Facebook Pixel e-lens | Dicas de limpeza para quem usa lentes de contato

Dicas de limpeza para quem usa lentes de contato

Dicas de limpeza para quem usa lentes de contato

Usar lentes de contato é tudo de bom: prático, confortável e fashion. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos, principalmente na limpeza de lentes de contato de longa duração. A higiene é um dos fatores essenciais na prevenção de infecções e outros problemas que podem afligir não apenas a saúde dos olhos como também a visão a longo prazo.

Há muitos tipos diferentes de lentes de contato, variando desde o material (rígido, gelatinoso ou híbrido) até a duração (diária, quinzenal, mensal ou anual). Cada tipo de lente exige alguns cuidados específicos, mas hoje estamos aqui para falar sobre limpeza de lentes de contato de longa duração. Confira as dicas:

Como limpar

Já que você não descartará rapidamente, como é o caso de lentes de descarte diário, é vital limpar suas lentes de contato de longa duração da maneira correta para não haver complicações ou estragá-las prematuramente.

Antes de mais nada, é importante lavar as mãos com água e sabão para manusear as lentes. De preferência, utilize sabão antibacteriano e seque as mãos com toalhas sem fiapos. Nada de loções e sabonetes à base de óleos, pois eles podem manchar suas lentes.

Jamais utilize água de torneira, soluções salinas e, muito menos, saliva nas suas lentes de contato ou estojo. Siga sempre as instruções da rotulagem dos produtos e soluções de limpeza adequadas.

O mais recomendado após estudos é “esfregar e enxaguar” as lentes de contato com a solução de limpeza. Isso sem deixar as unhas tocarem as lentes, pois elas são afiadas e acumulam sujeira e germes, além do risco de rasgar suas lentes.

Enxágue também o estojo das lentes de contato com solução de limpeza e espere secar antes de utilizar novamente. É importante trocar de estojo a cada três meses e lavar diariamente nesse período.

Soluções de limpeza

Seu oftalmologista é sempre a pessoa mais indicada para recomendar o melhor produto para você, mas temos boas dicas. As soluções multiação são as mais populares entre os usuários de lentes de contato de longa duração. Um bom exemplo é a Clear Care Plus, indicada para todos os tipos de lente (hidrogel, gelatinosas ou rígidas). À base de peróxido de hidrogênio, a solução tem alto poder de desinfecção, limpeza profunda e remoção de depósitos. Além disso, ela possui a tecnologia de hidratação HydraGlyde para garantir o máximo em conforto. Fica a dica.

Atenção à validade

Todo usuário de lentes de contato precisa levar a sério o prazo de validade das lentes e também da solução de limpeza. Da mesma forma que você não comeria alimentos com data de validade vencida, não se deve utilizar lentes de contato e soluções que já passaram da data de validade estipulada pelo fornecedor. Os produtos perdem sua eficácia dessa maneira e certamente causarão danos à saúde dos seus olhos.

Viu como é bastante importante tomar cuidados na limpeza de lentes de contato de longa duração? Dessa forma, você tem conforto contínuo e garante boa saúde para seus olhos.

Sempre que tiver complicações, não hesite em consultar seu oftalmologista. E se quiser saber mais sobre lentes de contato de longa duração, acesse a e-lens AQUI.