Facebook Pixel Saúde dos olhos: 11 dicas para cuidar da sua visão – e-lens

11 dicas para cuidar da saúde dos olhos

Saúde dos olhos: 11 dicas para cuidar da visão

11 dicas para cuidar da saúde dos olhos

Visão saudável é um requisito importante para qualidade de vida. Afinal, quando não estamos vendo direito ou temos alguma doença nos olhos, todas as áreas da nossa vida são impactadas, por isso cuidar da saúde dos olhos é fundamental.

No entanto, dados mostram que não é todo mundo que consegue cuidar da visão como deveria. Segundo a Organização das Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos 2,2 bilhões de pessoas cegas ou com deficiência visual no mundo e, até 2050 mais da metade da população vai precisar de acompanhamento oftalmológico contínuo, segundo dados do Atlas da Visão 2021 da Vision Loss Expert Group.

Por isso, foi criado o Dia Mundial da Visão, que acontece toda segunda-feira de Outubro, para conscientizar a população da necessidade de estarmos atentos a saúde dos nossos olhos. Aqui na e-lens nós dedicamos todo o mês de Outubro a esta conscientização e você ainda pode aproveitar promoções exclusivas do Mês da Visão.

Esses órgãos tão importantes para manter o nosso contato com o mundo são também sensíveis e estão expostos o tempo inteiro. Por isso, é essencial cuidar deles como cuidamos de qualquer outra parte do nosso corpo.

Normalmente, só procuramos ajuda profissional para os nossos olhos quando reparamos em alguma alteração incomoda, como irritações, terçol, conjuntivite ou alguma dificuldade para enxergar, seja de perto ou de longe.

Existem outros problemas que podem ser assintomáticos, mas com um acompanhamento regular com oftalmologista podem ser diagnosticados e tratados antes de se tornar algo grave, como catarata, glaucoma, degeneração macular ou edema macular diabético, por exemplo.

Como cuidar da saúde dos olhos

O importante é não negligenciar a visão, como muitos costumam fazer. Estar atento a sintomas é imprescindível, mas ter uma rotina de exames vai te deixar tranquilo quanto a saúde dos olhos.

A frequência ideal de exames oftalmológicos é anual, mas uma vez que você for ao seu médico ele irá te orientar sobre quando deve voltar. Esses exames vão identificar se você tem algum erro de refração na sua visão, que dificulte que veja com nitidez de perto ou de longe, por exemplo.

É importante também levar as crianças com menos de 2 anos pelo menos uma vez a uma consulta oftalmológica para ter certeza que está tudo certo no desenvolvimento da visão dela ou se tem algum distúrbio que possa já ser tratado, como a miopia infantil.

Se você já chegou aos 40 anos, é mais importante ainda esse acompanhamento, já que as estruturas oculares também envelhecem e é importante detectar possíveis doenças precocemente. Além dos exames para avaliar dificuldades de visão, o médico pode pedir exames para medir a pressão ocular e avaliar outros aspectos dos olhos.

Já deu pra perceber a importância de cuidar bem dos olhos, certo? Agora vamos falar um pouco de que formas podemos ajudar a manter nossa visão saudável e em dia.

11 dicas para cuidar da saúde dos olhos

1. Pisque com frequência

Pouca gente sabe, mas piscar é essencial para manter os olhos lubrificados e, apesar de fazermos isso inconscientemente, muitas vezes ficamos tão focados em alguma tarefa, principalmente em telas que acabamos diminuindo a frequência com que piscamos.

Por isso, às vezes é importante fazer uma pausa no que estamos fazendo pra garantir que não estamos esquecendo de piscar, já que isso evita coceiras e irritações que acontecem com os olhos ressecados. Ah, e piscar também ajuda a relaxar os olhos e combater a chamada visão de computador

2. Olhe para longe

Na mesma linha, outra coisa que no dia a dia acabamos deixando de lado é o hábito de olhar para longe. Ficamos horas e horas na frente dos nossos computadores ou celulares, muitas vezes em ambientes fechados, mas é importante fazer pausas e focar em um ponto fixo mais distante por um tempo.

Isso vai ajudar a relaxar os olhos e prevenir aquela dor de cabeça que tanto tememos. O ideal é que você faça isso a cada 1 hora e olhe para algo a 40m de distância, mas se não for possível, sempre que se lembrar vá até uma janela e faça esse exercício relaxante.

3. Cuide bem de suas lentes de contato

Cuidados com as lentes de contato

As lentes de contato são práticas e tornam o dia a dia de quem precisa de correção mais confortável, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir um uso correto das lentes. Para cuidados mais simples, invista em lentes de contato diárias, que podem ser descartadas ao fim do dia. Mas se você prefere usar lentes de troca quinzenal, mensal ou anual é fundamental higienizar diariamente as lentes e o estojo com produtos indicados pelo oftalmologista. E lembre-se de sempre lavar as mãos antes de colocar ou retirar-las.

Outro ponto essencial é respeitar o tempo de descarte, fazendo a substituição das lentes na data adequada, ou seja, se for uma lente mensal usar por apenas 1 mês e substituir.

