Facebook Pixel Afinal, quem pode usar lentes de contato? Descubra aqui! – e-lens

Afinal, quem pode usar lentes de contato? Descubra aqui!

Afinal, quem pode usar lentes de contato? Descubra aqui!

Não raramente, existem dúvidas sobre quem pode usar lentes de contato. A resposta é simples: qualquer pessoa que tenha vontade. Ainda assim, existem vários questionamentos sobre as lentes, como manutenção e quais problemas elas são capazes de corrigir, caso sejam utilizadas devido a algum problema na visão.

O ideal é fazer um acompanhamento com um oftalmologista para que ele determine qual a sua necessidade e o melhor tipo de lentes para o seu caso. Porém, fizemos este artigo para ajudá-lo a responder algumas dúvidas e mostrar quem pode usar lentes de contato. Confira!

Para quais problemas de visão as lentes podem ser usadas?

Se você deseja usar lentes de contato, seja para uso estético, como as coloridas, ou para correção de problemas visuais, é muito importante procurar um médico antes. Existem algumas situações como secura ou, até mesmo, o formato dos olhos que precisam ser avaliadas, a fim de evitar qualquer transtorno.

Dito isso, entre os problemas de visão que podem ser resolvidos com o uso das lentes, encontram-se os seguintes:

Miopia

A miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Pessoas que sofrem com essa condição necessitam de lentes ou de óculos para ver objetos que estão distantes. As lentes de contato que corrigem a miopia são mais finas no centro do que nas bordas. Dessa forma, a luz é melhor direcionada para a retina.

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, indivíduos com hipermetropia apresentam dificuldade para ver objetos que estão perto. Para corrigir esse problema, as lentes devem ser mais finas nas bordas e grossas no centro.

Astigmatismo

O astigmatismo faz com que a pessoa tenha uma visão embaçada, principalmente nas bordas. Isso acontece devido a uma alteração na córnea que faz com que a retina receba a imagem em vários focos. Até um tempo atrás não havia lentes de contato para astigmatismo. No entanto, hoje em dia, existem lentes específicas com formato cilíndrico que compensam a irregularidade da córnea. São também conhecidas como lentes tóricas.

Existem restrições ao uso de lentes de contato?

Por menores que sejam, existem algumas situações em que é preciso dar mais atenção às lentes. Não que elas sejam uma restrição, mas exigem um cuidado maior. Nesse sentido, profissionais que manipulam poeira, giz ou produtos químicos podem ter dificuldades com elas.

Grávidas também podem apresentar desconforto com o uso das lentes devido às alterações hormonais. A lágrima exerce um papel importante na lubrificação dos olhos e, durante a gravidez, pode ocorrer aumento de gordura e diminuição de água nessa região. Esse desequilíbrio pode causar uma condição chamada de olho seco e trazer incômodo.

Essas situações exigem um acompanhamento com o oftalmologista para que ele oriente corretamente e encontre a melhor solução para o problema.

Quem pode usar lentes de contato?

Como falamos, qualquer pessoa pode usar. As lentes podem ser usadas para correção, com uso de grau, e também por quem deseja apenas mudar a cor dos olhos. As vantagens delas vão muito além da parte estética — são confortáveis, não atrapalham a rotina e ainda melhoram o campo de visão.

Muitas vezes, as dúvidas sobre quem pode usar lentes de contato estão relacionadas à idade. Por isso, é válido ressaltar que lentes de contato podem ser usadas até mesmo por crianças, desde que os pais percebam que elas podem manter os cuidados necessários. Talvez as lentes diárias podem ser aliadas aqui.

Qual o tempo adequado para a troca das lentes?

A troca das lentes depende muito do material, do modelo e das individualidades de cada olho. Mas o ideal é sempre seguir as especificações do fabricante das lentes. Cada modelo é feito pensando em um tempo exato de validade — que pode variar de um dia até um ano.

Por questões financeiras ou por esquecimento, muitas pessoas acabam passando o prazo de vencimento das lentes, porém isso não é recomendado. Defina com seu oftalmologista qual a melhor opção para você e respeite os prazos indicados pelo fabricante. Passar o prazo estipulado pelo fabricante pode trazer sérios problemas à saúde dos seus olhos.

Então, em resumo, todos podem usar lentes de contato. As lentes vieram para facilitar seu dia a dia, principalmente para quem não gosta dos óculos de grau.

Precisa de um lugar de confiança para comprar suas lentes? Visite o nosso site! A e-lens trabalha com as melhores marcas de lentes de contato e tem uma grande variedade de modelos para você!

Artigos Relacionados