Ícone do site e-lens

Quem usa Lente de Contato pode usar Colírio? Ufa, pode.

Lente de Contato pode usar Colírio

Ah, o ar seco. Esse vilão que tem se tornado cada vez mais comum nas cidades do país. Quem nunca acordou com o olho grudando de manhã ou durante o dia sentiu aquela sensação de areia incomodando e desejou, mais do que tudo na vida, uma gotinha de colírio para aliviar.

Muitas vezes, imaginamos ser conjuntivite ou algo parecido. Por isso, é sempre importante consultar o oftalmologista quando qualquer coisa diferente acontecer no seu olho. Mas, também é necessário saber que o motivo desse incômodo pode ser o olho seco, causado pela secura do ar.

Os sintomas mais comuns são ardor, vermelhidão e sensação de corpo estranho. O olho seco provoca alterações na superfície ocular, causadas pela diminuição na produção ou na composição da lágrima. O vento no rosto, o ar condicionado e muito tempo no computador ou televisão podem contribuir para esse problema.

Sim, a lente de contato aumenta essa sensibilidade. Mas a boa notícia é que existem vários tipos de colírios que podem ser usados, oferecendo conforto e hidratação tanto para as lentes quanto para a córnea.

Conheça aqui alguns deles. Mas não saia pingando não, antes converse com o seu oftalmologista para saber o mais adequado para o seu caso.

 

E lembre-se também: não adianta mergulhar nos colírios e esquecer outros hábitos saudáveis e fundamentais para o bem estar ser constante.

Evite apertar os olhos ou piscar forte, não coce e convide um bom umidificador para ir morar na sua casa. Coloque-o nos lugares onde você passa mais tempo, além de deixar o ambiente fresquinho, dá um alívio maravilhoso para os olhos e para a respiração.

Outra boa idéia é colocar pedaços de algodão úmidos sobre as pálpebras durante o sono, eles vão diminuir o desconforto e a evaporação das lágrimas.

E capriche na alimentação. Prefira alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, batata-doce, damasco espinafre, manga, melão, e alimentos ricos em Ômega 3. Todos eles podem ser fortes aliados da saúde ocular.

Use sempre óculos de sol para se proteger dos raios UV e dos efeitos nocivos da exposição direta ao vento. E, com óculos de sol adequados, você também consegue impedir a evaporação das lágrimas e manter a umidificação mais tempo.

Além de tudo isso, permita-se relaxar. Fazer pausas mais frequentes no dia-a-dia. Por exemplo, descanse os olhos com maior número de intervalos, principalmente após permanecer muitas horas em frente ao computador. Uma dica é desviar o olhar da tela e se concentrar em objetos distantes por cerca de cinco segundos. Isso ajuda a piscar com frequência e a distribuir uniformemente as lágrimas melhorando a lubrificação.

Pronto, agora que você já sabe como se prevenir da secura do ar, fique de olho, hein. Colírio por perto e hábitos legais vão ajudar você a viver a vida com tudo o que ela tem de melhor.

Olhos vivos, hidratados e saudáveis sempre.

Sair da versão mobile