Facebook Pixel e-lens | Olho remelando em excesso? Entenda como tratar!

Olho remelando em excesso? Entenda como tratar!

Olho remelando em excesso? Entenda como tratar!

Quem nunca acordou com os olhos cheios de remela, não é mesmo? Por mais que seja visualmente desagradável, a remela — assim como qualquer outro fluido do corpo — é normal, faz parte do processo de proteção dos olhos. Agora, ficar com o olho remelando em excesso pode ser um sinal de alerta.

A quantidade exagerada de remela pode ser um indicativo de inflamação nos olhos, principalmente se ela vier acompanhada de vermelhidão. Para explicar isso melhor, neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a produção de remela. Continue a leitura para conferir!

Como se forma a remela?

Para entendermos a produção da remela, é preciso conhecer a função e composição das lágrimas. Nossos olhos as produzem naturalmente, pois elas têm a função de proteger e lubrificar os olhos.

Resumindo, lágrimas são formadas por três componentes: o muco, uma camada líquida e outra de gordura. A primeira retém partículas de poeira e outras sujeiras; já a camada líquida contém nutrientes e sais que nutrem e mantém a saúde da córnea. Por fim, a gordura da lágrima evita que ela evapore, mantendo a superfície do olho mais lubrificada.

Quando piscamos, espalhamos as lágrimas por toda a extensão do olho, e o seu excesso é empurrado (junto às sujeiras encontradas) para o canto dos olhos, onde acaba secando. Assim, a remela nada mais é do que o excesso de lágrimas

Durante a noite, essa quantidade de lágrimas diminui, mas a produção de muco e gordura continuam. Por isso acordamos com remelas nos olhos.

O que significa o olho remelando em excesso?

Desde que em quantidade normal, como dissemos, a remela nos olhos não é um sinal de problema. Basta lavar o rosto com água para tirá-la. Já em excesso, é um indicativo de irritação ocular, que pode ser tanto uma reação alérgica ao ambiente — a produção de lágrima aumenta para proteger os olhos — quanto um indício de infecção.

As principais infecções que causam o excesso de remela são a conjuntivite e a blefarite. Elas sempre vêm acompanhadas de vermelhidão, inchaço e coceira, além de a remela ficar mais densa e amarelada. Nessas situações, o problema é um pouco mais sério, sendo necessário o acompanhamento de um oftalmologista para o diagnóstico correto.

Como tratar esse excesso?

Como dissemos, uma secreção mais densa e amarelada pode ser um sinal de infecção conjuntiva, o que precisa de um diagnóstico profissional e tratamentos mais específicos.

Por outro lado, o olho remelando pode aparecer devido às alergias, ou mesmo por conta de uma gripe. Para esses casos, alguns cuidados diários podem aliviar os sintomas e diminuir o incômodo:

  • mantenha seus olhos sempre limpos e evite tirar a remela com as mãos, pois isso pode piorar o quadro;
  • faça a limpeza dos olhos com soro fisiológico ou chá de camomila frio. Utilize compressas ou gaze esterilizada;
  • para não obstruir o canal lacrimal, passe a compressa no sentido do canto do olho para fora;
  • use uma compressa para cada olho. Isso evita que um contamine o outro, caso haja mesmo uma infecção.

Enfim, como vimos, a remela é algo normal, que todo mundo tem. Contudo, ter o olho remelando em excesso pode ser indicativo de problemas — principalmente se ela for amarelada e vier acompanhada de vermelhidão e desconforto nos olhos. Se for esse o caso, procure um oftalmologista para receber o tratamento adequado. Lembre-se: a saúde dos seus olhos são importantes e merecem cuidados.

Então, que achou deste post? Tirou suas dúvidas sobre o olho remelando em excesso? Agora, se quer ficar por dentro de mais assuntos como esse, não perca tempo e assine nossa newsletter! Assim você não perde nenhum dos nossos próximos conteúdos.