Facebook Pixel Verdades e Mitos sobre o uso de lentes de contatos! – e-lens

Verdades e Mitos sobre o uso de lentes de contatos!

Verdades e Mitos sobre o uso de lentes de contatos!

Visão não é brincadeira! Precisamos sempre tomar os cuidados mais indicados pelos médicos para garantir que nossa visão não seja comprometida. E se você usa lentes, um dos cuidados mais importantes é se informar sobre as verdades e mitos sobre seu uso.

Seja qual for a razão do uso, para correção de doenças oculares ou estética, certas informações devem ficar muito claras para que você possa manusear, limpar e conservar suas lentes por mais tempo, além de evitar qualquer problema.

Quer saber mais sobre as verdades e mitos no uso de lentes de contato? Então, continue a leitura que esse é o tema do nosso post. Vamos conferir alguns exemplos?

“Lentes de contato são todas iguais”

Mito. Existem diferentes tipos de lentes de contato, cada uma adequada para certas necessidades e determinados hábitos de troca. Existem lentes rígidas, gelatinosas e híbridas. As primeiras são feitas com um material mais duro e costumam causar menos problemas devido à sua alta permeabilidade ao oxigênio, porém, incomodam mais os olhos. São indicadas para qualquer pessoa que queira usar lentes.

Já as gelatinosas são mais confortáveis que as rígidas e se adaptam melhor ao formato do olho, pois são feitas de silicone e hidrogel. O cuidado com essas lentes deve ser maior, já que acumulam mais resíduos com o passar do tempo. As lentes híbridas são uma mistura das duas primeiras, com a vantagem de serem confortáveis como as gelatinosas.

Da mesma forma que existem vários tipos de problemas oculares, existem diferentes lentes para corrigí-los. Sendo assim, antes de escolher, é preciso ir a um oftalmologista para saber qual é a melhor para o seu caso.

“Pode passar maquiagem usando lentes de contato”

Verdade. Sem problemas! Basta colocar as lentes antes de começar a aplicar a maquiagem e também retirá-las antes de remover todos os produtos.

Alguns cuidados devem ser tomados, é claro, para evitar problemas com o uso de lentes de contato. Prefira produtos hipoalergênicos, pois eles evitam reações alérgicas e também reduzem as chances das lentes absorverem fragmentos. Outra dica é não compartilhar suas makes. Você pode pegar uma conjuntivite ou outra doença mais grave que, além de incomodar seus olhos, ainda contaminará suas lentes.

“É adequado utilizar soro fisiológico para limpar as lentes de contato”

Mito. Soros fisiológicos não possuem os agentes de limpeza adequados para desinfetar o material e lubrificá-lo conforme a necessidade. O ideal é utilizar soluções específicas que, além de remover as impurezas das lentes, possuem agentes antimicrobianos que complementam a limpeza. O soro fisiológico apenas hidrata a lente de contato e o frasco possui um alto risco de contaminação que, se levado aos olhos, pode causar sérios problemas.

“Não é prejudicial dormir usando as lentes de contato”

Mito. Na verdade, dormir com as lentes de contato aplicadas pode machucar a córnea, pois o material acaba impedindo o fluxo de oxigênio por meio das lágrimas. Outro problema de dormir fazendo uso de lentes de contato é que esse hábito pode causar infecções por vírus, bactérias, fungos e amebas. Por isso, retirar as lentes antes de dormir é essencial. Higienize e guarde corretamente no estojo até o próximo uso.

“Lentes de contato podem provocar infecções nos olhos”

Verdade. Problemas causados por uso de lentes de contato são raros, porém, existem. Se houver negligência nos cuidados com a higienização e aplicação/remoção, é possível que, ao utilizar essas lentes, seus olhos sejam prejudicados. Para evitar essa possibilidade, o ideal é seguir as recomendações de cuidados.

Outro fator que pode causar infecções nos olhos é o uso de lentes de contato vencidas. Muitas pessoas, seja por questões financeiras ou por esquecimento, acabam usando as lentes após a data indicada, o que não é, de forma alguma, recomendado. É importante ficar atento à validade e limpeza das lentes para evitar problemas.

“Lentes de contato podem se perder dentro dos olhos”

Mito. Esse é o maior medo das pessoas, no entanto, não acontece. Quando colocadas corretamente, é impossível o deslocamento das lentes de contato. Isso porque a conjuntiva é revestida com uma membrana transparente que impede a movimentação da lente. Uma vez aplicada, ela não se mexe.

“Nem todo mundo pode usar lentes de contato”

Verdade. Apesar de grande parte da população não apresentar qualquer problema com o uso de lentes de contato, algumas pessoas não podem usar. As lentes não são indicadas para quem tem alergia a algum dos componentes, alguma irritação ocular ou falta de lubrificação nos olhos.

Grávidas também podem ter dificuldade com o uso de lentes de contato. Isso acontece porque durante a gravidez ocorre um desequilíbrio na composição da lágrima, que é reduzida devido a um aumento de gordura. Por isso, algumas mulheres podem ter ressecamento nos olhos e dificuldade com o uso das lentes.

“Lentes de contato podem piorar os problemas de visão”

Mito. O uso de lentes de contato não faz o grau aumentar. O problema é que, algumas pessoas, ao começarem a usar as lentes, acostumam-se com a boa visão e, sem elas, percebem uma nítida diferença. Antes, não tinham ideia do quanto a visão era prejudicada.

Lentes de contato são muito seguras, desde que usadas corretamente. Elas não pioram o problema de visão já existente, muito pelo contrário, corrigem várias doenças oculares e ainda melhoram o campo de visão periférica.

“As lentes precisam ser higienizadas diariamente”

Verdade. É preciso higienizar as lentes e o estojo todos os dias. O ideal é utilizar um produto de limpeza específico para isso e, principalmente, limpar as lentes antes de guardá-las no estojo.

As lentes precisam ser limpas em dois momentos do seu dia: antes de colocá-las no olho e depois de retirá-las. Isso evita a contaminação por qualquer micro-organismo e, claro, infecção nos seus olhos.

“O uso de lentes de contato pode causar dor de cabeça”

Mito. A lente não causa dor de cabeça. O que pode acontecer é, no período de adaptação, ela causar algum desconforto. Outra possibilidade pode ser a vista cansada. De qualquer forma, se a dor persistir, é recomendado ir a um oftalmologista para se certificar que você não está desenvolvendo intolerância à lente.

O uso de lentes de contato é muito dinâmico, seguro  e prático desde que seguido todos os cuidados recomendados pelo oftalmologista, Esse hábito, além de corrigir os problemas de visão, melhorar a autoestima e pode ser usado, inclusive, por crianças.

Muito interessante conhecer as verdades e mitos sobre o uso de lentes de contato, não é mesmo? Outro assunto muito legal são as lentes de contato anuais. Aproveite e leia o post que fizemos sobre!

Artigos Relacionados