Facebook Pixel Lentes de Contato com Grau – e-lens

Lentes de Contato com Grau

Lentes de Contato com Grau

As lentes de contato surgiram para atender uma necessidade não só estética, mas também de saúde e bem estar. Além de proporcionar mais conforto para quem não se adaptou aos óculos, elas ainda podem ser a melhor escolha para corrigir alguns problemas de visão.

Os primeiros modelos eram rígidas e, mas a descoberta de novos materiais para sua composição tornou mais confortáveis até mesmo os modelos hoje considerados rígidos.

Tipos de Lentes de contato

Entre as lentes de contato com grau, temos as rígidas, as gelatinosas e também as coloridas, que alteram a cor dos olhos. Conheça a seguir cada uma delas:

Lentes de contato rígidas

Antigamente feitas em acrílico, provocavam um certo desconforto. Mas hoje em dia, confeccionadas com gases permeáveis ao oxigênio, elas são mais confortáveis.

Com maior durabilidade, oferecem menor possibilidade de contaminação e uma melhor qualidade de visão do que as lentes gelatinosas, mas a sua desvantagem é a dificuldade para adaptação, por ser um pouco mais dura.

Lentes de contato gelatinosas

Confeccionadas em hidrogel, as lentes gelatinosas contém mais quantidade de água e lágrima, e por isso são mais confortáveis.

Lentes de contato coloridas

Sempre gelatinosas, reproduzem os detalhes da íris, na cor escolhida. Podem ser usadas por pessoas com miopia ou hipermetropia e também pelas pessoas que só querem mudar a cor dos olhos.

Quem pode usar lentes de contato

A maioria das pessoas pode usar lentes de contato. Apenas não é recomendado para pessoas com olhos secos, alergia, alterações nas pálpebras e na córnea, ou que trabalhem em ambientes muito poluídos, com grande possibilidade de contaminação.

Para saber se você pode usar lente de contato, consulte um oftalmologista. Ele também vai verificar qual a graduação ideal, pois nem sempre o grau para óculos é o mesmo para lentes de contato.

Como escolher sua lente de contato

A escolha de uma boa lente de contato com grau depende do formato da córnea, qual o problema de visão que será corrigido, a quantidade de lágrima entre outros fatores. Por isso é tão importante consultar o oftalmologista antes de comprar a sua lente de contato.

O estilo de vida do paciente também pode influenciar. Para pessoas que só usam lentes de contato em práticas esportivas ou eventos sociais, por exemplo, as lentes gelatinosas e descartáveis são mais indicadas, para reduzir a possibilidade de contaminação, caso o produto fique muito tempo no potinho.

Cuidados com a lente de contato

Cuidados com a Lente de Contato

Como as lentes de contato diminuem a permeabilidade do oxigênio, é necessário retirá-las antes de dormir, para melhorar a oxigenação da córnea.

Durante a noite, deixe-as no potinho, imersas na solução de limpeza apropriada para cada tipo de lente.

As lentes de contato permanentes necessitam de uma limpeza específica a cada sete dias para retirar os depósitos de proteínas que se formam com o uso. Também é importante limpar o estojo das lentes e descarta-lo a cada seis meses.

Manter as unhas curtas e limpas, lavar as mãos antes de manusear as lentes e nunca usar água de torneira para a limpeza da lente também são medidas para evitar úlceras de córnea ou infecções. É importante lembrar que as lentes de contato são artigos médicos e não somente estéticos. Usá-las da forma mais cuidadosa possível é a garantia de manter a sua saúde ocular em dia.

Artigos Relacionados

Tags:
,