Facebook Pixel e-lens | Miopia tem cura? Conheça melhor esse problema de visão

Miopia tem cura? Conheça melhor esse problema de visão

Miopia tem cura? Conheça melhor esse problema de visão

A Miopia ocorre quando o olho é mais longo do que o normal. Isso provoca um erro refrativo, pois a imagem dos objetos é focada à frente da retina e a imagem transmitida ao cérebro não corresponde à imagem real. Pacientes míopes enxergam os objetos próximos com nitidez, mas a visão dos objetos distantes fica embaçada.

Com origem hereditária, geralmente é descoberta por volta dos 8 a 12 anos de idade, piora um pouco durante a adolescência, quando o corpo cresce mais rapidamente e a partir dos 20 anos começa a estabilizar.

Miopia tem cura?

Conteúdo

Sintomas de Miopia

O principal sintoma da miopia é dificuldade para enxergar de longe. Uma pessoa míope vê claramente os objetos próximos, mas os objetos distantes ficam turvos. Em um grau mais avançado, os pacientes também perdem o foco para enxergar objetos de perto.

Os pacientes míopes também enxergam menos à noite, mesmo usando óculos ou lentes de contato. Isso acontece porque as células dos olhos com miopia possuem dificuldade para se adaptar à escuridão.

É difícil identificar a miopia em seu estágio inicial, pois o paciente não percebe a perda gradativa da visão. Muitas vezes, são os outros sintomas, como a necessidade de pestanejar constantemente, fadiga ocular, dores de cabeça e tensão muscular, que ajudam o médico a fechar o diagnóstico.

Tratamentos de Miopia

A miopia não tem cura, mas os tratamentos disponíveis são muito eficazes para corrigir o erro refrativo, permitindo ao paciente levar uma vida completamente normal.

Mesmo nos casos em que a miopia está associada ao astigmatismo no mesmo olho, é possível corrigir os dois erros refrativos em simultâneo, proporcionando uma boa acuidade visual. Veja a seguir as formas de tratamento para corrigir miopia.

Óculos para miopia

Como a miopia ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, que é maior do que a necessária, sua correção é feita com lentes negativas de valor igual, para neutralizar o acréscimo de convergência do olho.

Como as lentes negativas são mais finas no centro e mais grossas nas bordas, um alto grau de miopia precisa de lentes mais grossas. Por isso, os pacientes de miopia preferem as armações menores, pois as lentes ficam mais finas.

Lentes de contato para miopia

As lentes de contato para corrigir miopia também são mais finas no centro do que nas bordas. Dessa forma, é possível direcionar a luz de forma mais concentrada na retina, facilitando a visão dos objetos mais distantes.

Cirurgia para corrigir miopia

Indicada após os vinte anos, se a miopia estiver estabilizada, a cirurgia de miopia pode ser feita através de laser ou então através de lentes intraoculares. Para os pacientes com mais de 45 anos, também é possível a realização de cirurgia, inclusive para a colocação de lentes intraoculares multifocais.

Nos casos de miopia e astigmatismo no mesmo olho, a cirurgia permite a correção dos dois erros refrativos simultaneamente, podendo ser realizada através de laser ou até mesmo de lentes intraoculares.

Para um paciente com miopia, é muito importante consultar o oftalmologista com frequência. Além de verificar se o grau de miopia continua o mesmo, o médico pode ajudar você a escolher entre óculos, lentes de contato ou cirurgia para correção desse problema.