Facebook Pixel e-lens | Lentes para astigmatismo: tudo que você precisa saber

Lentes para astigmatismo: tudo que você precisa saber

lentes para astigmatismo

Lentes para astigmatismo: tudo que você precisa saber

Conteúdo

Lentes para astigmatismo: o que você precisa saber

Nem todo mundo sabe que cerca de 60% da população brasileira tem astigmatismo, aquela visão embaçada que atrapalha um pouco mas, muitas vezes, acaba sendo ignorada. Por isso, as lentes para astigmatismo podem ser úteis para muita gente por aí.

Esse problema de visão é percebido em pessoas que têm que fechar os olhos e forçar para ver objetos porque não conseguem focar direito. É comum perceber esses sintomas principalmente no fim do dia ou à noite. Ou até quando se está dirigindo e tem aquela dificuldade para ler placas distantes.

As lentes de contato para astigmatismo, também conhecidas como lentes tóricas, são capazes de corrigir esse erro de refração. Nesse texto, vamos te explicar melhor como funciona esse problema de visão e como as lentes podem corrigi-lo.

O que é o astigmatismo?

Como dissemos, o astigmatismo causa uma dificuldade em ter foco na visão. Ou seja, as imagens ficam embaçadas. 

visão embaçada

Podemos dizer que o astigmatismo é um erro de refração que distorce as imagens.

Isso acontece devido a uma irregularidade na córnea. Assim, quando o olho recebe a luz para formar uma imagem os raios chegam em lugares diferentes da retina, formando uma imagem borrada e, às vezes, duplicada.  

Por ser causado por essas irregularidades, esse problema de visão não é tão simples de corrigir, já que a alteração pode ser em pontos diferentes da córnea para cada paciente para o outro. Além disso, é muito comum que os astigmatas também tenham miopia ou hipermetropia, o que faz com que a correção tenha que ser ainda mais personalizada.

Como funciona a visão dos astigmatas

No desenho abaixo fica mais fácil entender porque a visão fica embaçada.

Olho com astigmatismo

Visão normal x Visão com astigmatismo

Em uma córnea normal, sem irregularidades, o objeto é focado na retina em um único ponto focal. 

Já no segundo olho, a córnea apresenta algumas imperfeições que fazem com que o objeto seja focado em vários pontos. É assim que se forma a visão do astigmata. Por conta dessa distorção, o astigmata vê objetos mais próximos e mais distantes sem foco. 

Além desse, outros sintomas podem ser:

  • Visão cansada
  • Dores de cabeça
  • Visão dupla
  • Dificuldade para ler
  • Mais dificuldade para ver à noite

 Caso você tenha esses sintomas, é hora de procurar um médico oftalmologista.

O que são as lentes para astigmatismo e como funcionam?

Agora que você já sabe o que é o astigmatismo, vamos falar sobre as lentes para astigmatismo, que também podem ser chamadas de lentes tóricas

As lentes de contato são discos bem finos e transparentes que são colocados sobre o olho e são capazes de corrigir erros de refração. Elas ficam na película lacrimal, sobre a córnea, e provocam ajustes na forma como a luz entra nos olhos.

Essas lentes, que funcionam como as lentes dos óculos, podem ter:

Grau esférico 

Podendo ser negativo ou positivo, corrige a miopia ou a hipermetropia.

Grau cilíndrico

Apenas graus negativos, que corrigem o astigmatismo 

Eixo 

Varia de 0 a 180 graus e define onde exatamente será corrigido o astigmatismo

Assim, as lentes tóricas corrigem a irregularidade da córnea exatamente no local em que isso ocorre. E é por isso que essas lentes são muito mais personalizadas, já que essa irregularidade varia de pessoa para pessoa.

As lentes de contato para astigmatismo são mais indicadas para pessoas acima de 15 anos. Até essa idade o problema pode ser corrigido com o uso de óculos de grau. 

No entanto, consultar um oftalmologista de confiança com regularidade é fundamental para diagnosticar e saber qual é o melhor tratamento em cada caso.

Lentes para astigmatismo e miopia ou hipermetropia

Já falamos que é comum que as pessoas tenham astigmatismo atrelado à miopia ou a hipermetropia, já que esses são erros de refração diferentes.

Nesses casos, na hora de fazer a compra das lentes para astigmatismo, será preciso escolher também o grau esférico, de acordo com a receita recebida pelo oftalmologista.

Melhores hábitos no uso de lentes de contato para astigmatismo

Se você não é adepto ao uso de óculos de grau e sofre com o astigmatismo, talvez as lentes de contato sejam a melhor opção. Essas lentes, que são gelatinosas, são super finas, confortáveis e práticas, já que podem ser usadas durante todo o dia.

O ideal é escolher suas lentes de acordo com seu estilo de vida, pois existem tipos de descarte diferentes:

Descarte anual:

As lentes anuais são as opções mais baratas, já que é possível usar o mesmo par durante todo ano. 

Mas é preciso fazer a higienização correta diariamente e tomar mais cuidados para manter as lentes sempre limpas e livres de resíduos.

Descarte mensal ou quinzenal: 

Essas lentes devem ser descartadas após um mês ou quinze dias que foram abertas. 

É possível usá-las durante todo o dia, sempre retirando para dormir e fazendo a higienização com uma solução de limpeza adequada.

Descarte diário: 

Quem quer a praticidade de não precisar fazer a limpeza das lentes todos os dias, pode investir em lentes diárias. Ao final de um dia de uso, basta descartá-las.

Solução de limpeza para lentes de contato

É importante fazer a limpeza correta das lentes

Caso você escolha usar lentes quinzenais, mensais ou anuais é preciso ter alguns cuidados básicos com as suas lentes para astigmatismo.

  • Nunca durma com as lentes de contato
  • Faça a higienização correta das suas lentes com as soluções de limpeza adequadas
  • Sempre lave as mãos antes de manusear suas lentes
  • Limpe o estojo das suas lentes com frequência 
  • Evite coçar os olhos
  • Use as lentes pelo tempo indicado, ou seja, se a lente é mensal use apenas por um mês e descarte
  • Preste atenção ao prazo de validade das lentes 

 Mantendo bons hábitos você garante que suas lentes sempre estarão limpas, evitando possíveis infecções nos seus olhos e, principalmente, mantendo sua visão sempre nítida.

As lentes para astigmatismo são uma excelente opção para quem não quer precisar dos óculos todos os dias. Elas substituem esse acessório promovendo visão de qualidade e com saúde. 

Aqui na e-lens você encontra as melhores lentes de contato para astigmatismo, fale com seu médico e encontre a melhor opção para você!