Facebook Pixel 7 alimentos bons para os olhos para você incluir na dieta – e-lens

7 alimentos bons para os olhos para você incluir na dieta

7 alimentos bons para os olhos para você incluir na dieta

Um menu rico em vitaminas e nutrientes faz bem à saúde ocular e evita problemas de visão

O sol, a poeira e a poluição são agentes externos que causam danos à visão — e disso a gente já sabe. Contudo, você algum dia se perguntou o quanto a alimentação é importante para a saúde ocular? Quais são, afinal, os alimentos bons para os olhos?

A relação é ampla e inclui desde vegetais a temperos, frutas e carnes brancas. Quanto mais diversificada a dieta, mais rica em vitaminas e nutrientes e, portanto, mais saudável para os olhos ela será. Que tal, então, dar mais atenção ao que você consome?

Neste post, vamos mostrar qual a importância da alimentação para a visão, quais os 7 alimentos bons para os olhos e as alternativas que devem ser evitadas. Boa leitura!

O que a alimentação tem a ver com a saúde dos olhos?

As células dos nossos olhos só trabalham e se desenvolvem de forma adequada quando estão bem nutridas. Porém, nem todas as substâncias importantes para a saúde ocular — e do corpo como um todo — são produzidas pelo organismo. A boa notícia é que elas estão presentes nos alimentos.

Ao optar por uma dieta rica em vitaminas e nutrientes, evitamos o aparecimento e o avanço de doenças oculares, como o glaucoma e a degeneração macular. Além disso, os alimentos bons para os olhos previnem a secura, a sensibilidade à luz, a cegueira noturna, entre outros problemas de visão.

Por esse motivo, é muito importante prestar atenção no que consumimos no dia a dia. Afinal de contas, uma alimentação equilibrada, aliada a outros hábitos saudáveis, contribui de maneira decisiva para o nosso bem-estar e uma melhor qualidade de vida.

Quais são os alimentos bons para os olhos?

Descubra a seguir, quais são os alimentos bons para os olhos que você precisa incluir em sua dieta já!

1. Cenoura

cenoura — assim como outros alimentos alaranjados — contém vitamina A e betacaroteno. Tais substâncias são antioxidantes e atuam na prevenção de doenças que atingem a retina. Esse vegetal ajuda, ainda, a retardar o surgimento de catarata e glaucoma.

2. Peixes de água salgada

Peixes de água salgada — sardinha, atum, salmão, entre outros — são ricos em ômega 3, um tipo de gordura que auxilia na prevenção da síndrome do olho seco, por exemplo. Eles contribuem também com a melhoria da circulação sanguínea e com o transporte de nutrientes para as células oculares.

3. Couve

A couve e os demais vegetais verde-escuros — brócolis, espinafre e rúcula, por exemplo — estão na lista de alimentos bons para os olhos porque contêm luteína e zeaxantina, substâncias que colaboram com a visão à distância. É preciso lembrar, ainda, que eles são ricos em ferro, por isso, previnem a anemia.

4. Ovos

Os ovos têm vitaminas, minerais, proteínas e gorduras que fazem bem à saúde. Além disso, em suas gemas estão presentes a luteína e a zeaxantina. Tais nutrientes são antioxidantes que evitam a degeneração macular, um problema de visão que pode levar à cegueira.

5. Azeite

Fonte de vitamina E e ômega 3, o azeite evita a síndrome do olho seco e a degeneração macular. Além disso, é um delicioso tempero para a comida, concorda? Apenas tome cuidado ao comprá-lo: se o rótulo não especificar que ele é virgem, extra ou extra-virgem, desconfie da pureza do produto.

6. Alho e cebola

O alho e a cebola contêm vitaminas B e C, assim como cálcio e fósforo. Logo, são diversos os seus benefícios para a saúde. Sabe-se que eles ajudam a combater a pressão arterial, o colesterol e até mesmo o diabetes.

Além disso, é importante destacar que tais temperos propiciam a irrigação de sangue nos olhos. Sendo assim, favorecem o transporte de oxigênio e nutrientes para esses órgãos, de modo a mantê-los perfeitos e sadios.

7. Frutas vermelhas e roxas

O morango, as amoras, as cerejas e os mirtilos são exemplos de frutas vermelhas e roxas ricas em flavonoides e vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres. Ao evitar o envelhecimento precoce das células do corpo, essas deliciosas frutinhas previnem a degeneração da mácula e a perda da visão.

Quais são os alimentos e as bebidas prejudiciais à visão?

Embora muitas pessoas não abram mão deles, alguns alimentos e bebidas prejudicam a saúde dos nossos olhos, logo, precisam ser consumidos com bastante cautela e moderação. Saiba quais são eles!

Açúcar

O consumo excessivo de açúcar causa diabetes que, se não for devidamente tratada por meio de uma dieta rigorosa, atividades físicas e aplicação de insulina, afeta vários órgãos do corpo, inclusive os olhos. Doenças como a retinopatia diabética, por exemplo, podem levar à cegueira.

Margarinas e óleos vegetais

As margarinas e os óleos vegetais contêm gorduras poliinsaturadas, que provocam o entupimento das veias e, consequentemente, comprometem a circulação. Portanto, tais alimentos são considerados inimigos não apenas dos olhos, mas também de todo o corpo.

Opções ricas em gorduras trans

Os nossos olhos são umectados por meio dos vasos sanguíneos. Portanto, qualquer alimento prejudicial à circulação provoca danos ao globo ocular — esse é o caso das gorduras trans. Da mesma forma, elas favorecem o aumento do colesterol, o que também representa um perigo para a visão.

Bebidas alcoólicas

O exagero no consumo de bebidas alcoólicas resulta em dificuldade para identificar os contrastes e focar as imagens. Por causa da perda da nitidez gerada pelo álcool, muitas pessoas passam a usar óculos de grau ou lentes de contato. Tal substância atinge também a visão periférica, o que impede a entrada adequada da luz no interior dos olhos.

E então, aprendeu quais são os alimentos bons para os olhos e as opções que devem ser evitadas? Já sabia o quão importante é a alimentação para a sua vista? Por fim, lembre-se de consultar o oftalmologista regularmente a fim de ficar em dia com a saúde ocular, combinado?

Agora que você está por dentro dos alimentos que fazem bem à visão, que tal divulgar este conteúdo para os seus amigos? Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Artigos Relacionados