Site icon e-lens

Quais são os tipos de lentes de contato que existem?

Não é todo mundo que precisa de correção visual que recorre ao uso de lentes de contato. Muito disso se deve à desinformação e falta de conhecimento sobre os diversos tipos de lentes de contato e suas vantagens.

Talvez você não saiba disso, mas se tem um mercado que está sempre em evolução e em busca de novas soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, é o mercado de lentes de contato.

Essa indústria trabalha com tecnologia muito avançada para corrigir a visão de quem tem miopia, hipermetropia, astigmatismo e até presbiopia. Sempre levando em conta o conforto do usuário e a praticidade no dia a dia.

Por isso, tanto se você já utiliza lentes de contato ou mesmo se ainda não sabe como podem facilitar a sua, é bom estar sempre por dentro de todas as novidades e conhecer seus diversos modelos e adequações.

Neste artigo, você verá quais são os principais tipos de lente de contato, as funções de cada uma e, principalmente, como escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. 

Com essas informações será mais fácil conversar com seu oftalmologista sobre o uso dessas lentes corretivas. Confira!

Conteúdo

Quais tipos de lente de contato existem no mercado?

Como dissemos acima, por contar com muita tecnologia na fabricação, o universo das lentes de contato é bastante diverso. Por isso, vamos separá-las em algumas categorias, de acordo com diferentes aspectos.

Primeiramente, você precisa saber que existem lentes feitas com materiais diferentes que atendem diferentes tipos de problemas visuais. Elas podem ser rígidas ou gelatinosas.

Como o próprio nome diz, as lentes rígidas são feitas com materiais não flexíveis e as gelatinosas são mais maleáveis. 

As últimas são, sem dúvida, mais confortáveis e também aderem com facilidade na superfície ocular. No entanto, dependendo da sua necessidade, torna-se inevitável utilizar as lentes rígidas. Como acontece com quem tem ceratocone (doença que afeta o formato e espessura da córnea).

Por conta do material, as lentes podem ter funções diferentes. Confira um pouco mais sobre cada uma delas:

Quais são os materiais das lente de contato?

LENTES DE CONTATO RÍGIDAS

Ainda que não sejam tão maleáveis, atualmente as lentes rígidas são feitas de materiais muito melhores que há alguns anos atrás. Assim, oferecem mais conforto aos usuários por serem feitas de gás permeável, que possibilita maior passagem de oxigênio para os olhos.

O material utilizado na fabricação dessas lentes é uma mistura de plástico e silicone. Suas vantagens são a durabilidade e resistência a bactérias, além de serem muito fáceis de manusear e manter.

As lentes rígidas podem ser indicadas para pessoas com graus altos de astigmatismo ou miopia, por ter uma espessura maior que as lentes gelatinosas.

Normalmente, são indicadas para quem tem ceratocone, já que regularizam a deformação na córnea.

LENTES DE CONTATO GELATINOSAS

Já as lentes de contato gelatinosas são produzidas com um tipo de plástico que tem maior quantidade de água na composição, por isso acabam sendo mais maleáveis e confortáveis que as rígidas.

O formato dessa lente é maior e mais fino, adequando-se com mais facilidade ao olho. Outra característica importante das gelatinosas é que são produzidas com silicone e hidrogel, o que as torna ainda mais permeáveis ao oxigênio.

Elas podem ser usadas por pessoas que tenham miopia, hipermetropia, presbiopia e até astigmatismo em diversos graus.

E embora sejam o tipo de lente mais usado atualmente, é sempre imprescindível consultar um oftalmologista para saber se essas são as lentes mais indicadas no seu caso.

COMO CUIDAR DE CADA TIPO DE LENTE DE CONTATO?

Tão importante quanto conhecer os materiais de cada um dos tipos de lentes de contato é saber como cuidar de cada um deles.

A limpeza é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos e, consequentemente, infecções nos olhos.

Independentemente se o modelo for rígido ou gelatinoso, é preciso ter uma solução de limpeza específica e um estojo para armazená-lo.

Confira algumas dicas de como cuidar das lentes de contato:

CUIDADOS COM AS LENTES RÍGIDAS

A higienização dessas lentes deve ser feita com um produto de limpeza específico para elas, seguindo os passos abaixo:

  1. Antes de tudo, lave suas mãos com um sabonete bactericida e seque-as bem.
  2. Coloque a lente direita na palma da mão, pingue de três a cinco gotas da solução e friccione tanto a parte de cima quanto a de baixo com movimentos circulares por cerca de trinta segundos.
  3. Enxágue-a com a solução e repita o processo na outra lente.
  4. Encha o estojo, já higienizado, com a solução de limpeza e guarde as lentes.

