Facebook Pixel e-lens | Hipermetropia. Essa informação é para ler de perto.

Hipermetropia. Essa informação é para ler de perto.

Hipermetropia. Essa informação é para ler de perto.

A Hipermetropia é aquela famosa frase que dizemos: dificuldade em ver de perto. Os objetos próximos perdem o foco, mas a visão fica clara quando estão à distância.

Por exemplo, ver televisão pode ser um problema, mas ler uma placa na estrada provavelmente não é. Isso é Hipermetropia: ver as coisas com clareza quando estão longe. É o oposto da miopia que mostra dificuldade em enxergar de longe.

Hipermetropia com seu Oftalmologista

Porque ocorre a Hipermetropia?

Ela acontece quando o olho é um pouco menor do que o normal, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. A Hipermetropia também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato da córnea ou cristalino.

Geralmente o paciente com Hipermetropia tem boa visão de longe, pois se seu grau não for muito elevado é naturalmente corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, em um processo chamado de acomodação. A maior parte das crianças apresenta o problema, porque seus olhos normalmente são menores do que deveriam ser, porém elas têm um maior poder de acomodação e suportam graus muito mais elevados. São comuns casos de pessoas que necessitam de óculos na infância, mas deixam de usá-los na idade adulta, quando o olho atinge o tamanho ideal.

A hipermetropia também pode estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com o surgimento de sintomas ao redor dos 2 anos de idade. Neste caso a correção total do problema pode ser feita com o uso de lentes adequadas.

Principais sintomas e tratamento.

Além de dificuldades em focalizar imagens, a Hipermetropia pode causar dores de cabeça, dor nos olhos e ao redor deles e até mesmo vermelhidão acompanhada de ardor no globo ocular. Esta patologia pode ser facilmente corrigida com o uso de lentes corretivas. Existem marcas maravilhosas do mercado nacional e internacional, como é o caso de Acuvue, Bausch & Lomb, e muitas outras.

Curiosidades sobre a Hipermetropia e Miopia.

Hipermétropes e míopes possuem características comportamentais e corporais diferentes.

Geralmente, os hipermétropes ativam frequentemente o lado direito do cérebro, responsável pelas artes musicais, pintura, imaginação, memória em longo prazo e a visão ao longe. Compare com as pessoas que você conhece e comprove estas características.

Já os míopes utilizam com maior frequência habilidades do lado esquerdo do cérebro, responsável por questões exatas, cálculos, números, memória em curto prazo e a visão de perto. Diante disso, vale a pena lembrar que estimular, tanto o lado esquerdo quanto o direito do cérebro, é fundamental para a qualidade da visão.

Hipermetropia assistindo TV

E lembre-se: procure sempre um oftalmologista e faça um check-up pelo menos uma vez por ano. A saúde ocular influencia na saúde do corpo todo. Enxergar bem é essencial. É a única forma de aproveitar todas as oportunidades da vida. Trabalhar com disposição, viajar com a família para onde quiser, curtir os amigos, estudar, ler, assistir os programas que gosta e, principalmente, estar sempre aberto para novas experiências que estão sempre por aí.

Cuide-se e viva melhor!