Facebook Pixel Lentes para miopia: saiba se você deve usá-las – e-lens Blog

Lentes para miopia: saiba se você deve usá-las

Lentes para miopia: saiba se você deve usá-las

Lentes para miopia: saiba se você deve usá-las

Você deve conhecer alguém que não consegue reconhecer pessoas de longe ou ler placas na estrada sem óculos. Muito provavelmente essa pessoa tem miopia, dificuldade para enxergar de longe, e precisa estar sempre com seus óculos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que existem cerca de 1 bilhão de míopes no mundo. Além da genética, o estilo de vida e o constante uso de telas contribuem para uma provável epidemia.

Muita gente no mundo precisa de correção visual, muitas delas nem sabem disso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas têm miopia, por exemplo.

A miopia, um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas recorrem aos óculos ou lentes de contato, deixa a visão embaçada e sem foco. Geralmente é hereditária e os primeiros sinais aparecem na infância, podendo ser diagnosticada entre os 8 e 12 anos.

Saiba mais sobre esse problema visual e como as lentes para miopia podem oferecer uma qualidade de vida melhor.

Lentes para miopia: saiba se você deve usá-las

O que é a miopia?

Como dissemos, o diagnóstico da miopia muitas vezes acontece na infância. Nessa idade começam a surgir problemas no aprendizado por não conseguirem visualizar o quadro com nitidez. 

Ao longo dos anos os graus podem variar conforme os olhos se desenvolvem, até ficarem mais estáveis na fase adulta.

Atualmente, acredita-se que o uso excessivo de telas por crianças pode aumentar as chances delas desenvolverem miopia mais cedo. Isso porque elas acabam condicionando os olhos a ver objetos mais de perto, durante essa fase de desenvolvimento.

Para entender melhor, como funciona a miopia, vamos antes explicar como a imagem é formada no olho.

Como funciona o globo ocular

Primeiro, é importante saber algumas partes do globo ocular que permitem que a gente enxergue os objetos corretamente:

  • córnea: uma camada translúcida que permite a passagem de luz na parte da frente do olho
  • iris: é a parte colorida do olho, que regula a quantidade de luz através da dilatação e contração da pupila.
  • cristalino: funciona como uma lente que faz com que a luz incida diretamente na retina. É assim que se forma uma imagem nítida do que está sendo visto
  • retina: onde as luz deve chegar para formar imagens nítidas, fica na parte de trás dos olhos.

Quando acontece a miopia?

Assim, a miopia acontece quando alguém:

  • tem o globo ocular mais alongado que o normal;
  • a córnea mais curva em relação ao comprimento; ou
  • cristalino mais grosso. 

Com isso, ao ver um objeto distante, a luz é focada antes da retina, formando uma imagem embaçada e sem nitidez.

A miopia costuma ser influenciada por fatores genéticos e têm níveis variados de gravidade. Para quem tem baixa miopia, por exemplo, é possível que o grau estabilize na fase adulta, após os 21 anos.

Já quem tem alta miopia leva mais tempo para o grau estabilizar, e deve tomar mais cuidados pois ela pode estar relacionada a outros problemas de visão como o glaucoma e a catarata.

Esse erro de refração pode ser facilmente diagnosticado e corrigido. Por isso, é essencial procurar um médico oftalmologista caso você perceba que está com dificuldade para enxergar a distância. Esse profissional vai indicar e acompanhar o tratamento para você ter uma vida melhor.

Como corrigir a miopia?

Existem algumas formas de corrigir a miopia, por isso, se você foi diagnosticado como míope, não precisa se preocupar. É possível ter uma visão nítida e uma vida normal mesmo com esse diagnóstico.

A forma mais comum de corrigir a miopia é através do uso de óculos de grau. Mas se você não gosta de usar esse acessório, é possível adotar as lentes de contato para miopia, uma opção mais prática para o dia a dia.

Também é possível fazer uma cirurgia para a correção desse erro de refração, mas é necessário conversar com seu médico e um cirurgião para saber mais sobre o procedimento.

O que são e como funcionam as lentes para miopia?

As lentes de contato são colocadas direto sobre os olhos para corrigir diversos problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Esses dispositivos de correção ficam sobre a córnea na película lacrimal e funcionam de forma bem parecida com as lentes de óculos, refratando a luz para que a visão fique nítida.

Existem diversos tipos de lentes de contato, com materiais e indicações variadas, que atendem muitos problemas de visão.

As lentes para miopia tem o formato côncavo, ou seja, são mais grossas nas bordas e finas no centro. Assim, focalizam a luz no local correto e corrigir o erro de refração.

Essas lentes podem ser rígidas, com material menos maleável, ou gelatinosas, que são as mais usadas atualmente por serem mais finas e flexíveis, proporcionando maior conforto para o usuário.

Com mais hidratação, as lentes gelatinosas são mais lubrificadas, permitindo que os olhos não fiquem secos durante o uso.

Lentes para miopia

Como usar lentes para miopia corretamente?

As lentes de contato para miopia facilitam a vida de quem não gosta ou não quer usar óculos o tempo todo. Existem diversas opções de lentes com tecnologia avançada que acabam tornando o processo de adaptação mais simples.

Mas é preciso ter alguns cuidados para que as lentes ofereçam conforto por mais tempo e não causem irritações ou infecções nos olhos.

Na hora de escolher as suas lentes para miopia é preciso levar em consideração seus hábitos e estilo de vida para decidir o tipo de lente pela frequência de descarte.

Você pode encontrar opções de descarte diário, que não exigem limpeza e são jogadas fora ao fim do dia e, por isso, são uma ótima opção para quem não tem tempo de fazer a higienização das lentes.

As lentes de descarte quinzenal, mensal ou bimestral tem um bom custo benefício, porque oferecem muito conforto e podem ser usadas por mais tempo, tendo que ser retiradas apenas para dormir. Mas é preciso fazer a limpeza correta dessa opção de lentes todos os dias.

As lentes anuais também exigem esse cuidado de limpeza, mas duram muito mais tempo por serem mais resistentes. Você pode usar essas lentes de contato para miopia durante todo o ano, sempre retirando no fim do dia.

Agora que você já entendeu o que é miopia e como funcionam as lentes de contato, já deve ter ficado claro como essa é uma opção prática para corrigir a visão. 

Converse com seu oftalmologista sobre as diversas opções de lentes e escolha a que faz mais sentido para você!