Facebook Pixel Confira esses cuidados com os olhos que você precisa ter – e-lens

Confira esses cuidados com os olhos que você precisa ter

Confira esses cuidados com os olhos que você precisa ter

Do amanhecer ao anoitecer, há uma série de fatores que afetam a nossa visão. A lista inclui a luz solar ou artificial, a poluição, o vento, a secura, e por aí vai. Para se livrar de irritações, alergias e até de problemas mais sérios, é fundamental tomar certos cuidados com os olhos.

De antemão, saiba que algumas práticas devem ser adotadas ou evitadas em qualquer ocasião. Mas também existem recomendações importantes a serem seguidas especialmente no verão e no inverno. Continue a leitura para saber mais!

Cuidados com os olhos no dia a dia

Confira dicas que te ajudarão a cuidar da sua visão cotidianamente:

Evite coçar os olhos

Esse ato pode causar lesões e doenças ao globo ocular. As mãos são capazes de transportar bactérias ao olho e, assim, provocar uma conjuntivite bacteriana ou até mesmo ferimentos graves.  

Não durma com maquiagem

Dormir com maquiagem irrita os olhos e pode, inclusive, inflamá-los. Por isso, retire-a totalmente antes de se deitar e jamais use produtos fora do prazo de validade ou de outras pessoas.

Higienize os olhos

Você deve lavá-los ao menos uma vez por dia. É fundamental higienizar as pálpebras, os cílios e os cantos. Ao eliminar impurezas e secreções presentes na região, você reduz o risco de coceiras que provocam irritação e até de conjuntivite.

Alimente-se bem e pratique exercícios

A má alimentação pode afetar a saúde dos olhos. O consumo inadequado de açúcar, por exemplo, é capaz de gerar problemas de visão, especialmente em pessoas que têm diabetes.

A prática de esportes e exercícios, aliada a uma boa alimentação, permite que as vitaminas adquiridas pelo nosso organismo cheguem aos olhos. Em outras palavras, um estilo de vida saudável faz bem à nossa visão.

Pisque, feche e olhe para longe

Piscar frequentemente os olhos ajuda a lubrificar as córneas, o que evita o ressecamento do órgão e problemas como coceira e irritação. Por sua vez, fechá-los diversas vezes ao dia e olhar para longe durante alguns minutos, a cada hora, auxilia no relaxamento da vista. Isso combate o cansaço ocular e as indesejáveis dores de cabeça.

Cuidados com os olhos no verão

Pela alta incidência de raios ultravioleta durante o verão, especialmente no período da tarde, é essencial usar óculos de sol ou lentes de contato com proteção UV. Quem tem alergia e usa lente de contato precisa tomar mais cuidado nessa época, pois os olhos podem ressecar mais facilmente devido às condições do ambiente.

Jamais esfregue os olhos após mergulhar no mar ou na piscina, tendo em vista que as substâncias presentes na água podem gerar uma irritação química. Além disso, evite usar protetor solar na parte superior das pálpebras, uma vez que o produto pode escorrer e provocar alergias e irritação na córnea.  

Cuidados com os olhos no inverno

Já que no inverno a precipitação de raios solares é menor, podemos dispensar os óculos escuros ou as lentes de contato com proteção ultravioleta, certo? Errado. Ainda que o tempo esteja nublado ou chuvoso, a radiação continua a atingir a Terra. Portanto, é preciso proteger os seus olhos.

A limpeza do ambiente também merece atenção. O local precisa estar arejado e livre de partículas de poeira e pelos de animais, que podem causar conjuntivite alérgica. Cobertores e roupas de lã devem ser lavados e levados ao sol até que estejam completamente secos.

Vale lembrar, ainda, que durante o inverno a sensação de olho seco é mais recorrente, o que acarreta a coceira, a irritação e o lacrimejamento. Se você sofre com esse problema, a dica é verificar com o seu médico o colírio ideal para ajudar a combatê-lo.

Agora sim você sabe quais cuidados com os olhos deve ter em qualquer época do ano. E para ficar em dia com a saúde da sua visão, não deixe de consultar regularmente o seu oftalmologista.

Já aprendeu os cuidados com os olhos que precisam ser tomados no dia a dia, no inverno e no verão, correto? Aproveite para descobrir quais os 7 cuidados para quem usa lentes de contato!

Artigos Relacionados