Facebook Pixel Lente multifocal. De perto ou longe, você sempre em foco - e-lens

Lente Multifocal. De perto ou de longe você sempre com foco.

Lente Multifocal. De perto ou de longe você sempre com foco.

O conceito de lente multifocal tem muito mais a ver com nossa realidade do que imaginamos. Quantas vezes não ouvimos as pessoas nos dizerem: “se você quer ser um bom profissional, precisa de foco”, se você quer ser um aluno preparado, precisa de foco”, “se você conhecer o mundo, precisa de foco”, se você quer ter uma família, precisa de foco.” E por aí vai. Mas o que fazer quando temos vários focos? Nem sempre temos como eliminar um deles, e nesse caso, o ideal é aprender a conviver com equilíbrio e estabelecer prioridades.

Levando isso para o universo da visão, é a mesma coisa. Muitas pessoas depois de uma certa idade passam a precisar de ajuda para enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo. Para isso existem as lentes multifocais, ou progressivas como também são chamadas.

Elas possuem “muitos focos”. São usadas por pessoas próximas ou acima de 40 anos, fase em que a maioria já necessita de óculos para corrigir a presbiopia (dificuldade para focar perto). As lentes multifocais são especiais, e permitem ao usuário enxergar nas mais variadas distâncias através do mesmo par de lentes, dispensando o uso de dois óculos, os famosos óculos “de perto” e os “óculos de longe”.

Lente Multifocal

Como funciona a Lente Multifocal

É muito útil para quem precisa. Por meio de dois ou três campos de visão, a pessoa pode enxergar objetos que estão perto, distâncias medianas e longe. Além disso, esses óculos são feitos de forma que não prejudiquem as atividades normais de seus usuários, pois o local apropriado para ver de perto fica na parte inferior, que é onde fica o foco do olho quando se faz a leitura de um texto, por exemplo.

Assim como a parte para distâncias medianas fica no meio da lente e a para objetos mais distantes, como placas de sinalização e semáforos, na parte superior. Com isso, são respeitados os movimentos naturais dos olhos, sem que nada na visão seja prejudicado. Entretanto, nos primeiros dias em que se estão usando óculos com lentes multifocais, é normal que a pessoa sinta um certo desconforto ou não se adapte bem às progressões dos graus. Todavia, com o passar do tempo, ela notará que essas dificuldades em acertar o local em que a visão será mais adequada irão sumir. Assim, depois de alguns dias ou poucas semanas, o cérebro já estará acostumado com a nova maneira de focar os objetos.

Além disso, os sobressaltos oculares, como passar rapidamente o foco de cima para baixo, ou de baixo para cima, deixarão de ocorrer e haverá uma suavização nos movimentos da visão. O conforto e a praticidade que esses acessórios corretivos de visão oferecem, valem o investimento.

Lente Multifocal: o que é?

Algumas dicas para você tirar de letra a adaptação da Lente Multifocal

  1. Tem que tentar, insistir, tentar mais e insistir de novo. Se desistir na primeira tentativa, nunca vai usar o multifocal. Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa e de lente para lente.
  2. No começo algumas atividades vão ser mais difíceis, por exemplo, descer escada, manobrar o carro na garagem. Tente evitá-las nos primeiros dias.
  3. É um óculos novo. E como todo aparelho novo tem que aprender a usar. Por isso é importante mexer os olhos e não a cabeça, manter o óculos bem posicionado no rosto.
  4. O tamanho da armação, mais precisamente a sua altura é importante. Se você optar por uma armação pequena (14mm) tenha certeza a lente será adequada. Caso contrário a adaptação pode ser bem complicada.

Lente Multifocal é mais foco para os seus focos.

Se você precisar de uma, já viu que não é um bicho de sete cabeças, não é? Consulte seu oftalmologista para poder enxergar direitinho e ficar tranquilo para focar no que é importante para você: a sua qualidade de vida!

Artigos Relacionados