Facebook Pixel e-lens | Luz azul: o que é e 10 dicas para proteger a visão de forma eficaz

Luz azul: o que é e 10 dicas para proteger a visão de forma eficaz

Lentes Que Protegem os Olhos Contra Raios UV e Luz Azul

Luz azul: o que é e 10 dicas para proteger a visão de forma eficaz

A utilização das lentes de contato para quem precisa de correção visual pode ser uma aliada na proteção dos olhos que estão cada vez mais expostos à luz azul das telas.

Já não é de hoje que se fala sobre os efeitos da radiação UVA e UVB e a importância em protegermos a pele e os olhos contra os efeitos nocivos causados por eles. No entanto, nos dias de hoje e em tempos de pandemia, home office e aulas online, surge uma outra preocupação para a qual também deve-se atentar: a luz azul.

Conteúdo

O que é a luz azul e qual o seu impacto?

De modo geral, ela pode ser explicada como sendo a iluminação que está presente em grande parte dos aparelhos eletrônicos que usamos diariamente como o celular, computador, televisão, dentre outros, e até mesmo pelo sol.

De acordo com dados de uma pesquisa encomendada ao Ibope em parceria com a Johnson & Johnson Vision, 81% dos entrevistados afirmaram que aumentaram a utilização de celulares durante esse período. 

Esse crescente aumento no uso das telas digitais inspira ainda mais cuidado com a saúde ocular, visto que a exposição excessiva à luz azul pode prejudicar e causar diversos problemas para os olhos dos brasileiros. E a preocupação com esse excesso não é desmedida: estima-se que a miopia, conhecida como a dificuldade de enxergar de longe, já atinja até 72 milhões de pessoas no Brasil. O problema, que também está relacionado ao uso excessivo de telas, alcançou o patamar de epidemia em alguns países.

“Hoje, todos já se preocupam com a pele e entendem os efeitos nocivos que as radiações podem causar. No entanto, esse cuidado e preocupação com a visão ainda não é tão presente na vida dos brasileiros. Em tempos de pandemia, os olhos ficam ainda mais expostos a danos e, sem os cuidados corretos, diversos problemas podem surgir. Para as pessoas que já fazem uso de óculos e precisam de correção visual, por exemplo, uma excelente alternativa é a utilização das lentes com proteção contra a luz azul, inclusive lentes de contato com este tipo de proteção, que além de oferecerem mais conforto e praticidade, ajudam a reduzir os efeitos maléficos da luz azul nos olhos”, comenta a doutora Débora Espada Sivuchin.

Confira abaixo 10 dicas de ouro para te ajudar a cuidar melhor da visão:

1. Consulte um oftalmologista

Consultar anualmente um médico oftalmologista, mesmo que você não perceba alterações visuais. Esse profissional consegue identificar doenças e alterações oculares até mesmo antes de surgir os primeiros sinais, ajudando no tratamento precoce. Mesmo com uma visão clara, existem coisas que você não pode ver e que seu oftalmologista pode.

2. Fique atento aos sinais

Alguns sinais de que você está expondo seus olhos exageradamente às telas digitais incluem:

  • sensação de olhos secos;
  • ardor ocular; 
  • sensação de areia nos olhos;
  • dores de cabeça e 
  • visão turva.

3. Diminua o uso de telas

Evite passar tempo demais usando telas. Cada vez mais se comprova que esse hábito pode contribuir para o surgimento ou aumento da miopia, principalmente em jovens.

4. Faça pausas

A dica aqui é realizar intervalos entre o uso dos aparelhos para que os olhos possam descansar.

5. Use a regra 20-20-20

Certifique-se de seguir a regra 20-20-20 para dar um descanso aos seus olhos. A cada 20 minutos, olhe a 6 metros de distância (como se olhasse ao infinito) por 20 segundos.

6. Respeite a distância correta das telas

Mantenha a tela do computador de 50 a 70 cm de distância do rosto. Além disso, é importante mantê-la um pouco abaixo do nível dos olhos.

7. Lembre-se de piscar

Parece que está sempre olhando para uma tela? Lembre-se de fazer uma pausa para piscar. Muita gente não sabe, mas movimento involuntário ajuda na hidratação dos olhos, garantindo mais saúde ocular.

8. Evite colocar a mão nos olhos

Tem vontade de esfregar o olho? Evite ou lave as mãos e use um lenço de papel ao invés dos dedos.

9. Tenha hábitos saudáveis

Concentre-se na sua saúde como um todo para melhorar a saúde dos olhos. Comer bem, ser ativo e conhecer a história das doenças da família também é importante para manter uma visão saudável.

10. Siga as recomendações do médico

Procure o tratamento mais adequado para você. As lentes de contato podem ser uma ótima opção, já que oferecem conforto e ajudam na manutenção da saúde ocular. Se essa for a sua escolha, lembre-se de seguir todas as orientações e os cuidados com as lentes de contato.

 

Lentes de contato: “a” proteção contra a luz azul

As lentes de contato são apresentadas aqui como uma excelente possibilidade e opção versátil e completa para ser adaptada para corrigir o problema de cada pessoa – ou seja, atendem as necessidades para diversos graus. Elas são consideradas excelentes pois, além de ajudar na correção do problema ocular, elas proporcionam comodidade e liberdade de movimento, podendo ser usadas em atividades como a prática de esportes, por exemplo.

Outro ponto importante em relação às lentes é que já existem modelos que trazem além de conforto imbatível, controle da luz, proteção UV que bloqueia 100% da radiação UVB e mais de 99% da radiação UVA, filtro de luz azul que bloqueia até 55% da luz azul em ambientes externos e 15% em ambientes internos, redução do impacto da claridade intensa, melhora visão noturna e contraste das cores, como a Acuvue Oasys with Transitions, a lente que pode ser uma grande aliada na preservação da saúde ocular.

Lentes de contato Acuvue Oasys com Hydraclear Plus

Lentes de contato Acuvue Oasys com Hydraclear Plus

Liderança mundial

A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata. É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE, e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.

A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores desfechos.

Texto por Dra. Debora Sivuchin, Oftalmologista e Gerente de Educação Profissional da Johnson & Johsnon Vision Brasil

Está esperando o que para comprar suas lentes de contato ACUVUE e proteger seus olhos? Entre no site da e-lens e aproveite os incríveis combos destas lentes, que são referência absoluta no mercado.