4. Evite coçar os olhos

É algo muito comum coçar os olhos, mas nem todo mundo sabe que é também um hábito que pode prejudicar a saúde da sua visão. Por ser muito sensível, qualquer cisco ou sujeira pode causar irritação, mas esfregar os olhos não vai aliviar a sensação e ainda pode provocar lesões ou até danificar a córnea, causando ceratocone, por exemplo. Além disso, ao coçar os olhos podemos acabar levando até eles bactérias e causar infecções.

5. Use maquiagem com cuidado

Para quem usa maquiagem, a limpeza de todo rosto é muito importante e para a região dos olhos mais ainda. Dormir de maquiagem, por exemplo, causa o acúmulo de substâncias que podem causar irritação ou até inflamações. É importante também se atentar para a validade dos produtos e só usar produtos regulamentados pelos órgãos de saúde. Outra dica é sempre lavar os pincéis de maquiagem para prevenir a transmissão de bactérias.

6. Lave bem o rosto e região dos olhos

Embora seja algo simples, é legal lembrar de todos os dias tirar um tempo para lavar o rosto e realizar a limpeza de sujeiras e secreções dos olhos externamente usando água para evitar acúmulo de impurezas e irritações.

7. Só use colírio com indicação médica

Às vezes recorremos aos colírios para aliviar desconfortos nos olhos, causados por ciscos ou coceiras. Mas o correto é sempre procurar um oftalmologista para saber qual a indicação correta e o que podemos usar para fazer essa limpeza. Isso porque colírio é remédio e só um especialista pode avaliar o que é melhor para você.

8. Não use óculos de outra pessoa

Algumas coisas na vida são individuais, e o óculos de grau é uma delas. As lentes dos óculos são feitas sob medida de acordo com o problema de visão do usuário, então quando colocamos os óculos de outra pessoa acabamos ficando com aquela sensação de tontura que pode culminar numa dor de cabeça indesejada.

9. Invista num óculos de sol com proteção UV

Todo mundo ama ficar ao sol, mas já estamos cansados de saber que os raios ultravioletas podem ser maléficos para nossa pele, o mesmo vale para nossos olhos. Proteger a visão da radiação solar pode prevenir sérios problemas de visão, como a catarata por exemplo.

Então já sabe, né? Escolha um modelo de óculos de sol que combine que você e abuse desse acessório, mesmo nos dias nublados. É importante se atentar a qualidade das lentes dos óculos, normalmente os modelos falsificados não vão fazer essa tarefa.

Invista em um modelo de marcas conhecidas e compre em lojas confiáveis, assim você garante que as lentes irão bloquear os raios UVA e UVB e proteger seus olhos em qualquer estação.

10. Invista em hábitos mais saudáveis

Tenha hábitos saudáveis

A forma como cuidamos do nosso corpo e a qualidade da nossa vida interferem na saúde de todos os órgãos e isso não é diferente quando estamos falando da nossa visão. Pra isso você pode cultivar alguns hábitos que fazem toda a diferença:

  • Durma bem

Que o sono é uma forma de equilibrar todo nosso corpo você já deve saber, e para os olhos ele também é essencial. Dormir de 7 a 8 horas por noite pode evitar que você tenha olhos secos e vermelhidão, isso porque durante o sono os olhos descansam e isso ajuda na hidratação deles.

  • Alimente-se bem

Como a gente se alimenta afeta muitas áreas da nossa vida, já que essa é a principal forma de adquirir os nutrientes necessários pro nosso corpo. Para prevenir doenças oculares e manter a saúde dos olhos, você deve manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas.

Espinafre, couve, cenoura e laranja são alguns destes alimentos que você pode apostar já que eles possuem Carotenóides que ajudam a diminuir a degeneração natural dos olhos. Peixes e ovos também desempenham um papel importante nessa missão.

Além disso, é bom controlar o nível de açúcar já que o excesso dele no sangue pode causar doenças como retinopatia diabética e outras complicações.

  • Pratique atividades físicas

Junto com a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas vão ativar a circulação sanguínea permitindo que nutrientes e oxigênio cheguem mais facilmente ao globo ocular e mantendo a saúde dos olhos.

  • Deixe o cigarro de lado

Esse hábito já devia ter ficado no passado, mas se você ainda não conseguiu se livrar do vício pode estar na hora de procurar ajuda. O cigarro pode provocar danos significativos aos olhos porque as toxinas presentes nele prejudicam toda a circulação sanguínea e isso pode acarretar no desenvolvimento de diversas doenças, como a catarata.

11. Diminua o tempo nas telas ou faça pausas

Já é sabido que quando estamos em frente a telas, seja do computador ou do celular, acabamos piscando menos, o que diminui a lubrificação dos olhos. Então é importante fazer pausas frequentes durante o uso dessas telas para piscar.

Passe menos tempo na telas  

Essas são algumas dicas fáceis de aderir para manter uma visão mais saudável, o que vai melhorar a sua qualidade de vida como um todo. Não esqueça de consultar seu oftalmologista periodicamente para fazer seus exames e ter a orientação adequada para o seu caso. Para saber mais sobre como cuidar das suas lentes de contato, clique aqui para ver essas dicas.