Facebook Pixel Saiba como proteger os olhos de uma vez por outras! – e-lens

Saiba como proteger os olhos de uma vez por outras!

Saiba como proteger os olhos de uma vez por outras!

O verão é a estação preferida de muita gente. Afinal, é a época perfeita para aproveitar a praia, a piscina ou mesmo fazer um passeio tranquilo no parque. Mas esse também é o período em que devemos proteger os olhos do seu principal vilão: os raios ultravioleta.

A radiação solar pode ocasionar sérios problemas de visão. Logo, é preciso tomar cuidado ao se expor ao sol. Neste post, entenda quais são as ameaças e os problemas que atingem o globo ocular e como ficar em dia com a saúde dos olhos na época mais quente do ano!

Quais as principais ameaças aos olhos?

Os agentes externos são uma ameaça à saúde dos olhos. A poluição, por exemplo, prejudica a vista quando as substâncias presentes no ar entram em contato com a superfície ocular. É preciso, também, tomar cuidado com a poeira.

O que podemos dizer, então, do clima seco? A falta de umidade é a causa do ressecamento nos olhos em muitas pessoas. Em decorrência da ausência de conteúdo lacrimal, o problema gera incômodos e pode ser a porta de entrada para outras alterações na visão.

Até mesmo a luz artificial de aparelhos como o celular, o computador e a televisão pode comprometer os nossos olhos, se usados excessivamente. No entanto, em especial no verão, os cuidados com a exposição ao sol é que devem ser redobrados, pois o contato indevido com os raios solares causa problemas sérios ao globo ocular.

Quais problemas afetam a visão no verão?

Particularmente no verão, diversas doenças podem atingir a região ocular por causa da falta de cuidados com os olhos. A ceratite está entre as alterações mais comuns em épocas de temperaturas elevadas. Trata-se de uma inflamação na córnea, camada transparente que recobre o globo ocular.

Nessa mesma região, pode haver a formação de pterígio, um tipo de tecido carnoso, o qual muitas vezes prejudica a visão. O avanço da catarata, que torna a vista opaca parcial ou totalmente, também está relacionado à exposição à luz solar.

Até mesmo problemas na retina, membrana localizada no interior dos olhos, podem aparecer e afetar a vista para sempre. Um exemplo é a degeneração macular, que atinge as pessoas idosas. Inclusive, a progressão da doença leva à cegueira.

Quem adora praia ou piscina deve proteger os olhos da conjuntivite, que pode ser viral ou provocada devido à exposição frequente ao sol sem proteção. Nesse último caso, a inflamação ocasiona ressecamento e queimaduras na região, o que resulta em dor e aversão à luz.

Como proteger os olhos na estação mais quente do ano?

A seguir, confira dicas para você ficar em dia com a saúde ocular durante o verão!

Use óculos com proteção

A primeira dica para proteger os olhos no verão é usar óculos escuros. Inclusive, é importante optar por modelos que não deixem a luz entrar pelas laterais. Mas saiba que o dispositivo, por si só, é incapaz de eliminar os perigos provocados pelos raios solares. É preciso, portanto, que ele tenha filtro contra a radiação ultravioleta.

Lave os olhos

A qualquer sinal de irritação, é preciso lavar os olhos com água corrente. Se o problema persistir, o médico deve ser procurado prontamente. O uso de colírio sem receituário é contraindicado.

Em uma situação urgente, use soro fisiológico

Se você sente algum incômodo nos olhos e não pode lavá-los com água de imediato, o soro fisiológico é uma alternativa que pode aliviar o sintoma. Porém, vale lembrar que essa deve ser a sua segunda opção. Caso a solução esteja aberta por algum tempo, há o risco de contaminação por bactérias, ainda que guardada na geladeira.

Mantenha as mãos limpas

Higienizar as mãos é uma recomendação importante não apenas para proteger os olhos, mas a saúde como um todo. Afinal de contas, é comum levarmos os dedos à região ocular ou até mesmo à boca sem que percebamos.

Agora sim você sabe como proteger os olhos durante o verão. Por fim, lembre-se de adquirir óculos solares de procedência, que contenham filtro contra os raios ultravioleta. Em resumo, fuja dos modelos piratas. Não deixe, também, de consultar o oftalmologista regularmente, combinado?

Gostou do post? Então, aproveite para conferir por que olhar para o sol é perigoso!