Facebook Pixel e-lens | Lentes para presbiopia: o que são e como funcionam

Lentes para presbiopia: o que são e como funcionam

Lentes para presbiopia: o que é e como funcionam

Lentes para presbiopia: o que são e como funcionam

Independente se você precisou usar óculos durante a infância ou na vida adulta, ao chegar aos 40 anos há grandes chances de precisar de uma ajudinha para enxergar de perto. As lentes para presbiopia deixam o dia a dia mais confortável para quem já não consegue ver com nitidez os objetos mais próximos.

A famosa “síndrome do braço curto” chega para quase todos os adultos.É aquela dificuldade de ler um cardápio ou a tela do celular, que faz você afastar o objeto para ler.

Essa é a presbiopia, um problema de visão muito comum, que afeta mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Essa doença ocular é um acontecimento natural decorrente do envelhecimento. Assim como os músculos envelhecem, os olhos também não serão mais os mesmos.

O lado positivo é que tem uma forma simples de resolver esse problema. As lentes para presbiopia são uma alternativa mais prática em relação aos óculos com lentes multifocais. 

Abaixo contamos o que é a presbiopia e como as lentes de contato multifocais podem te ajudar a viver melhor.

Conteúdo

O que é presbiopia?

Com o passar dos anos, a presbiopia passa a afetar a capacidade dos olhos de ver nitidamente os objetos próximos. Como dissemos, isso é algo natural que ocorre conforme envelhecemos.

Também conhecida como vista cansada, a presbiopia se difere de outras ametropias como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Isso porque, essas últimas são problemas decorrentes de doenças no globo ocular. Enquanto a primeira, é ligada ao envelhecimento dos olhos e ocorre no cristalino.

O cristalino é uma parte do olho que é considerada como a lente dos nossos olhos. Com o passar dos anos essa parte começa a perder a flexibilidade e isso faz com que os olhos não tenham mais força para focar nos objetos.

Lentes para presbiopia podem evitar os sintomas

Lentes para presbiopia podem evitar os sintomas

Sintomas

Não tem jeito, conforme você envelhece vai acabar esbarrando nessa dificuldade de enxergar de perto. Por isso, quanto antes perceber os sintomas e consultar um oftalmologista, antes vai poder cuidar dessa questão e melhorar a qualidade de vida.

Veja os sintomas mais comuns da presbiopia:

Dificuldade em tarefas cotidianas

Se você perceber que tarefas simples que envolvem leitura, como ler cardápios, livros, revistas ou até mensagens no celular estão ficando mais difíceis, pode ser um sinal da presbiopia.

Quando começamos a ter esse sintoma, naturalmente tendemos a esticar mais os braços para distanciar o objeto que estamos lendo para conseguir ver nitidamente.

Visão embaçada em algumas atividades

Outro indicativo da presbiopia é perceber a visão embaçada em atividades físicas ou ao dirigir. Também pode ocorrer ao pintar as unhas ou fazer a maquiagem, que são atividades que temos que enxergar mais de perto e com nitidez.

Dores de cabeça

Um outro sintoma comum da visão cansada é a dor de cabeça, que acaba surgindo após fazer muito esforço para enxergar de perto.

Desconforto visual e ardor nos olhos

Assim como a dor de cabeça, esses sintomas podem surgir após muitas horas forçando a visão para ver telas ou ler textos sem usar lentes para presbiopia ou óculos.

Necessidade mais iluminação

Ambientes pouco claros também podem gerar um incômodo maior em quem tem presbiopia. Por isso, é comum que essas pessoas procurem sempre acender as luzes ou ficar em locais mais iluminados para facilitar a visão.

Como dissemos no início do texto, a presbiopia não afeta apenas quem já precisa usar óculos ou lentes corretivas. Ela faz parte de um processo natural de envelhecimento e, a grande maioria das pessoas irá passar por isso.