Esse processo deve ser realizado todos os dias ao retirá-las antes de dormir.

CUIDADOS COM AS LENTES GELATINOSAS

A limpeza das lentes gelatinosas é semelhante a das rígidas. A diferença está no produto, que precisa ser específico para ela.

Já o processo de limpeza, deve ser menos intenso, pois o material é mais fino e delicado.

O ideal é que se friccione com muito cuidado, por vinte segundos em ambos os lados, uma lente de cada vez.

Ao terminar, siga o mesmo processo feito para as lentes rígidas: com o estojo limpo, encha-o com a solução de limpeza e guarde suas lentes.

Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de manipular as lentes.

QUAIS O TIPO DE LENTE DE CONTATO INDICADO PARA MIM?

Agora que você já sabe a diferença entre o material das lentes de contato, é importante entender que para cada problema visual é indicado um dos tipos de lentes de contato.

Conheça os diferentes tipos de lentes abaixo:

LENTES CORRETIVAS PARA MIOPIA E HIPERMETROPIA

As lentes de contato para miopia e hipermetropia podem ser encontradas tanto na forma rígida, quanto na forma gelatinosa e costumam ser as lentes de mais fácil adaptação.

Essas lentes são capazes de corrigir os erros de refração que fazem com que os olhos não consigam focalizar a luz diretamente na retina, causando dificuldades em enxergar de perto (hipermetropia) ou de longe (miopia)

Assim, as lentes de contato para essas ametropias ajustam a luz recebida pelos olhos para que ela seja corretamente focalizada na retina.

TÓRICAS

As lentes de contato tóricas são direcionadas para corrigir o astigmatismo, associado ou não, à miopia (dificuldade na visão a distância) e à hipermetropia (dificuldade na visão de perto).

O astigmatismo é uma irregularidade na curvatura da córnea que deixa a visão embaçada tanto de perto quanto de longe.

Essas lentes contam com tecnologia avançada e desenhos especiais, e têm curvaturas e espessuras diferentes em vários ângulos da lente para garantir que o grau fique no lugar correto e corrija a visão dos astigmatas.

Podem ser encontradas no formato gelatinoso ou rígido e devem ser prescritas por um oftalmologista.

MULTIFOCAIS

Se você tem mais de 40 anos já deve ter ouvido falar na presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.

É um processo comum que acontece pois os músculos ciliares perdem um pouco de eficiência. Assim, os olhos não conseguem mais focalizar bem objetos que estão próximos de nós.

Embora não seja de conhecimento geral, é possível corrigir a presbiopia com lentes de contato multifocais.

Essas lentes, encontradas na forma gelatinosa ou rígida, são capazes de oferecer foco para mais de uma distância sem a necessidade de óculos.

TERAPÊUTICAS

Além de corrigir problemas de visão, as lentes de contato podem ser utilizadas quando o paciente passa por alguma cirurgia refracional ou outros procedimentos oculares.

Essas são as lentes terapêuticas, que também podem ser usadas para o tratamento de doenças na superfície dos olhos.

As lentes terapêuticas costumam ser gelatinosas e não há necessidade de retirá-las para dormir. Mas é importante lembrar que é preciso de indicação e supervisão médica para usar essas lentes.

ESTÉTICAS

As lentes estéticas podem ser coloridas ou modelar a córnea para conseguir um olhar mais brilhante e profundo.

As lentes de contato coloridas podem ser usadas tanto para fins apenas estéticos ou corretivos, em casos de miopia ou hipermetropia, por exemplo.

Encontradas apenas no modelo gelatinoso, essas lentes oferecem a possibilidade de mudar de visual. Além de realçar a beleza natural dos olhos a qualquer momento.

As cores possuem vários subtons que se adaptam à cor original dos olhos, dando uma aparência ainda mais natural.

As opções mais comuns são os tons de verde, mel e azul, mas podem ser encontradas também em tonalidades de cinza e marrom, por exemplo.

COSMÉTICAS

Essas lentes, que também podem ser conhecidas como lentes exóticas ou fantasia, não corrigem problemas de visão, mas mudam o aspectos dos olhos.

Costumam simular os olhos de animais ou personagens e são muito procuradas para festas de halloween ou à fantasia.

Também podem ser usadas para melhorar o aspecto visual de pessoas que têm cicatrizes ou opacidade nos olhos.

Qual o tempo de uso de cada tipo de lente de contato?

