Facebook Pixel e-lens | Lentes diárias: entenda como funcionam e quando utilizá-las

Lentes diárias: entenda como funcionam e quando utilizá-las

Lentes diárias: entenda como funcionam e quando utilizá-las

As lentes de contato oferecem uma excelente correção visual e proporcionam um campo de visão maior sem afetar a aparência. Contudo, para que o uso não prejudique a saúde dos olhos, é fundamental realizar a correta manutenção. A boa notícia é que tal cuidado pode ser dispensado com as lentes diárias, sabia disso?

Esse é um bom motivo para que um número cada vez maior de pessoas opte por elas. Afinal, não é todo mundo que tem tempo e paciência para fazer a higienização que as opções convencionais demandam. Porém, saiba que as vantagens das lentes de uso diário não param por aí.

Durante o post, mostraremos o que são, quais as principais características e benefícios desse tipo de alternativa que é sucesso entre o público que busca um produto moderno e prático para corrigir o problema de visão. Confira!

Conteúdo

O que são lentes de contato diárias?

Como o próprio nome sugere, as lentes diárias são um produto criado especialmente para ser descartado após o uso único. Segundo os especialistas, são as opções mais saudáveis que existem, pois impedem o acúmulo de resíduos e minerais responsáveis por incômodos, alergias e, até mesmo, complicações mais sérias nos olhos.

Não é à toa que as lentes de contato de uso diário são uma tendência mundial. A oftalmologista Tatiana Cavalcanti Usai Souto, da Johnson & Johnson, atesta que quase todos os fabricantes trabalham com elas. “Inclusive, alguns países chegam a alcançar 70% da sua prescrição”, diz a especialista.

Encontrado em diferentes marcas e podendo ser adquirido em caixas com pares, esse tipo de lente fica dentro de um blister com conteúdo lubrificante. Em geral, a quantidade é suficiente para todo o mês. Ou seja, a cartela vem com 60 unidades 30 para cada olho.

Por serem descartáveis, elas são práticas e fáceis de usar, além de dispensarem a manutenção diária. Basta higienizar as mãos antes de colocá-las pela manhã e desfazer-se delas à noite — simples assim. Você nem se lembrará que usa lentes.

Quais as características das lentes diárias?

A maior parte das lentes diárias é confeccionada em silicone hidrogel, um material extremamente macio que permite a circulação do oxigênio, o qual chega até os olhos. Assim, elas ajudam na prevenção de infecções e outros problemas oculares.

Especialmente para quem sofre com a sensação de olhos secos, o fato de elas reterem a umidade durante o uso é, sem dúvida, uma ótima notícia. Além de contribuir com a saúde ocular, essas opções são conhecidas por sua fina espessura e por serem extremamente confortáveis.

De modo geral, as lentes de contato são feitas para a troca programada. Há o modelo quinzenal, mensal e anual. “Essas alternativas exigem manutenção, limpeza e uso de estojos”, lembra a oftalmologista Tatiana. As de uso diário, por sua vez, podem ser descartadas ao final do dia.

Quais as vantagens das lentes de uso diário?

Quando falamos em lentes diárias, precisamos lembrar dos benefícios que o descarte oferece. Para a especialista dos olhos Tatiana Cavalcanti Usai Souto, as grandes vantagens do produto são a saúde, o conforto e a praticidade que proporciona. “Isso porque você não precisa limpar a lente e nem o estojo, que também pode representar uma fonte de contaminação”, diz ela.

O nível de compliance, isto é, as exigências para se chegar às normas corretas de assepsia, é de 0,2% para os modelos convencionais e de 15% para os de descarte diário. Assim, o fato de usar uma lente nova a cada dia evita o acúmulo de proteína que, presente nas lágrimas, desnatura e causa irritações no olho, além de desconforto.

A oftalmologista da Johnson & Johnson recorda que as opções de troca programada exigem um verdadeiro ritual de limpeza. É preciso fazer a higiene com a solução, friccionar cada lado da lente por 20 segundos e aplicar novamente a solução para remover os resíduos que ficaram. O estojo também precisa ser limpo, com o mesmo produto.

A etapa seguinte envolve a secagem do estojo. Depois, a lente é colocada dentro dele, com mais solução. “Ela deve passar de quatro a seis horas em contato com o produto para desinfectar”, explica Tatiana.

Por outro lado, as lentes diárias dispensam qualquer cuidado especial. Por isso, elas são perfeitas para quem tem a rotina corrida ou nos dias demasiadamente longos, em que a única vontade é chegar em casa, tomar um banho calmo e ir direto para cama. Concorda?

Afinal, para quem as lentes diárias são recomendadas?

Para quem está pensando em trocar as lentes programadas pelas diárias, mas não sabe se elas são as mais indicadas para solucionar o problema de visão, temos uma boa notícia: inexistem contra-indicações para as opções descartáveis.

Sendo assim, elas podem ser usadas por quem tem miopia, hipermetropia, astigmatismo e, até mesmo, presbiopia, ou seja, a vista cansada. É claro que o médico deve ser previamente consultado para recomendar o melhor produto para você, combinado?

A oftalmologista Tatiana lembra que as lentes diárias são ideais para jovens que desejam ir a uma festa ou um evento e não querem ter o trabalho de higienizar o produto quando voltarem para casa. Quem tem pouco tempo ou quer aproveitá-lo mais e melhor, também é forte candidato para fazer o uso delas.

Como escolher a lente de contato diária?

A escolha das lentes diárias dependerá do estilo de vida ou da rotina de cada pessoa. Quem utiliza aparelhos digitais por muito tempo, precisa de uma opção que se mantém hidratada. O modelo Acuvue Oasys com tecnologia Hidraluxe é indicado, uma vez que mimetiza a proteína da lágrima.

Já para quem tem os olhos sensíveis, a especialista da Johnson & Johnson recomenda as lentes da família Moist, que ajudam a evitar a irritação. Uma excelente opção para pessoas com astigmatismo é a Acuvue Moist.

As lentes de uso diário são também muito utilizadas pelos esportistas durante as competições. Da mesma forma, elas são uma excelente opção para quem está em viagem, devido ao conforto e à praticidade.

Pessoas que desejam arrasar na maquiagem ou dar um up no look também não ficam sem o produto. O modelo Acuvue Define está entre os preferidos por quem busca realçar a cor natural dos olhos. Repare só na opção Dailies Aqua Comfort Plus para quem tem miopia e hipermetropia. E então, o que achou?

Agora você entendeu por que as lentes diárias viraram uma febre entre o público que precisa de um produto prático e confortável para corrigir o problema de visão, não é? Basta consultar o seu oftalmologista para escolher o quanto antes o melhor modelo para você!

Aproveite que sabe tudo sobre as lentes de uso diário e acesse o site da e-Lens para conhecer a variedade de opções disponíveis!