Facebook Pixel e-lens | Vista cansada: entenda a presbiopia

Vista cansada: entenda a presbiopia

Vista cansada

Vista cansada: entenda a presbiopia

Chega um momento da vida que todos ficam com a vista cansada, com dificuldade para enxergar coisas de perto. O que exatamente é este problema ocular chamado presbiopia e quais são seus sintomas?

Conteúdo

O que é presbiopia?

Em idade avançada, fica cada vez mais difícil focalizar objetos muito próximos. A vista cansada começa por volta dos 40 anos de idade e atinge, em algum grau, praticamente todas as pessoas até os 50 anos.

O que causa vista cansada?

Vista cansada é natural com o envelhecimento do corpo. O cristalino dos olhos humanos, estrutura semelhante a uma lente, tem o trabalho de focalizar imagens, especialmente ao ver algo próximo. Com o passar do tempo, os músculos ciliares perdem eficiência e o cristalino não consegue mais focalizar bem de perto.

Quais fatores favorecem?

O principal fator é mesmo a idade, já que é um processo natural do envelhecimento, mas outros fatores podem favorecer o aparecimento precoce da presbiopia. Alguns deles são condições de saúde, como diabetes, anemia e esclerose múltipla, e medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos. Além disso, mulheres, pessoas com dietas desbalanceadas e pacientes que já fizeram alguma cirurgia intraocular são mais suscetíveis a desenvolver vista cansada precocemente.

Quais são os sintomas?

Alguns dos sintomas da presbiopia são a dificuldade em enxergar imagens e textos pequenos, dores de cabeça ou fadiga após ler de perto, visão borrada ao ler textos em distância normal, necessidade de mais luz para ler de perto e precisar afastar dos olhos o que está lendo. É importante procurar um oftalmologista o mais rápido possível ao perceber que esses sintomas estão atrapalhando sua rotina diária.

Qual é o tratamento?

Os possíveis métodos de tratamento indicado para compensar a dificuldade de focalizar de perto são os velhos conhecidos óculos e as práticas lentes de contato. Há também a cirurgia refrativa para corrigir o problema ocular. Uma avaliação médica dirá o que é mais indicado para o seu caso.

Consulte um oftalmologista regularmente e adquira suas lentes de contato para presbiopia em www.e-lens.com.br.

Fonte: Centro Especializado da Visão