Facebook Pixel e-lens | Astigmatismo se trata logo. Porque sua vida merece foco.

Astigmatismo se trata logo. Porque sua vida merece foco.

Astigmatismo se trata logo. Porque sua vida merece foco.

Se você vê desfocado quando está lendo, percebe a visão borrada, distorcida ou dupla, pode ser astigmatismo. Mas fique tranquilo porque você não é o único. O astigmatismo é um problema muito comum.

Astigmatismo

Ele acontece porque a imagem se forma em vários focos, em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa, no caso de quem tem astigmatismo ela é mais ovalada, isto faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

Para as pessoas com este problema, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

A origem do astigmatismo é hereditária e pode ocorrer junto com a miopia ou hipermetropia. Mas, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelas milhares de piscadas diárias, ele também pode se desenvolver ao longo dos anos.

Sintomas mais comuns do Astigmatismo.

  • Não conseguir ler letras pequenas
  • Dificuldade de leitura
  • Visão dupla
  • Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)

 

No caso das crianças:

  • Dificuldade com foco em palavras e linhas impressas
  • Tensão do olho
  • Olhos cansados
  • Dores de cabeça

 

É particularmente importante lembrar que bebês e crianças com problemas de visão podem não perceber o problema. Afinal, elas podem nunca ter visto o mundo em foco. É fundamental fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalomologista no primeiro ano de vida. Neste período, muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas, sendo algumas com medidas simples como uso de tampão.

Astigmatismo teste visual

Como tratar o Astigmatismo.

A qualidade da visão pode atrapalhar a qualidade de vida, por isso é muito importante procurar um oftalmologista sempre que perceber qualquer dificuldade. É possível corrigir com lentes de contato e óculos com lente tórica ou cilíndrica, que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único. E, em casos mais graves, é possível também recorrer à cirurgia.

Dicas de lentes de contato para Astigmatismo

Para uma correção adequada do astigmatismo, suas lentes de contato não podem rodar ou mudar de posição (ou quando isso acontecer devem voltar rapidamente a posição inicial). As lentes de contato ACUVUE para astigmatismo conseguem se manter estáveis em seus olhos através de seu exclusivo Desenho de Estabilização Acelerada (DEA). Essa tecnologia permite que sua visão permaneça estável, apesar de você movimentar a cabeça ou os olhos.

As lentes de contato ACUVUE que possuem a tecnologia do Desenho de Estabilização Acelerada (DEA) são:

  • Day Acuvue Moist
  • Acuvue OASYS com Hydraclear PLUS

 

Suas experiências de vida são preciosas demais para serem distorcidas. Então, ao primeiro sinal de Astigmatismo procure um oftalmologista. Melhor do que ninguém ele vai saber indicar o tratamento adequado para a sua idade e estilo de vida.