Facebook Pixel e-lens | Lentes de contato de uso prolongado. Conforto e qualidade que te acompanham o ano inteiro.

Lentes de contato de uso prolongado. Conforto e qualidade que te acompanham o ano inteiro.

Lentes de contato de uso prolongado. Conforto e qualidade que te acompanham o ano inteiro.

Você sabia que é bem simples deixar de usar óculos de grau? A tecnologia e os materiais de ponta disponíveis atualmente proporcionam conforto e saúde na hora de substituir o acessório. Entre as possibilidades estão as lentes de contato de uso prolongado.

Que as lentes de contato de longa duração vieram para trazer mais praticidade ninguém contesta, mas existem tantos tipos e indicações que ficamos até perdidos na hora de optar por uma ou outra. Por isso, neste post, a gente fala mais sobre as lentes de contato de uso prolongado para ajudar você a se decidir. Continue a leitura!

Conteúdo

O que é a lente de contato de uso prolongado?

As lentes de contato de uso prolongado são aquelas que você compra uma vez e usa o ano todo ou dias seguidos — sem tirar para dormir. Lembre-se de que elas são apropriadas para isso, o que torna seu uso muito mais fácil e prático.

Enquanto as lentes diárias têm de ser descartadas, assim como as quinzenais e as mensais — no tempo de vida útil de cada uma —, as de uso prolongado são, geralmente, anuais. Ou seja, você utiliza as lentes por um ano e depois as troca por um par novo. Essas lentes modernas são de altíssima qualidade e atendem a diversos tipos de necessidades oculares.

As lentes de contato permanentes podem ser usadas sem tirar por seis noites e sete dias, graças ao silicone hidrogel, que permite que o oxigênio transite melhor entre a lente e o olho, gerando mais respiro, conforto e hidratação. Já pensou nessa facilidade?

Mas, atenção! As lentes de uso prolongado devem ser prescritas por um profissional. Ele ajudará a fazer a adaptação necessária, garantindo a comodidade e a saúde ocular. Para saber qual é o tipo de lente mais adequado ao seu caso, fale com seu oftalmologista

Qual é a indicação das lentes de contato de uso prolongado?

Quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, por exemplo, encontra lentes ideais de uso prolongado, gelatinosas e muito confortáveis. Elas são ótimas alternativas para quem não quer usar óculos de grau, para quem prefere usar óculos de sol sem grau e para quem não quer ficar comprando lentes todo mês.

Existem também lentes coloridas que duram o ano inteiro: uma ótima chance de variar e mudar o visual. A tecnologia melhora a cada ano, trazendo ao usuário mais flexibilidade e opções.

Para quem as lentes de contato permanentes são indicadas?

Algumas pessoas têm um estilo de vida incompatível com lentes de contato que vencem em poucos dias ou com as que devem ser retiradas por algumas horas diárias. Veja, então, se você é um bom candidato ao uso de lente de longa duração:

  • pessoas com estilos de vida altamente ativos, como esportistas, ou que ficam longos períodos fora de casa;
  • quem está em viagens e passeios;
  • militares ou pessoas que precisam ficar muito tempo ao ar livre e nem sempre conseguem limpar ou manusear as lentes;
  • trabalhadores dos serviços de emergência e por turnos;
  • pessoas com anomalias da visão binocular, como a ambliopia, que é mais bem resolvida com correção contínua da visão;
  • pessoas com grau muito alto de miopia, hipermetropia ou astigmatismo;
  • pessoas disciplinadas, já que as lentes requerem maiores cuidados com o manuseio e a higienização.

Quais são os cuidados mais importantes ao optar por esse tipo de lentes de contato?

As lentes de contato são realmente incríveis! Dão maior sensação de liberdade, pois você não fica atado aos óculos de grau. Elas permitem maior movimentação do corpo, além de promover uma aparência mais natural, sem deixar de lado a correção da visão.

Porém, é preciso ter cuidados para garantir a saúde dos olhos e manter a qualidade da lente de contato anual por muito tempo. Esse tipo de lente de uso prolongado têm alguns pontos de maior atenção do que a diária, por exemplo. A seguir, saiba como cuidar delas.

  • lave muito bem as mãos com água e sabão antes de manusear suas lentes;
  • sempre que possível, tire as lentes antes de dormir, para o olho é sempre melhor respirar livremente;
  • sempre que tirar, limpe as lentes com os produtos adequados. É importante eliminar o acúmulo de proteínas e sujidades;
  • soro fisiológico não elimina bactérias e proteínas e, por isso, não deve ser usado como substituto das soluções apropriadas;
  • quando não estiver usando as lentes, deixe-as guardadas no estojo com o produto indicado;
  • ao tomar banho, seja de mar, piscina, cachoeira ou até mesmo de chuveiro, retire as lentes sempre que possível. Caso não possa tirá-las, lembre-se de higienizá-las assim que puder;
  • não use lentes de contato com prazo de validade vencido;
  • se, em qualquer momento, seus olhos ficarem irritados, vermelhos ou com qualquer outra anormalidade, retire as lentes de contato e procure seu oftalmologista;
  • não use as lentes de contato por um tempo maior do que o que foi determinado. É importante saber que a validade é contada em dias corridos após o primeiro uso, e não pela quantidade de vezes usadas.
  • jamais guarde as lentes na água, pois prejudica tanto a qualidade das lentes quanto a saúde dos olhos;
  • troque o estojo de quinze em quinze dias: é fundamental para manter as lentes longe dos micro-organismos;
  • nunca compartilhe suas lentes com outras pessoas, elas são de uso pessoal e intransferível;
  • use maquiagem só na parte externa dos cílios e nas pálpebras, já que, quando você passa algum produto na parte interna, pode entupir as glândulas lacrimais e isso pode resultar em inchaço e inflamação da região;
  • coloque as lentes antes de aplicar a maquiagem e só as retire depois de lavar todo o rosto.

Afinal, cuidar bem das suas lentes de contato é cuidar bem da sua saúde ocular, para que a sua tranquilidade, conforto e liberdade também sejam tão prolongadas quanto elas.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas marcas que oferecem as lentes de contato de longa duração, como a Softflex, Optogel, Hidroblue, Optima, Morning e outras. Para saber qual é a lente de contato permanente mais indicada para você, converse com o seu oftalmologista.

Se você curtiu saber que existe uma lente de longa duração que pode facilitar o seu dia a dia, aproveite para conhecer mais detalhes sobre a lente de contato anual!