Além de considerar o material e a indicação das lentes de contato, você também pode escolher a frequência de descarte das lentes.

Algumas lentes gelatinosas são mais finas e desenvolvidas para uso nos períodos de 1, 15, 30 e 60 dias. Enquanto outras, mais grossas e resistentes, são de uso anual.

Para tomar essa decisão é importante levar em conta seu estilo de vida e sua rotina diária. Conheça a diferença entre esses tipos de lentes e contato:

LENTES DIÁRIAS

As lentes de contato de uso diário, são lentes que devem ser usadas apenas por um dia, sendo descartadas após o uso.

Elas são ideais para quem deseja ter a sensação de lentes novas todos os dias. Também são práticas para que tem o costume de praticar esportes, por exemplo.

As lentes de contato diárias oferecem muito conforto durante o uso e mais praticidade, já que não precisam passar pelo processo de higienização.

O tempo de uso de cada uma depende do material e das especificações do fabricante.

LENTES QUINZENAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS

Essas lentes de contato podem ser usadas por 15 (quinzenais), 30 dias (mensais), ou 60 dias (bimestrais) seguidos antes de serem descartadas. Também são muito confortáveis e práticas, mas necessitam de limpeza diária.

Ou seja, você poderá colocá-las pela manhã e no fim do dia, ao removê-las deverá fazer a limpeza das lentes e guardar no estojo.

As lentes de contato mensais e quinzenais costumam ter um bom custo-benefício e são encontradas para corrigir todas as ametropias.

LENTES ANUAIS

As lentes de contato anuais podem ser usadas por um ano até serem descartadas, já que são mais resistentes. São opções com ótimo custo benefício, mas requerem mais cuidados no dia a dia.

Atendem a todos os tipos de ametropia e também oferecem conforto, embora não sejam tão práticas quanto as lentes diárias.

LENTES DE USO PROLONGADO

Eventualmente, o oftalmologista pode recomendar o uso prolongado das lentes, inclusive durante o sono. Nesses casos, é recomendado tirar as lentes pelo menos uma vez por semana para fazer a higiene.

Mas são poucos oftalmologistas que indicam essa rotina, já que o uso das lentes prolongado aumenta a chance de desenvolvimento de infecções.

OUTROS TIPOS DE LENTES DE CONTATO

Agora você já sabe praticamente tudo sobre os diferentes tipos de lentes, um mercado que está em constante evolução. Por isso, achamos legal te contar sobre mais duas opções diferenciadas de lentes de contato:

LENTES COM PROTEÇÃO UV

Existem algumas opções de lentes de contato que contam com proteção contra os raios ultravioleta. Esses raios podem causar danos à visão quando ficamos muito expostos à luz do sol.

Essas lentes descartam o uso de óculos de sol em ambientes abertos. E podem ser muito práticas para quem não gosta muito desse acessório ou costuma passar longas horas ao ar livre.

LENTES ADAPTÁVEIS A LUZ

Em 2019, a Acuvue em parceria com as Lentes Transitions®, lançou a lente de contato Acuvue Oasys com Transitions®, com tecnologia que ajusta as lentes ao nível de claridade a que os olhos estão expostos.

Então, quando o usuário vai para um ambiente muito claro, as lentes escurecem levemente, proporcionando mais conforto para a visão.

Como escolher a lente de contato ideal?

O primeiro passo para decidir qual tipo de lente de contato é ideal para você é se consultar com um oftalmologista. Apenas esse profissional poderá indicar se você tem necessidade de correção visual e te acompanhar na adaptação das lentes.

Ao definir pelo uso da lente com seu médico, é preciso considerar suas necessidades e seu estilo de vida.

Se a ideia é ficar o dia todo com a lente, é necessário um modelo com maior oxigenação. Se você faz uso frequente de aparelhos digitais, uma lente mais hidratante é ideal.

Outra questão a se considerar é a manutenção da lente. Caso você não goste da ideia de limpá-las todos os dias, a melhor opção são as de descarte diário.

Se você busca um modelo mais resistente e que dure mais tempo, opte pelo descarte quinzenal, mensal ou até anual. Nesse caso, a escolha dependerá da sua capacidade de adaptação.

São vários tipos de lentes de contato, e com certeza um deles será perfeito para você. O seu médico oftalmologista fará os exames necessários para garantir que você se adapte bem ao uso de lentes.

Agora que você conhece os tipos de lentes de contato, fica mais fácil decidir a melhor opção, não é mesmo? Se procura qualidade, não perca tempo.

Clique aqui para acessar o site da e-lens e escolher o modelo ideal para você!

Exit mobile version