Facebook Pixel e-lens | Lentes de contato para quem passa muito tempo no celular

Lentes de contato para quem passa muito tempo no celular

Lentes de contato para quem passa muito tempo no celular

Você checa as notificações do celular antes mesmo de sair de cama? Deita para dormir com o celular na mão, olhando as redes sociais? Pois saiba que o uso prolongado de aparelhos eletrônicos causa fadiga visual e é danoso para a visão. No entanto, o lado bom é que hoje existe opções de lente com proteção para luz azul.

Hábitos como esses citado acima precisam ser combatidos. A superexposição à telas digitais causa diversos problemas de visão que podem se tornar muito danosos no futuro. Desde questões simples como dificuldade de focar a visão e dor de cabeça até degeneração macular, doença que provoca a perda de visão. Esses são alguns dos efeitos que esse uso exagerado de aparelhos digitais pode causar.

Para amenizar este problema e deixar seus olhos confortáveis mesmo quando estiver com as lentes, algumas empresas se desafiaram a desenvolver lentes de contato com proteção contra a luz azul, a fim de reduzir este desconforto.

Estas lentes de contato amenizam os problemas de quem passa muito tempo olhando para estas tão famosas telas digitais. Nesse artigo vamos explicar um pouco mais sobre os sintomas dessa exposição e como usar as lentes a seu favor.

Lente proteção luz azul

Conteúdo

Exposição a telas em excesso

É impossível passar o dia sem olhar para telas de celular, computador ou televisão nos dias de hoje. Afinal, estes hábitos já fazem parte de nossas vidas.

O cidadão brasileiro passa em média 5,4  horas por dia em frente ao celular, de acordo com o relatório da plataforma AppAnnie. Todo mundo sabe que muitas das atividades do nosso dia acontecem no aparelho, o problema é que esse comportamento pode causar um aumento na incidência de problemas de visão.

Mesmo quando o trabalho exige que se passe o dia em frente a uma tela de computador, é importante se cuidar. Uma das dicas dos especialistas é descansar a visão por 20 segundos a cada 20 minutos.

O corpo humano é muito inteligente. Somos biologicamente preparados para enxergar, captando luz refletida pelos objetos ao nosso redor e determinar tamanho, distância e movimentação. Mesmo sendo tão inteligente, nossos olhos não foram projetados para resistir às luzes próprias das telas digitais.

Assim sendo, os usuários de eletrônicos acabam por piscar menos e usar menos os músculos relacionados ao globo ocular. Isso causa também dores não apenas nos olhos, mas também na cabeça e no pescoço. Esse problema é conhecido como fadiga visual, ou Síndrome do Usuário de Computador.

Sintomas da exposição a telas

Como falamos acima, a fadiga visual é um dos maiores problemas da superexposição a telas e isso pode evoluir para doenças mais graves. Por isso, conhecer os principais sintomas causados pela luz azul pode ajudar no diagnóstico.

  • olhos vermelhos;
  • irritação;
  • ressecamento dos olhos;
  • coceira;
  • lacrimejamento;
  • sensibilidade à luz.
  • sensação de peso nas pálpebras 
  • dificuldade para focar as imagens;
  • dor de cabeça e enxaqueca.

Outras pistas para desvendar o diagnóstico são as dores lombares e espasmos musculares que também podem ocorrer.

No caso da fadiga visual, todo e qualquer usuário de computador precisa tomar atitudes preventivas e cuidados paliativos. Mas, os cuidados devem ser redobrados se os sintomas específicos citados acima darem sinal, isoladamente ou em conjunto. Se esse for seu caso, o primeiro passo é procurar um oftalmologista. Pode ser uma boa reduzir o tempo de uso das telas, se for possível.

Lentes de contato com proteção contra a luz azul

Embora a tecnologia faça com que o tempo em frente as telas seja maio, ela também traz avanços importantes para a saúde dos olhos.

Um desses avanços é a lente com proteção de luz azul. Acompanhando o crescimento de problemas relacionados a esse uso excessivo de aparelhos digitais, as principais marcas de lentes de contato desenvolveram soluções para amenizar esses efeitos enquanto corrigem problemas visuais. Conheça abaixo algumas dessas lentes.

Lente de contato ULTRA® Bausch + Lomb

A lente de contato ULTRA® da Bausch + Lomb traz a nova tecnologia MoistureSeal®, que permite uma hidratação nunca vista em nenhuma outra lente de contato. Essa tecnologia oferece 95% de hidratação para os olhos por até 16 horas de uso, tornando a visão muito mais confortável mesmo em longos dias em frente às telas.

Essa lente está disponível para pessoas que tem miopia ou hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Lentes de contato ACUVUE Oasys® com Hydraclear Plus®

A tecnologia usada nesta lente é a HYDRACLEAR PLUS®. Seu objetivo é manter a estabilidade da lágrima e a umidade dos olhos, o que diminui a sensação de olhos secos e cansados mesmo quando você passa o dia todo em frente ao celular.

A lente ACUVUE Oasys® com Hydraclear Plus® está disponível para correção de miopia e de hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Também é possível escolher a opção de descarte diário que oferece ainda mais conforto.

Lente de contato Biofinity Evergys

Essa lente  fabricada pela Coopervision foi especialmente desenvolvida para quem passar muitas horas utilizando aparelhos digitais. A lente de contato Biofinity Energys conta com o design exclusivo Digital Zone Optics™, que reduz o cansaço dos músculos que permitem que seu olho enxergue a diferentes distâncias.

Ela também conta com a tecnologia Aquaform® que manter a hidratação dos olhos ao longo do dia

Lente de contato Biofinity Energys

Deu pra perceber que é muito importante manter a lente hidratada, né? Este é o segredo para um conforto contínuo ao longo do dia, mesmo para quem fica exposto pela luz azul das telas. 

Saber que existem lentes com proteção contra a luz azul é uma grande vantagem na hora de escolher o melhor tratamento para um problema de visão. Por isso, lembre-se de comentar sobre essas lentes com o seu oftalmologista na próxima consulta.

E se quiser saber um pouco mais sobre estas lentes que te ajuda a ficar longe destes problemas, aqui você conhece a ACUVUE Oasys® e aqui aprende mais sobre a ULTRA® Bausch + Lomb.