Facebook Pixel e-lens | Lentes de contato para criança: saiba tudo sobre esse assunto

Lentes de contato para criança: saiba tudo sobre esse assunto

Lentes de contato para criança: saiba tudo sobre esse assunto

Ainda existem muitas dúvidas a respeito do uso de lentes de contato para crianças, afinal, as lentes precisam de cuidados especiais no dia a dia, algo que as crianças não se atentam muito.

É muito comum vermos crianças, já na primeira infância, usando óculos de grau. Objeto que pode tirar a liberdade de correr, praticar esportes ou realizar tarefas que exigem movimento. Contudo, mesmo com todos os empecilhos, é muito difícil os responsáveis procurarem outro tipo de correção visual, como as lentes de contato.

Se você, assim como a grande maioria dos pais, tem essa certa insegurança quando o assunto é lentes de contato para crianças, confira os esclarecimentos do o Dr. Lucas Farias Fazzion, médico oftalmologista na clínica Jallad & Fazzion Oftalmologia, em São Paulo.

Conteúdo

Qual a idade certa para uma criança realizar a primeira consulta no oftalmologista?

A   Academia Americana de Pediatria recomenda a primeira consulta Oftalmológica antes dos 6 Meses de idade (mesmo que não haja queixa alguma). E depois disso anualmente (pois os olhos e a via óptica estão continuamente, até os 8 anos de idade, em processo de maturação e qualquer desequilíbrio nos estímulos visuais nesse período pode acarretar perda irreversível de Visão). 

O exame oftalmológico vai ganhando maior detalhamento conforme a criança vai crescendo e se tornando colaborativa, porém mesmo em crianças pequenas um oftalmologista experiente é capaz de extrair muita informação relevante.

A partir de quantos anos uma criança pode começar a usar lentes de contato?

Não existe idade certa para iniciar o uso de lentes de contato, é muito variável de acordo com o diagnóstico, necessidade, responsabilidade e aderência do paciente.

Já tive alguns casos bem sucedidos de adaptação de lente de contato em paciente com 8 anos de idade. Mas a maioria das crianças (e dos pais) só preenche os quesitos necessários após os 12 anos.

Quais os benefícios que as lentes de contato trazem para as crianças?

Os benefícios principais são independência do óculos para atividades esportivas, redução da exposição aos raios UV (cumulativa ao longa da vida) e melhora da acuidade visual em pacientes com irregularidades corneanas (onde os óculos corrigem apenas parcialmente).

Quais os principais cuidados que as crianças precisam ter com o uso das lentes de contato?

Entre os cuidados básicos orientados e fiscalizados por um oftalmologista experiente estão: Higiene adequada, utilização de estojo e solução adequados ao tipo da lente, período de utilização e respeito a recomendação de durabilidade especificado pelo fabricante.

Concluímos que é possível as crianças usarem lentes de contato, independente da idade, isso vai depender da aderência do paciente. Além disso, não se deve procrastinar as visitas ao oftalmologistas, já que “o acompanhamento oftalmológico é fundamental para a prevenção de complicações da superfície ocular”, destaca o Dr. Lucas.

Dito isso, confira todos os nossos tipos de lentes de contato para correção visual dos pequenos, afinal, a liberdade de movimentar-se com elas vai fazer qualquer criança mais feliz!