Facebook Pixel e-lens | Lentes de contato anuais: como funcionam e quando escolhê-las?

Lentes de contato anuais: como funcionam e quando escolhê-las?

Lentes de contato anuais: como funcionam e quando escolhê-las?

Atualmente, existem alguns tipos de lentes de contato que corrigem e tratam diversos problemas visuais. Entre eles, as lentes de contato anuais são um ótimo recurso para quem quer abandonar os óculos ou precisa das lentes de contato para o tratamento de alguma alteração ocular, com um bom custo-benefício.

Esse tipo de lente não está entre os mais usados pelos brasileiros, que estão mais acostumados com as que são descartadas em menor tempo, como as mensais e as diárias. No entanto, as lentes de contato anuais têm a sua vantagem em relação às outras.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Conteúdo

O que são lentes de contato anuais?

As lentes de contato anuais são aquelas que são fabricadas para ser descartadas após 12 meses de uso. Elas podem ser feitas de material gelatinoso ou rígido, dependendo da indicação médica para cada caso.

As gelatinosas são flexíveis e servem para a correção de ametropias — condição em que a imagem não se faz com nitidez na retina —, como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Também são indicadas pra quem não tem nenhum defeito visual, mas que deseja modificar a cor dos olhos com as lentes de contato coloridas.

As rígidas são prescritas nos casos em que é necessário tratar alguma alteração no formato da córnea, como no ceratocone (doença em que a córnea tem forma de cone), e que as gelatinosas não são capazes de fazê-la voltar ao normal. Lembrando que não se obtém a cura, mas o tratamento. Se o paciente deixa de usar as lentes, não conseguirá enxergar bem.

Outra indicação para as lentes rígidas é para as pessoas que têm o grau muito alto de ametropias, por volta de 30 graus, que requer lentes com espessuras mais grossas.

Como funcionam as lentes de contato anuais?

Assim como os outros tipos de lentes, as lentes de contato anuais devem ser usadas pelo período de 12 horas diárias. Esse tempo de descanso dos olhos é importante para que haja a oxigenação, por mais que a lente seja permeável.

Elas necessitam de maior atenção na higienização, já que serão utilizadas por meses e as más condições de uso comprometem a sua eficácia. Ao longo do dia, as proteínas, sais e gorduras das lágrimas, além da poluição do ambiente, se acumulam nas lentes, incomodando os olhos e os deixando propensos a infecções por bactérias.

Vale ressaltar que o descarte das lentes de contato anuais deve ser feito com 12 meses corridos após a primeira utilização, e isso independe se o uso foi consecutivo ou não. Ou seja, mesmo que o paciente tenha usado suas lentes poucas vezes durante esse período, ele ainda deve descartá-las no prazo determinado.

Quando escolher as lentes de contato anuais?

Como dito, as lentes de contato têm indicações específicas de acordo com cada pessoa. Por isso, é recomendado consultar um médico oftalmologista para a correta prescrição do tipo de lentes de contato ideal. Somente esse profissional tem o conhecimento suficiente para avaliar e indicar qual lente de contato é melhor para cada condição.

Quais os cuidados no uso e manutenção das lentes anuais?

Por ficar muito tempo exposta, é preciso ter cuidado redobrado com as lentes de contato anuais. Afinal, ela será usada por 12 meses e isso gera um desgaste maior, caso o usuário não tenha bons hábitos de utilização. Veja, a seguir, quais são eles:

  • o prazo de validade da lente é determinado pelo fabricante e deve ser respeitado;
  • as lentes devem ser higienizadas antes e após o uso, com solução de limpeza multiuso específica para cada tipo de lente (gelatinosa ou rígida);
  • não tomar banho (chuveiro, piscina, mar ou outro) com as lentes de contato;
  • não limpar as lentes com soro fisiológico, pois ele não desinfeta e pode levar mais microrganismos para as lentes;
  • nunca emprestar as lentes para outra pessoa;
  • no caso do uso de maquiagem, as lentes devem ser colocadas antes de aplicar os produtos;
  • estar com as mãos sempre muito limpas ao manusear as lentes de contato anuais.

Quais as vantagens e as desvantagens de utilizar lentes anuais?

A grande vantagem é não se preocupar em trocar as lentes durante os 12 meses, com exceção, é claro, de que tenha alguma avaria nelas. Com isso, o custo com a compra das lentes anuais é menor do que com as dos tipos diárias ou mensais.

Por outro lado, a desvantagem das lentes de contato anuais se dá pela máxima atenção que deve ser dada ao usá-la. Por seu uso ser mais prolongado do que as outras descartáveis, é preciso ter muito cuidado com a manutenção para que continuem eficazes durante os 12 meses, sem causar problemas aos olhos por conta da má utilização.

Caso o usuário tenha dificuldades em manter a conservação das lentes de contato anuais, as com descarte em menor tempo são a melhor solução para não comprometer a saúde dos olhos.

Onde comprar lentes de contato anuais?

As lentes de contato anuais podem ser encontradas em óticas de lojas físicas ou online, como na E-lens — uma loja virtual que tem como objetivo vender lentes de contato para quem já se consultou com médico oftalmologista e já recebeu as orientações, quanto ao uso e os cuidados.

É importante dizer que qualquer lente de contato deve ser comprada com prescrição atualizada do oftalmologista. Adquirir lentes de contato que não são adequadas para o seu perfil, mesmo as que são somente coloridas, compromete a sua saúde ocular.

Portanto, antes de procurar as lentes de contato para a sua utilização, visite o especialista para que ele avalie e indique as melhores lentes para o seu caso.

As lentes de contato anuais têm ótimo custo-benefício para quem precisa corrigir a visão, mas não gosta de usar óculos de grau ou não resolve o problema com eles. Com os cuidados certos e o descarte correto, elas são seguras e confiáveis, desde que sejam prescritas e acompanhadas por um oftalmologista.

Agora que você já sabe como funcionam as lentes de contato anuais, que tal conhecer a nossa loja? Além de lentes de contato de diversas marcas, você também encontra soluções de limpeza e acessórios.