importante se atentar para o prazo, pois, se o paciente prolongar esse período, pode trazer prejuízo para a saúde dos olhos, além de comprometer o efeito de correção visual.

O descarte também tem a ver com o modo de utilização e a higiene. Isso porque a lágrima tem proteínas, sais e gorduras, que sujam a lente. Logo, se a manutenção não for adequada, a eficácia e o conforto das lentes mensais serão reduzidos.

Além disso, as impurezas do ambiente influenciam nessa questão; portanto, pessoas que convivem em lugares abertos, com muita poeira e poluição, devem tomar mais cuidado com a higienização das lentes de contato mensais.

Segundo Renata Midori, responsável pela comunicação e marketing da E-lens, as lentes de contato devem ser guardadas em solução apropriada por 8 a 12 horas diárias. Ela recomenda:

Não é indicado dormir com as lentes,. O ideal é que o olho respire e esteja em contato com o ambiente, que troque oxigênio. Enquanto seu olho descansa, suas lentes higienizam na solução apropriada.  . No entanto, existem marcas que podem ser usadas durante o sono, mas somente o oftalmologista pode orientar o paciente referente ao regime de uso.

Um estudo feito entre os estudantes da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, revelou que 88,5% dos usuários de lentes de contato descartáveis não as utilizavam conforme as indicações estabelecidas em relação ao modo de usar e a descartabilidade.

Ou seja, mesmo as pessoas mais instruídas e que deveriam seguir corretamente as condições de uso das lentes de contato descartáveis, ainda assim não o fazem.  A orientação da pesquisa é que o paciente deve ser educado sobre a forma certa de utilização e as complicações que o mau uso pode trazer.

Vale lembrar que as lentes de contato mensais devem ser descartadas após os 30 dias corridos e não em 30 dias usados. Muitas pessoas confundem e as utilizam por prazo maior por não usarem os 30 dias consecutivos. Para quem não usa lentes todos os dias, o mais recomendado são as lentes de descarte diário.

Quais são seus benefícios?

As lentes de contato descartáveis foram desenvolvidas para trazer maior conforto e praticidade na manutenção aos usuários. A troca das lentes em um tempo menor de uso reduz as chances de contaminação e as complicações nos olhos, em relação às lentes de contato tradicionais.

As lentes de contato mensais oferecem a comodidade de ter lentes novas todos os meses. Sendo assim, a qualidade da visão e do conforto que elas oferecem é melhor que a das lentes anuais, que apresentam maior desgaste na utilização.

Elas são mais caras que as lentes de contato anuais, porém mais baratas do que as lentes de contato diárias, sendo intermediárias em comparação a ambas.

Clique e compre

Quais cuidados são necessários com o seu uso e manutenção?

Os cuidados com as lentes de contato mensais são os mesmos que os das lentes comuns, apenas com a ressalva de que o descarte e a substituição devem ser feitos, imprescindivelmente, após 30 dias de aberta a embalagem individual da lente.

A seguir, Renata Midori dá dicas de utilização e manutenção das lentes:

  • o manuseio das lentes deve ser sempre com mãos bem limpas;
  • nos casos de uso de maquiagem, é importante colocar a lente antes de aplicar os produtos nos olhos;
  • usar gotas umidificantes que durante o dia ajudam a dar sensação de frescor para quem usa lentes. Principalmente se a pessoa fica muito tempo em ambientes com ar condicionado, ou em uso constante do computador e dos dispositivos móveis, as gotas ajudam a dar a sensação de maior de conforto.

Além do mais, devem ser usados produtos adequados assepsia, o ideal é utilizar soluções multiuso, apropriadas para esse fim, que vão remover as proteínas e gorduras e ajudar a prevenir a contaminação por bactérias.

Conforme um estudo de revisão em emergência em lentes de contato, o descaso de alguns pacientes com o uso das lentes de contato pode ser surreal. Exemplos disso são usuários que chegam ao consultório usando lentes rasgadas, com acúmulo de sujeira, corpos estranhos e uso permanente de lentes de contato descartáveis.

Por conta disso, inúmeros problemas nos olhos podem surgir e pôr em risco a saúde visual, como infecções, traumas e hipersensibilidade. Portanto, é fundamental que sejam seguidas as orientações de limpeza e utilização das lentes de contato.

Para quem este tipo de lente é mais indicado?

As lentes de contato mensais podem ser usadas por quem precisa corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Elas são indicadas para quem não quer abrir mão da tranquilidade das lentes descartáveis, mas quer um preço mais acessível.

Já no caso das pessoas que usam óculos diariamente e lentes de contato eventualmente, esse tipo de lente pode não ser o ideal. Isso por conta de o descarte ser feito em 30 dias da sua primeira utilização, independentemente se foram usadas poucas vezes nesse período.

Para as pessoas que querem mudar a aparência, é possível encontrar essas lentes em versões coloridas, associadas ou não à correção visual.

As lentes de contato mensais aliam conforto, praticidade, segurança e eficiência por 30 dias, desde que o paciente tenha os cuidados adequados no uso e na manutenção. Se você deseja ter mais liberdade e evitar o uso de óculos durante o dia, elas são uma ótima opção!

Quer saber onde encontrar esse e outros tipos de lentes de contato, além de produtos e acessórios relacionados? Então, acesse nosso site e confira o que nós temos a oferecer!