Assim, manter uma rotina de visitas ao oftalmologista, principalmente após os 40 anos, é fundamental. Isso porque, embora não tenha uma cura definitiva, você pode tratar essa condição com óculos multifocais ou lentes de contato para presbiopia, garantindo uma qualidade de vida muito melhor.

O que são as lentes para presbiopia

Embora pareça inconveniente ter que viver com esse problema de visão, atualmente já existem soluções bem práticas para isso.

Para quem não deseja ficar refém dos óculos de grau, precisando levá-lo toda vez que sai de casa e deixá-lo sempre por perto, as lentes para presbiopia podem ser uma ótima opção.

Elas são lentes de contato multifocais que podem ser usadas durante todo o dia ou apenas em momentos específicos, como ocasiões especiais, por exemplo.

As lentes multifocais tem várias graduações diferentes na mesma lente. Assim existe um grau para objetos próximos, outro para objetos a uma distância média e outro para o que está mais distante.

Isso significa que as lentes para presbiopia são personalizadas para que você veja nitidamente de todas as distâncias, mesmo que você também tenha miopia ou hipermetropia também.

E qual a diferença entre lentes bifocais e multifocais?

Você já deve ter ouvido falar também nas lentes bifocais, mas é importante saber que elas são diferentes das lentes multifocais.

Nas bifocais existem dois graus diferentes com uma borda nítida separando essas duas áreas. Já as lentes multifocais permitem uma transição mais suave entre as diferentes graduações.

Vantagens das lentes de contato para presbiopia

As lentes para presbiopia são opções muito mais práticas que permitem uma qualidade de vida melhor, com visão nítida. São muitas as vantagens de usar lentes de contato para presbiopia, entre elas:

  • Veja nitidamente tanto de perto e de longe
  • Tenha liberdade para praticar esportes e ter uma rotina dinâmica
  • Deixe os óculos apenas para quando estiver com vontade usá-los
  • Leia cardápios, revistas, livros, mensagens e rótulos sem problemas
  • Realize tarefas cotidianas com facilidade

Melhores lentes de contato multifocais

Aqui na e-lens você encontra as melhores lentes de contato para presbiopia disponíveis no mercado, conheça alguma delas:

Biofinity Multifocal

Lentes de contato Biofinity Multifocal

Lentes de contato Biofinity Multifocal

As lentes Biofinity Multifocal ainda contam com uma tecnologia chamada Balanced Pregressive™. Essa tecnologia possibilita que as lentes se ajustem aos olhos com segurança, facilitando o foco em objetos com distâncias diferentes.

Soflens Multifocal

Lentes de contato Soflens Multi-focal

Lentes de contato Soflens Multi-focal

As lentes de contato Soflens Multifocal são lentes de uso mensal para quem tem presbiopia. Seu diferencial é reduzir os efeitos da luz evitando reflexos. Além disso, essas lentes são de fácil adaptação por conta de sua superfície lisa.

Air Optix Plus Hydraglyde Multifocal

Lentes de contato Air Optix plus Hydraglyde Multifocal

Lentes de contato Air Optix plus Hydraglyde Multifocal

As lentes para presbiopia Air Optix Plus Hydraglyde Multifocal contam com a tecnologia Hydraglyde que permite que as lentes retenham mais umidade, mantendo os olhos sempre hidratados.

1-Day Acuvue Moist Multifocal

Lentes de contato 1-Day Acuvue Moist Multifocal

Lentes de contato 1-Day Acuvue Moist Multifocal

A 1-Day Acuvue Moist Multifocal é uma opção de lentes multifocais com descarte diário. Por isso, acabam se tornando mais práticas para quem deseja alternar o uso com óculos de grau ou não quer ter que fazer a higienização das lentes todos os dias.

Se você já começou a sentir os sintomas da vista cansada, não perca tempo e procure um oftalmologista. Apenas esse profissional será capaz de indicar o melhor tratamento para você. Converse com eles sobre suas opções e as lentes para presbiopia para ter uma qualidade de vida ainda melhor.