Facebook Pixel e-lens | Olhos vermelhos, o que pode ser? Entenda aqui!

Olhos vermelhos, o que pode ser? Entenda aqui!

Olhos vermelhos, o que pode ser? Entenda aqui!

Não é incomum, vez ou outra, os olhos aparecerem vermelhos, não é mesmo? Isso acontece por conta de um inchaço ou vazamento dos vasos sanguíneos que irrigam o globo ocular. Mas a causa dos olhos vermelhos o que pode ser?

Esse tipo de situação ocorre em um ou ambos os olhos, é muito frequente e pode ter causas simples e sem muita importância ou sinalizar alguma doença que merece mais atenção. Portanto, é interessante conhecer os motivos que levam a essa condição.

Quer saber o que leva os seus olhos a ficarem vermelhos? Então continue lendo este post e conheça as principais causas!

Olhos vermelhos, o que pode ser?

Nossos olhos são áreas muito sensíveis e, por isso, se irritam com facilidade quando expostos às agressões. As irritações, geralmente, são tratadas eliminando o agente ou a circunstância que causou a vermelhidão nos olhos, como:

  • cansaço e noites mal dormidas;
  • mau uso das lentes de contato;
  • corpo estranho e impurezas (ciscos e outros);
  • síndrome do olho seco;
  • arranhão por objetos, unhas e outros;
  • pancada ou traumatismos nos olhos e no rosto.

Como resolver o problema?

Para lavar os olhos e tirar o que está fazendo mal, como no caso de um cisco, você pode usar soluções apropriadas para isso. E se os olhos vermelhos estão incomodando esteticamente, o indicado é fazer compressas geladas para ajudar a reduzir a vermelhidão.

No caso das lentes de contato, é preciso seguir todos os cuidados necessários para que o uso seja saudável. Se você já é atento a isso e mesmo assim está com os olhos vermelhos, procure o oftalmologista para descobrir o que está causando a irritação.

E quais são as doenças?

Várias doenças podem acometer os olhos e deixá-los vermelhos: infecções por bactérias ou vírus; inflamações e alergias. Por isso, se junto com a cor alterada vier ardência, dor, coceira ou inchaço, o ideal é procurar ajuda de um médico oftalmologista. Entre as enfermidades mais comuns estão:

  • conjuntivite bacteriana ou viral: inflamação da conjuntiva (interior da pálpebra);
  • uveíte: inflamação da úvea;
  • alergias de maquiagem, pólen, poeira, pelo de animais e outros;
  • blefarite: inflamação da parte externa da pálpebra;
  • terçol.

Além dessas, outras patologias também podem afetar diretamente os olhos ou indiretamente, como é o caso das gripes e resfriados. É importante saber o que está provocando a vermelhidão nos olhos para fazer o tratamento correto. No caso da conjuntivite viral, por exemplo, é fundamental que se evite o contato com outras pessoas, por ser extremamente contagiosa.

Como vimos, existem muitas causas para os olhos vermelhos, o que pode ser desde uma consequência da falta de descanso ou entrada de um corpo estranho, até uma doença infectocontagiosa. Portanto, se você estiver nessa situação, não hesite em procurar auxílio de um oftalmologista para tirar qualquer dúvida sobre isso.

Agora que você já sabe o que pode ser que deixe os olhos vermelhos, que tal ler o nosso artigo sobre os 7 cuidados para quem usa lentes de contato? Assim, você se informa ainda mais sobre a melhor maneira de manter as suas lentes sempre em dia!