Facebook Pixel Crianças podem usar lentes de contato? – e-lens

Crianças podem usar lentes de contato?

Crianças podem usar lentes de contato?

As lentes de contato proporcionam mais conforto e liberdade do que os óculos para a maioria das pessoas. Mas elas também exigem mais responsabilidade quanto aos cuidados no uso e nos procedimentos de limpeza. Por esse motivo, muitos pais ficam na dúvida se as crianças podem usar lentes de contato, principalmente quando seu filho que trocar os óculos por elas.

Para as crianças, as lentes de contato oferecem muitas vantagens, pois proporcionam mais liberdade para brincar e participar de atividades esportivas, como as aulas de educação física, sem a preocupação de derrubar ou quebrar os óculos.

Crianças podem usar lentes de contato

Crianças podem usar lentes de contato: qual a idade mínima?

A hora certa para uma criança começar a usar lentes de contato não está relacionada exatamente com a idade, mas com a capacidade de cuidar das lentes com responsabilidade.

Como não existe uma idade mínima recomendada para que a criança troque os óculos pelas lentes de contato, cabe aos pais, juntamente com o oftalmologista, decidirem se ela está pronta para assumir esta responsabilidade.

As lentes de contato de descarte diário podem ajudar a suavizar toda essa responsabilidade. Como elas necessitam de menos cuidados com assepsia e armazenamento, podem facilitar a adaptação de crianças e adolescentes ao uso seguro das lentes.

Como saber se seu filho está pronto para usar lentes de contato

Antes de marcar a consulta com o oftalmologista, avalie o comportamento do seu filho conforme alguns critérios que ajudam a definir a capacidade para usar lentes de contato.

Leve em consideração a maturidade e a motivação do seu filho quanto aos cuidados com as lentes, pois elas exigem um pouco mais de esforço do que os óculos. Para saber se o seu filho consegue assumir esta responsabilidade, pense no seu comportamento em relação às tarefas que são designadas a ele, como lembrar-se sozinho de fazer a lição de casa.

Será necessário tirar as lentes de contato todos os dias, e realizar a limpeza, se não forem usadas lentes de descarte diário. Reflita sobre a capacidade do seu filho para colocar e retirar as lentes todos os dias sozinho, mesmo se estiver cansado.

Com estas respostas, o médico oftalmologista poderá indicar o tipo de lentes de contato que é melhor para o seu filho, com base no seu problema de visão e no seu estilo de vida.

Não subestime a capacidade do seu filho

Essas considerações são importantes para decidir se o seu filho pode usar lentes de contato. Mas é importante lembrar que as crianças podem superar as expectativas quanto à responsabilidade no uso das lentes. Muitas vezes, a motivação para os cuidados com as lentes surge da possibilidade de realizar as suas atividades com mais liberdade e conforto.

E também já foi comprovado por um estudo na Universidade de Ohio que crianças a partir dos 8 anos de idade já possuem maturidade suficiente para cuidar das lentes de contato sozinhas1.

Ajudando o seu filho a iniciar o uso das lentes de contato

Toda nova atividade requer um período de adaptação, que precisa de mais motivação e apoio. E começar a usar lentes de contato pode ser um desafio para o seu filho, que será mais fácil vencer contando com a sua ajuda.

O oftalmologista pode ensinar o seu filho a colocar e retirar as lentes e também os procedimentos de limpeza. Mas é importante que você o acompanhe nas primeiras vezes, para encorajar e também para confirmar se ele está fazendo tudo corretamente.

Dessa forma, você garante a saúde ocular do seu filho, sabendo que ele está ganhando mais liberdade de movimento, confiança e qualidade de vida.

1 – o estudo citado é o seguinte: Walline JJ et al CLIP Study group. Contact lenses in Pediatrics (CLIP) Study: chair time and ocular health. Optom and Vis Sci 2007; 84:896-902.

Artigos Relacionados