Facebook Pixel Baixa visão: ações sociais levam visão saudável para todos – e-lens

Baixa visão: ações sociais levam visão saudável para todos

Baixa visão: ações sociais levam visão saudável para todos

Você sabia que a baixa visão é a deficiência mais comum do mundo? A visão saudável é um direito de todos. O programa See Change acredita nisso e vem transformando a vida de milhões de pessoas com a melhoria de visão.

A baixa visão é consequência da falta de conscientização e de acesso aos profissionais da área da saúde visual. Índia e China são alguns dos países com o maior número de pessoas que precisam de correção visual.

O programa See Change tem iniciativas sociais em quatro continentes. Só nos últimos 3 anos, mais de 4 milhões de pessoas receberam acesso a cuidados com a visão.

O programa See Change combate a baixa visão em 4 continentes

O projeto chamado 2.5 New Vision Generation levou acesso à saúde visual até as zonas rurais da Índia e os conglomerados fabris na China, onde milhares de funcionários de chão de fábrica não possuem acesso à assistência médica.

Pesquisas realizadas pelo Vision Impact Institute mostram que 30% das crianças têm problemas de visão, que podem impactar negativamente a saúde, o desempenho escolar e a integração na sociedade.

Outros dados apontam que 23% dos motoristas sofrem de baixa visão. Por conta disso, 59% dos acidentes de trânsito estão relacionados com a falta de correção visual. Em todo o mundo, 33% da população economicamente ativa tem problemas de visão que afetam a produtividade. Mundialmente, 2.5 bilhões de pessoas têm problemas de visão não corrigidos.

O combate à baixa visão no Brasil

O Instituto Ver & Viver é uma associação sem fins lucrativos responsável por implantar o projeto 2.5 New Vision Generation no Brasil. Através de campanhas que percorrem o país, o Instituto forma parcerias para levar consultas oftalmológicas de maneira inovadora. A missão é levar atendimento especializado para o maior número possível dos mais de 30 milhões de brasileiros que ainda precisam de correção visual e não possuem acesso.

Outro programa operacionalizado pelo Instituto é o Embaixador da Visão. Profissionais especializados voluntariam-se para levar acesso à correção visual e transformar a vida de pessoas e comunidades.

No YouTube, o Instituto Ver & Viver publica webséries e conteúdos que mostram os bastidores do combate contra a baixa visão em todo o território nacional.