Facebook Pixel “Esfrega e enxagua” é a melhor forma de limpar suas lentes de contato! – e-lens

“Esfrega e enxagua” é a melhor forma de limpar suas lentes de contato!

“Esfrega e enxagua” é a melhor forma de limpar suas lentes de contato!

A higiene é um dos fatores mais importantes e imprescindíveis para a saúde dos seus olhos. Uma boa rotina de limpeza e cuidados com as lentes e acessórios pode evitar maiores problemas como infecções e até mesmo conservar sua visão a longo prazo.

Quer saber como limpar suas lentes de contato da melhor maneira? Confira nossas 3 dicas!

1) Mãos limpas sempre.

Antes de manipular suas lentes – seja para limpar, trocar ou guardar – lembre-se sempre de lavar cuidadosamente as mãos com sabonete antisséptico. Não use sabonetes à base de óleos ou loções, pois podem engordurar e manchar as lentes. Ao secar as mãos, prefira panos lisos e sem fiapos.
Também tome cuidado para não encostar as unhas nas lentes; além do risco de arranhar e danificar, bactérias adoram alojar-se embaixo das unhas, e o contato pode contaminar suas lentes e prejudicar sua visão.

2) Não reutilize soluções.

Durante todo o processo de limpar as lentes e o estojo onde as guarda, nunca reutilize a solução. Para cada limpeza, uma nova quantidade de solução! Reutilizá-la é como mergulhar suas lentes numa solução cheia de bactérias da manutenção passada. Também não utilize água da torneira ou esterilizada, nem saliva ou solução salina, pois não desinfetam e limpam de verdade.
No caso das lentes, o processo é simples: aplique a solução nova, esfregue delicadamente com os dedos e enxague com mais solução. Esse é o melhor truque!
No caso do estojo, lave-o com a solução limpa e deixe-o aberto para secar em local limpo e arejado, longe de sanitários e locais úmidos que podem acumular germes.
Além disso, a solução deve sempre permanecer em sua embalagem original. Trocar para recipientes menores para transporte pode comprometer a esterilidade da solução.

3) Estojo em dia.

Seu estojo também precisa estar sempre em dia! O ideal é trocá-lo pelo menos a cada 3 meses (período indicado pelas principais marcas como Coopervision e Acuvue), pois ele também pode acumular bactérias ao longo do uso.

Não se esqueça de visitar seu oftalmologista com frequência para avaliar se o uso e manutenção das lentes está sendo feito corretamente e da maneira mais adequada para o seu estilo de vida.

 

Fontes: Acuvue e Coopervision

Artigos Relacionados