Facebook Pixel Lente de contato Bausch: quais as características e benefícios? – e-lens

Lente de contato Bausch: quais as características e benefícios?

Lente de contato Bausch: quais as características e benefícios?

A visão é, certamente, um dos sentidos mais importantes do ser humano, pois é com ela que conseguimos ter a percepção de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Essa afirmação foi, inclusive, corroborada por uma pesquisa feita pela Sociedade de Educação dos Estados Unidos, que apontou que 85% da interação de uma pessoa com o seu ambiente acontece por meio desse sentido.

É por isso que a invenção dos óculos e das lentes corretivas foi tão importante para a evolução da humanidade, e a empresa Bausch & Lomb teve grande participação nisso. Foi ela, por exemplo, que inventou as primeiras lentes de contato gelatinosas, que eram muito mais confortáveis que as antecessoras de acrílico e vidro.

Ficou curioso para saber mais sobre a lente de contato Bausch? Então continue a leitura e descubra tudo sobre esse produto!

História da lente de contato

Foi Leonardo da Vinci quem imaginou primeiramente a utilização de lentes corretivas posicionadas direto na córnea, mas na época, não havia tecnologia suficiente para essa criação. Foi só em 1887 que o médico alemão Adolf Eugene Fick desenvolveu as primeiras lentes, que eram de vidro e cobriam até a parte branca do olho (esclera).

No entanto, essas lentes não se popularizaram, porque eram bastante desconfortáveis, não podiam ser usadas por mais de 3 horas por dia e poderiam causar danos aos olhos, pois não permitiam a oxigenação da córnea.

A versão mais leve das lentes de contato surgiu 50 anos depois, quando o americano William Feinbloom confeccionou uma lente feita a partir da combinação de vidro e plástico. Somente no final da década de 40 foi que as lentes deixaram de ser feitas com vidro e se tornaram completamente de plástico (acrílico), cobrindo somente as córneas.

As lentes gelatinosas, utilizadas atualmente, só foram criadas em 1970 pela Bausch & Lomb e até hoje ela é uma das maiores empresas de saúde ocular do mundo.

Curiosidades sobre a Bausch & Lomb

A empresa foi fundada no ano de 1853 pelo médico oftalmologista John Jacob Bausch juntamente a um investidor chamado Henry Lomb. A marca de óculos Ray-Ban, uma das mais famosas de todos os tempos, confunde-se com a história da empresa, pois no ano de 1929 um dos tenentes das forças aéreas americanas solicitou à Bausch & Lomb que criasse um óculos que reduzisse o desconforto ocular dos pilotos causado pelo brilho intenso do azul do céu.

Foi aí que, em 1937, surgiu a Ray-Ban, até hoje uma marca muito utilizada por toda a população mundial. A marca, no entanto, foi vendida ao grupo italiano Luxottica no final da década de 90.

Atualmente, a empresa pertence ao Valeant Pharmaceuticals, grupo farmacêutico canadense que comprou a Bausch & Lomb em 2013 por 8,7 bilhões de dólares.

Diferencial das lentes de contato Bausch

Desde que a empresa introduziu no mercado as primeiras lentes de contato gelatinosas, uma enorme variedade de tipos de lentes foram lançados por ela ao longo desses quase 50 anos. Isso inclui as lentes descartáveis, as mensais, as multifocais, as lentes tóricas para pessoas com astigmatismo, as específicas para as pessoas que sofrem de hipersensibilidade ocular e diversos outros modelos.

A marca, inclusive, disponibiliza uma linha de produtos de lentes de contato coloridas que imita as características da íris humana com mais perfeição e naturalidade, sendo um dos modelos de lentes coloridas mais procurados.

Lugares para comprar

No Brasil, grande parte das óticas e lojas especializadas (inclusive online) inclui em seu catálogo de produtos as lentes Bausch & Lomb, mas é importante falar com um especialista antes de comprá-las para que ele indique o melhor tipo de lente para cada caso.

Gostou de saber mais sobre a lente de contato Bausch? Então aproveite a visita e nos siga nas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Artigos Relacionados