17 Oct Catarata: conheça os sintomas, causas e tratamento
Você sabe o que é e quais são os sintomas da catarata? Poder enxergar e perceber o mundo que nos cerca com riqueza de cores, nitidez e detalhes é, certamente, uma de nossas habilidades mais importantes, não é mesmo?
Por isso, perder a visão — completa ou parcialmente — está entre os maiores medos do ser humano e é por isso que, a cada dia, cresce a preocupação e a conscientização sobre as doenças oculares, principalmente no que diz respeito à catarata.
Além dos sintomas, ainda existem várias questões acerca dessa doença. As pessoas geralmente pesquisam se existe mais de um tipo e como é possível se prevenir. Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura deste post e descubra as respostas!
Conteúdo
O que é catarata, afinal?
A catarata é caracterizada pela perda na transparência de uma estrutura ocular chamada cristalino — que também é conhecida como a lente natural do olho humano.
A palavra “catarata” tem origem do termo grego “katarhaktes“, que significa “queda d’água”, e foi empregado pelos médicos de antigamente porque, ao fazerem exames nos pacientes, eles viam como se um véu de água leitosa e opaca tivesse caído sobre o cristalino dessas pessoas.
Uma das principais causas de cegueira no mundo, ela é uma doença considerada progressiva, ou seja, sua evolução é lenta e, na maioria dos casos, está associada ao envelhecimento. A boa notícia é que quase todos os portadores dessa comorbidade podem ser curados por meio de uma cirurgia — mesmo aqueles casos considerados mais graves.
Quais são os sintomas da catarata?
No início, a catarata pode ser assintomática — ou seja, não apresentar qualquer tipo de sintoma — e progredir conforme as proteínas do cristalino se aglutinarem umas com as outras e, com isso, causar a opacidade dessa estrutura.
Os sinais de alerta mais comuns para essa doença são:
- diplopia — visão dupla;
- visão embaçada ou desfocada;
- fotofobia, que é a dor ou incômodo ao olhar para a luz;
- alteração da percepção das cores onde, geralmente, as maiores queixas são com relação ao “amarelamento” dos tons;
- mudança frequente dos erros refrativos, ou seja, o paciente precisa mudar muitas vezes o grau dos óculos.
Quais são as causas da doença?
As causas da catarata são diversas, uma vez que a doença se subdivide em vários tipos. A catarata senil é a forma mais comum, que ocorre conforme o envelhecimento da estrutura do cristalino, geralmente após os 65 anos de idade.
Os fatores de risco mais importantes são:
- diabetes;
- tabagismo;
- utilização em excesso e prolongada de colírios à base de corticoides;
- hipertensão;
- obesidade;
- alcoolismo;
- histórico da doença na família;
- exposição excessiva dos olhos aos raios ultravioletas.
Existe também a catarata congênita, que ocorre logo no nascimento ou durante os primeiros 6 meses de vida do bebê. Geralmente, ela é causada por alguma infecção durante os três primeiros meses de gestação e a rubéola é a principal delas.
Além disso, traumas nos olhos também podem provocar a doença, que é chamada de Catarata Traumática. Ela pode aparecer em qualquer idade e decorre, conforme já dito, de traumatismos penetrantes ou contusos — em que há apenas a transferência de energia. Algumas cirurgias oculares também podem causar esse tipo de catarata.
Quais são os tratamentos disponíveis?
A cirurgia é o único tratamento capaz de erradicar completamente a doença. Ela é feita a partir da retirada do cristalino e da implantação de uma lente intraocular no lugar dele para substituir as funções da estrutura comprometida. A melhora da acuidade visual é percebida logo nos primeiros dias, mas a restauração completa da visão acontece em até 8 semanas.
E aí, gostou de saber mais sobre os sintomas da catarata, seus subtipos e tratamentos? Quer continuar a aprender sobre o assunto? Então aproveite e confira outras 6 doenças oculares e como se cuidar delas.
Sem comentários