Facebook Pixel e-lens | Quais são as melhores soluções de limpeza para lentes de contato?

Quais são as melhores soluções de limpeza para lentes de contato?

Quais são as melhores soluções de limpeza para lentes de contato?

“As lentes de contato são uma opção maravilhosa para quem não é amante de óculos de grau, ou gosta de intercalar entre os dois. Confortáveis e práticas, elas oferecem mais liberdade, mas exigem cuidados especiais. E o principal é a higienização com soluções para lentes de contato.

Encontrar as soluções corretas para essa limpeza pode parecer difícil, já que existem muitas opções no mercado. Mas com a indicação correta de um oftalmologista e as informações necessárias, essa tarefa fica mais fácil.

Para manter a saúde ocular é indispensável frequentar o médico oftalmologista, só esse profissional poderá fazer a indicação correta. Também é fundamental estar atento às novidades e escolher a opção correta para limpar suas lentes e evitar sujeiras e atritos com os olhos ao reutilizá-las.

Neste artigo, vamos apresentar alguns tipos de soluções para lentes de contato e como usá-las corretamente no dia a dia!

Conteúdo

O que são soluções para lentes de contato?

Muita gente ainda acredita que a maneira correta de fazer a higienização de lentes é com soro fisiológico. No entanto, esse é um erro que pode provocar problemas visuais. Assim como a água, o soro não foi desenvolvido para esse fim e não tem a capacidade de limpeza necessária.

Para quem usa lentes de contato descartáveis, seja de troca quinzenal, mensal, bimestral ou anual, o correto é utilizar uma solução indicada para isso. As soluções para lentes nada mais são do que líquidos capazes de fazer a limpeza correta desses dispositivos. Esse líquido para lentes de contato promove a desinfeção, garantindo a lubrificação delas.

Ao usar lentes é necessário que os olhos estejam sempre hidratados para garantir maior conforto e também saúde visual. Esses líquidos específicos para isso garantem visão nítida e saudável durante todo o uso das lentes.

Soluções para lentes de contato

Como escolher a melhor solução para lentes?

Caso você seja novo nesse mundo, talvez não saiba ainda que existem diversas opções de soluções para lentes de contato. E, como dissemos acima, a melhor pessoa para indicar o que você precisa é o seu oftalmologista. No entanto, é importante saber o que está disponível no mercado e decidir qual a melhor solução para lentes de contato para você.

Soluções de limpeza

Algumas soluções, em especial as importadas, são exclusivamente para limpeza e nunca devem ser usadas para enxágue. 

Essas soluções usam o peróxido de hidrogênio, substância que limpa e desinfeta as lentes, e não devem ser utilizadas para enxágue, pois podem causar queimaduras químicas na córnea do usuário. 

Preste atenção às embalagens das soluções, as que contam com peróxido de hidrogênio vem com avisos no frasco. Normalmente feitos em uma faixa e uma etiqueta vermelha alertando que não deve ser utilizada para enxágue.

Soluções de limpeza multiuso

As soluções de limpeza multiuso são ideais para limpar, conservar e enxaguar as lentes. São opções práticas para quem quer utilizar apenas um produto.

Esses tipos de soluções para lentes de contato atendem todas as necessidades diárias, possuindo inclusive uma opção para olhos sensíveis. Um bom exemplo de eficácia são marcas populares entre os usuários como Renu Fresh e a Opti-free, que possuem grande êxito na eliminação de uma imensa série de agentes patogênicos oculares, incluindo bactérias e fungos.

Solução conservadora

Agentes para higienização das lentes em fórmulas de produtos multiuso podem provocar incômodo nos usuários. A solução conservadora é ideal para olhos sensíveis, pois além de lubrificar também conserva as lentes de contato. 

Desta forma, soluções para lentes de contato como ClearLens são ótimas opções, pois contêm um poderoso hidratante natural ideal para pessoas com sensibilidade às lentes de contato.

Soluções umidificantes

Como o próprio nome diz, essas soluções são muito úteis para quando estiver sentindo a lente ressecada. Lubrificando com apenas 2 gotas sobre as lentes de contato, seu objetivo é devolver a hidratação, promovendo maior conforto.

Esse produto é muito utilizado para quem trabalha em ambientes com ar-condicionado ou quando o clima está seco, no inverno por exemplo, já que com uma baixa umidade do ar os olhos também costumam sofrer com ressecamento de suas lentes. 

A BioTrue é uma ótima opção, pois, agem como armazenamento e lubrificação de todas as lentes de contato gelatinosas e silicone hidrogel.

Removedor de proteínas

Além dessas opções, existem aquelas com maior eficácia de limpeza que são as soluções para lentes de contato conhecidas como removedor de proteínas. Esses tipos de soluções são muito comuns em lentes de contato de descarte anual, sendo uma opção ideal para quem não gosta de sempre ter que trocar de lentes, como no caso de lentes mensais, semanais, em especial para quem tem dificuldade em se adaptar às lentes rígidas com maior duração.

O modo mais comum para se utilizar esse tipo de limpador de lente de contato é aplicar apenas de 1 a 3 gotas durante o período de tempo necessário de armazenamento das lentes. O mais recomendado é ver esses detalhes na descrição de cada produto para melhor compreensão.

Aqui na e-lens você encontra o Renu 1 Step Removedor De Proteínas 3ml que oferece esse tipo de limpeza.

Como fazer a limpeza das suas lentes de contato

Se você não utiliza lentes diárias, sempre terá que fazer a higienização das suas lentes. O lado bom é que esse processo é bastante simples e logo se torna parte da sua rotina.

Resumidamente, basta você seguir o passo a passo abaixo para usar as soluções para lentes de contato:

  1. No fim do dia, lave as mãos e retire suas lentes
  2. Jogue algumas gotas de solução de limpeza sobre as lentes na sua mão e esfregue com o dedo com cuidado
  3. Enxague as lentes com a solução indicada
  4. Lave também o estojo das lentes, jogando a solução antiga fora e colocando algumas gotas novas para então colocar as lentes no estojo.

Aqui no nosso blog, você também descobre como colocar e retirar as lentes de contato em detalhes.

Na hora da escolha da solução de limpeza para lentes de contato, dê atenção para a recomendação do seu oftalmologista ou a indicada pelo fabricante para seu tipo de lente. Assim você garante a limpeza das suas lentes e uma visão nítida e saudável.

Encontrou a melhor solução de limpeza para lentes de contato para você? Então, confira nossas ofertas.