Facebook Pixel e-lens | O que é a lente de contato tórica? Saiba aqui!

O que é a lente de contato tórica? Saiba aqui!

O que é a lente de contato tórica? Saiba aqui!

Muitas pessoas que usam óculos devido a algum problema de visão desejam trocá-los por uma alternativa de correção visual mais prática e confortável, mas ficam sem saber qual é a opção mais adequada. Para quem tem astigmatismo, a lente de contato tórica é a ideal.

Contudo, saiba que há diferentes modelos, feitos com materiais e tecnologias variados. Portanto, é fundamental entender o que cada alternativa tem a oferecer para encontrar aquela que melhor atenda às suas preferências e necessidades visuais.

Neste post você vai descobrir o que é o astigmatismo e saber mais sobre a lente de contato tórica. Acompanhe!

Conteúdo

O que é astigmatismo?

Associado ou não à miopia e hipermetropia, o astigmatismo é um problema causado por irregularidade na curvatura da córnea. Devido à deformação na camada transparente do olho, a vista fica embaçada, o que gera cansaço ocular e dores de cabeça.

Isso acontece porque, em vez dos raios de luz focarem em uma área específica da retina, eles atingem diferentes regiões. Desse modo, a nitidez das imagens é comprometida. O astigmatismo pode ser congênito ou aparecer ao longo da vida, por conta de traumas oculares, doenças como a diabetes ou a velhice.

Ele se distingue da miopia e da hipermetropia, que é a dificuldade para enxergar longe e perto, respectivamente. Além disso, difere-se da presbiopia, que é uma alteração relacionada ao envelhecimento do globo ocular que diminui progressivamente a capacidade de focar as imagens com nitidez.

O que é lente de contato tórica?

Como já foi dito, a lente de contato tórica é indicada para tratar o astigmatismo. O produto se diferencia dos outros modelos de correção visual por ter forma peculiar. Enquanto as demais opções têm superfície esférica, tal alternativa se parece com a geometria de um donut, isto é, tem curvatura acentuada ou irregular.

Esse tipo de lente é capaz de criar potências de refração variadas, que aumentam ou reduzem de maneira progressiva conforme se movimentam pelo produto. Além disso, gera potências de focagem tanto na posição vertical quanto na horizontal. Dessa forma, a vista embaçada pode ser perfeitamente corrigida com o uso da lente tórica.

Quais são as características das lentes tóricas?

A lente de contato tórica pode ser gelatinosa ou confeccionada em hidrogel e silicone hidrogel, entre outras opções. Tais materiais são conhecidos por proporcionar um excelente conforto quando entram em contato com a superfície ocular.

Flexíveis e de fina espessura, essas alternativas contêm bastante água em seu interior. Outro benefício das lentes tóricas é que elas permitem melhor oxigenação da córnea. Quanto mais atual, mais confortável é o produto, já que garante melhor hidratação na região do globo ocular.

É importante ressaltar que a lente de contato tórica só pode ser utilizada com autorização médica. O oftalmologista deve examinar o problema de visão e indicar a alternativa mais apropriada para solucioná-lo. As orientações do especialista precisam ser seguidas à risca para garantir a saúde dos olhos.

Quais modelos de lentes tóricas são oferecidos pelas empresas especializadas?

Ao buscar uma lente de contato tórica, é importante adquiri-la em uma empresa especializada em comercializar alternativas de correção visual de excelente qualidade. Afinal de contas, o produto deve ser preciso para garantir uma visão perfeita.

Há diferentes e ótimas alternativas no mercado que suprem perfeitamente às necessidades de quem tem astigmatismo. Um exemplo é a 1-Day Acuvue Moist para astigmatismo — associado ou não à miopia e hipermetropia. De descarte diário, o produto feito em silicone hidrogel foi desenvolvido com tecnologia que ajuda a manter a umectabilidade da córnea.

A Biofinity Toric também está entre as lentes tóricas mais procuradas do mercado. Naturalmente umectado e confeccionado em silicone hidrogel, o produto deve ser trocado mensalmente e é indicado para corrigir astigmatismo associado ou não a outros problemas de visão.

Agora você sabe o que é uma lente de contato tórica, quais são suas características e alguns dos modelos preferidos do público. Além de corrigir erros de refração, o produto proporciona conforto, liberdade e praticidade no dia a dia. Consulte o seu médico para adquirir a melhor opção!

Quer conhecer uma variedade de modelos de lentes de contato? Então acesse o site da e-lens para encontrar a alternativa mais apropriada para você!