Facebook Pixel Afinal, computador realmente faz mal para a visão? – e-lens

Afinal, computador realmente faz mal para a visão?

Afinal, computador realmente faz mal para a visão?

Você costuma ficar mais de nove horas por dia em frente ao computador? Não fique com a consciência pesada, esse hábito faz parte da rotina de muitas pessoas. Mas, será que o uso do computador faz mal para a visão?

Muito comentada por especialistas, a síndrome SVC — Síndrome de Visão do Computador — é um conjunto de sinais decorrentes da exposição prolongada dos olhos à tela dos computadores. Os sintomas podem ser bem familiares: olhos avermelhados, visão embaçada, sensação de olho seco, ardência e dores de cabeça.

No post de hoje, explicaremos a relação dos monitores de notebook e computador com os problemas de visão que vêm afetando as pessoas. Se você se identifica com os sintomas apresentados e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Computador faz mal para a visão?

O computador em si não é prejudicial a saúde dos olhos, a luz emitida pela tela não causa nenhum malefício e não é responsável por doenças oculares. Os sintomas que aparecem são devidos ao uso em excesso da máquina.

O uso sem moderação de aparelhos como notebook, computadores e tablets podem, além de causar a SVC, agravar doenças como miopia e hipermetropia. É necessário bom senso e consultas regulares com o oftalmologista para evitar qualquer problema.

Algumas medidas contribuem para garantir a saúde dos seus olhos e podem proteger você dos longos períodos em frente ao computador e notebook. Veja:

Lembre-se de piscar

Pode parecer redundante dizer que você precisa piscar, afinal, isso acontece naturalmente, certo? Nem sempre. O correto é piscar cerca de 16 vezes por minuto, no entanto, quando estamos focados na tela do computador esse número pode ficar quatro vezes menor.

O ato de piscar serve para lubrificar a superfície ocular. Quando nos esquecemos nossos olhos ressecam e provocam atrito entre a córnea e a pálpebra — causando irritações e vermelhidão nos olhos.

Cuide da iluminação

A luz do ambiente é muito importante e não deve ser negligenciada, ela interfere diretamente no esforço dos seus olhos para enxergar a tela. A claridade faz com que a pupila se feche e fique mais protegida, melhorando a visibilidade.

É importante manter o local iluminado, no entanto, é recomendado luzes mais amareladas que não causem tanto estresse visual, as brancas tendem a cansar os olhos.

Faça pausas

Após muitas horas de uso do computador o músculo ciliar, responsável pela acomodação do olho, fica sobrecarregado podendo causar dores de cabeça e cansaço nas vistas.

Por isso, dizem que o computador faz mal para a visão. No entanto, esse problema pode ser evitado, basta fazer algumas pausas durante o uso. O ideal é que para cada hora de exposição deve-se tirar de cinco a dez minutos para descansar os olhos, de preferência focando em algum objeto distante.

Cuide da hidratação e alimentação

A água é essencial para a hidratação de todo o corpo, inclusive dos olhos. Ter uma alimentação saudávelrica em ômega-3, oleaginosas, todos os vegetais verdes e cenoura garantem vitaminas essenciais que proporcionam bons benefícios à saúde ocular e ainda retardam doenças como: cataratas e degeneração macular.

Use lentes protetoras

Mesmo com todo o cuidado é impossível não sentir os efeitos do uso contínuo do computador. Para amenizá-los, as lentes protetoras podem diminuir os danos causados pelas telas.

São várias as opções de lentes — você pode optar pelas de contato ou para óculos, caso goste do estilo.

São diversas opções de lentes de contato que, além de proteger os olhos, garantem a confortabilidade ao piscar e ainda mantém a hidratação do globo ocular. Lembrando da necessidade de sempre fazer uma visita ao oftalmologista, só ele saberá indicar a melhor lente para sua necessidade.

O computador faz mal para a visão se usado de maneira incorreta e sem moderação. No entanto, não precisa ficar paranoico, é possível manter uma relação saudável com ele desde que se tenha os cuidados necessários com seus olhos.

E aí, o que achou do artigo? Aproveite a visita e leia nosso post sobre lentes de contato para quem passa muito tempo no celular. Aproveite!

Artigos Relacionados