Ícone do site e-lens

Olhos ressecados: conheça as principais causas e saiba como evitar

Se existe algo no corpo que incomoda, quando está em desequilíbrio, são os olhos. Ficar com os olhos ressecados, além do desconforto, pode atrapalhar muito a rotina diária. Essa secura ocorre devido à diminuição da produção da lágrima, cuja função é proteger e lubrificar, impedindo o atrito entre a pálpebra e a córnea.

A secura do globo ocular é mais comum do que se imagina, muita gente sofre com essa condição e não tem ideia do que está causando o problema. No decorrer deste artigo falaremos sobre as causas, os sintomas e o que você pode fazer para evitar ficar com os olhos ressecados. Confira!

Conteúdo

O que causa esse problema?

Nossa lágrima é composta por uma mistura de óleos, água e muco que, de forma equilibrada, hidratam, lubrificam e fornecem nutrientes ao globo ocular.

Quando algo interfere nesse equilíbrio, pode ocorrer uma diminuição da quantidade de lágrimas ou uma produção de má qualidade que, como consequência, causa os olhos ressecados.

As principais causas para esse problema são:

Quais são os sintomas dos olhos ressecados?

Os sintomas são muito comuns e podem aparecer da seguinte forma:

A produção excessiva de água nos olhos pode causar certa confusão. Na verdade, isso acontece por um reflexo do olho, que tenta compensar o fato da superfície ocular estar doente.

O que pode significar ter os olhos ressecados?

Em certas ocasiões, os olhos podem ficar secos, sem que exista algum problema ocular. Conforme vimos, regiões com climas muito secos, poluição, vento e até o ar-condicionado podem facilitar a evaporação das lágrimas e deixar os olhos ressecados.

Outro fator é o uso de computadores, tablets e celulares. O problema, nesses casos, é que, quando focamos por muito tempo na tela desses aparelhos, nos esquecemos de piscar, o que é essencial para espalhar a lágrima pelo globo ocular. E isso, é claro, resseca os nossos olhos.

Outro fator relacionado aos olhos ressecados é a síndrome do olho seco — que é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente de lágrimas —, causada por medicamentos ou doenças que podem ter como consequência o ressecamento ocular.

Para todos esses casos, é fundamental procurar um oftalmologista a fim de conseguir um diagnóstico correto e o devido tratamento.

Como prevenir? O que fazer em caso de sintomas?

Para prevenir os olhos ressecados, algumas mudanças de hábitos podem ajudar e fazer muito bem aos seus olhos:

Com esses cuidados, você pode evitar o ressecamento dos olhos, no entanto, se os sintomas persistirem, apenas um médico poderá identificar a real causa e prescrever os medicamentos certos para o tratamento.

De forma alguma se automedique com colírios ou pomadas. Esses medicamentos podem conter antibióticos ou anti-histamínicos que podem piorar o seu problema.

Ficar com os olhos ressecados pode acontecer por diversos motivos. Assim, se os sintomas continuarem incomodando, mesmo após os cuidados, procure um oftalmologista e relate o seu problema. Se houver uma condição mais grave, com o devido tratamento, sua saúde ocular voltará ao normal e você se livrará desse desconforto.

Com a saúde dos olhos não se brinca. Por isso, neste outro artigo falamos sobre os problemas de visão mais comuns. Faça a leitura e fique bem informado!

Sair da versão mobile