Facebook Pixel e-lens | Blocos de Rua

Os Blocos de Rua mais famosos do Carnaval

Os Blocos de Rua mais famosos do Carnaval

Os Blocos de Rua são um dos maiores destaques do Carnaval brasileiro, eles voltaram a tomar as cidades do Brasil e fazem parte da agenda de todo bom folião. 

Os bloquinhos surgiram como um movimento carnavalesco entre os séculos 19 e 20, onde pessoas se reuniam e organizavam desfiles embalados por músicas tocadas por bandas de percussão. Os desfiles tomavam as principais ruas das cidades e se tornaram muito populares, com muitas cores, fantasias e manifestações culturais.

Com o tempo os movimentos se tornaram mais organizados, com datas e horários definidos, assim como suas localizações.

Com tamanha popularidade, os bloquinhos começaram a ser classificados de acordo com seus tipos, como os Blocos de Enredo, muito parecidos com escolas de samba de avenida, também com músicas autorais. Os Blocos de Embalo, que não possuem letras próprias e apresentam músicas populares. Os Blocos de Sujos, onde as letras são improvisadas, assim como seus instrumentos e músicas.

Em seguida iremos destacar alguns dos mais importantes e famosos blocos de rua do Carnaval brasileiro.

 

Conteúdo

Blocos de rua em Pernambuco

 

A capital Recife abriga o maior bloco de Carnaval do mundo. De acordo com o Guinness Book, o Galo da Madrugada já contou com a presença de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Este ano, a Literatura de Cordel e os Xilogravuristas nordestinos serão homenageados com muito frevo.

Galo da Madrugada

Quando? 22 de fevereiro, sábado, às 7:00 da manhã.
Onde? Travessa do Forte, no bairro de São José, em Recife.
Evento Gratuito

Em Olinda, serão diversos bloquinhos, entre eles o incrível Homem da Meia-Noite, sempre honrando a rica cultura do frevo e do maracatu.

Homem da Meia-Noite

Quando? 22 de fevereiro, sábado, às 00:00.
Onde? Ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, no bairro do Carmo, em Olinda.
Evento Gratuito

 

Blocos de rua em São Paulo

 

A capital paulista conta com diversos blocos com diferentes estilos, como o Casa Comigo, que todos os anos traz diversos foliões fantasiados de noivos e para curtir um tradicional samba, marchinhas e forró. O bloco percorre diversos locais destaques, como a Avenida Ipiranga, a Praça da República, Avenida São Luís, Praça Ramos e se dispersa no Viaduto do Chá, no centro histórico de São Paulo.

Casa Comigo

Quando? 15 de fevereiro, às 11:00 da manhã.
Onde? Avenida São João, no Centro, em São Paulo.
Evento Gratuito

 Um dos mais famosos da cidade é o Acadêmicos do Baixo Augusta. Fundado com o objetivo de trazer de volta o antigo carnaval de rua, eles trazem esse ano convidados especiais como Simoninha, Nação Zumbi, Fafá de Belém, Tulipa Ruiz, Preta Ferreira e Mariana Aydar. O bloco percorrerá a Avenida São Luiz e a dispersão será na Praça Roosevelt.

Acadêmicos do Baixo Augusta

Quando? 16 de fevereiro, domingo, às 14:00.
Onde? Rua da Consolação, 2195, no Centro.
Evento Gratuito

 

 Blocos de rua no Rio de Janeiro

 

A capital fluminense com grande tradição no carnaval brasileiro cresce todo ano em popularidade. Falando sobre tradição e popularidade, com muito samba o bloco Cordão da Bola Preta irá para o seu 102º desfile, prevendo a presença de cerca de 2 milhões de pessoas, como em anos anteriores.

Cordão da Bola Preta

Quando? 22 de fevereiro, sábado, às 7:00 da manhã.
Onde? Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro
Evento Gratuito

 Com as características cores lilás e amarela um dos mais conhecidos blocos cariocas, o Simpatia É Quase Amor se apresentará em Ipanema em duas datas.

Simpatia É Quase Amor

Quando? 15 de fevereiro, sábado, às 16:00
23 de fevereiro, domingo, às 16:00
Onde? Praça General Osório, em Ipanema
Evento Gratuito

 

 Blocos de rua em Minas Gerais

 

Na capital Belo Horizonte podemos contar muito axé em um dos mais tradicionais blocos, o Baianas Ozadas, que sempre traz músicas dos famosos carnavais baianos.

 Baianas Ozadas

Quando? 24 de fevereiro, segunda-feira, às 9:00 da manhã
Onde? Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, no Centro
Evento Gratuito

 Desde 2017 embalando o carnaval belo-horizontino, o Monobloco, famosa banda carioca, se apresentará novamente e é uma das pedidas da cidade. Ao som de Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Iza, Elba Ramalho, Marisa Monte e muito mais, a homenagem deste ano será para as maravilhosas cantoras brasileiras.

 Monobloco

Quando? 25 de fevereiro, terça-feira, às 10:30 da manhã
Onde? Esplanada do Mineirão, Avenida Presidente Carlos Luz, localizado no bairro de São Luiz
Evento Gratuito

 

 Blocos de rua na Bahia

 

Conhecida por seus trios elétricos, Salvador promete muitas atrações, como em todos os anos. Com trios pagos com abadás ou em trios gratuitos para os ‘pipocas’, haverão diversas opções para aproveitar essa festa.

 O DJ brasileiro Alok irá agitar novamente a capital baiana, com promessa de participações especiais neste bloco sem cordas.

Bloco do Alok

Quando? 22 de fevereiro, sábado, às 14:00
Onde? Largo do Farol da Barra, s/n, no bairro da Barra
Evento Gratuito

 Do Pelourinho para o coração de todos os brasileiros, o Olodum, com toda sua expressão cultural é uma parada obrigatória em Salvador.

 Bloco do Olodum

Quando? 23 de fevereiro, domingo, às 15:00.
Onde? Largo do Farol da Barra, s/n, no bairro da Barra
Evento Gratuito

 

Agora que você já tem as dicas de quais bloquinhos curtir, que tal preparar a maquiagem de carnaval para arrasar ainda mais?