Facebook Pixel e-lens | Problemas de visão: saiba quais são os mais comuns

Problemas de visão: saiba quais são os mais comuns

Problemas de visão: saiba quais são os mais comuns

Os problemas de visão vêm aumentando de forma considerável na população, não apenas entre os mais idosos, mas também afetando crianças e jovens. Por isso, é preciso estar atento a qualquer sinal de dificuldade para enxergar ou desconfortos visuais e procurar um médico oftalmologista para realizar o diagnóstico.

A boa notícia é que a maior parte dos problemas de visão são facilmente tratados e não impactam na qualidade de vida das pessoas. Mas, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor o controle do problema.

Neste artigo apresentaremos os problemas de visão mais comuns, seus sintomas e os tratamentos adequados para cada um deles. Confira!

Conteúdo

Quais são os problemas de visão mais comuns?

problemas de visão

Muita gente acredita que só tem problemas de visão quem utiliza óculos de grau. No entanto, muitas pessoas no mundo podem ter dificuldades em enxergar e nem mesmo perceberem.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a saúde visual, 2,2 bilhões de pessoas no mundo tem algum tipo de deficiência visual ou cegueira. Destas, mais de 1 bilhão de pessoas poderiam ter evitado a deficiência, mas não tiveram acesso ao tratamento adequado para isso.

Além disso, pessoas com dificuldade visual podem ter muitas atividades do dia a dia prejudicada por não terem acesso a correção. Acidentes de diversos tipos poderiam ser evitados, por exemplo. No caso de crianças e adolescentes, é comum casos de dificuldade de aprendizado relacionados a problemas de visão.

Normalmente o tratamento desses problemas é simples, mas é essencial consultar um médico oftalmologista para ter um diagnóstico correto e a indicação de qual o melhor tratamento. Continue lendo para saber um pouco mais sobre os sintomas e causas dos problemas mais comuns.

Miopia

Apenas as pessoas que sofrem de miopia conhecem o problema que é pegar um ônibus ou reconhecer alguém na rua — essa condição se define pela dificuldade de enxergar objetos ou pessoas distantes.

A miopia é decorrente de um erro refrativo que ocorre quando a córnea é muito curva ou quando o olho é mais longo que o normal. Com essa condição, os raios de luzes são focalizados muito antes da retina.

Os sintomas mais comuns da miopia são:

  • visão embaçada;
  • dificuldade para ver de longe;
  • dores de cabeça;
  • tontura;
  • sensibilidade à luz.

O tratamento da miopia é realizado com o uso de óculos de grau ou lentes de contato para correção do erro refrativo. Existe também a possibilidade de cirurgias a laser para resolver o problema definitivamente. No entanto, é imprescindível a consulta a um médico para definir o melhor tratamento.

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é a dificuldade de ver objetos próximos. Essa condição acontece quando o olho é menor que o normal e isso faz com que a focalização da imagem se forme após a retina.

Os sintomas mais comuns desse problema de visão são:

  • dificuldade de leitura;
  • dificuldade de enxergar de perto;
  • cansaço nos olhos;
  • dores de cabeça.

Para corrigir o problema, é recomendado utilizar lentes corretivas que focalizem a imagem na retina como ela deveria fazer naturalmente. Você pode escolher os óculos de grau ou optar pela praticidade para lentes para hipermetropia. Outra opção, se houver indicação médica, são as cirurgias refrativas que são capazes de eliminar o problema.

Astigmatismo

O astigmatismo é um dos problemas relacionados à visão que mais afeta as pessoas. Muita gente confunde miopia e astigmatismo, já que essa condição, que pode ser encontrada em todas as idades,  se caracteriza por visão embaçada, principalmente nas bordas, e imagens distorcida.

No entanto, o astigmatismo é causado por irregularidades na córnea, que acabam formando imagens distorcidas dos objetos.

Uma curiosidade é que é muito comum que pessoas com astigmatismo não consigam diferenciar a letras H, M e N. Além disso, elas também não enxerguem corretamente as linhas retas. 

Os sintomas dessa condição são:

  • visão dupla ou borrada;
  • dores de cabeça;
  • dificuldade de ler palavras pequenas;
  • dificuldade de enxergar a distancia em ambientes de pouca luminosidade.

O tratamento é realizado por lentes corretivas específicas para astigmatismo ou cirurgias refrativas.

Presbiopia

Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é um problema muito comum após os 40 anos. Essa condição está relacionada ao envelhecimento natural dos olhos que, após essa idade, têm dificuldade para focar objetos próximos. Devido a esse problema, é normal ver pessoas acima dessa faixa etária segurando o jornal ou livro mais longe para conseguir ler.

Os sintomas são bem comuns, como:

  • dificuldade de ler letras pequenas
  • visão embaçada;
  • dificuldade de ver de perto

O tratamento é feito com óculos, lentes de contato multifocal e também por cirurgias específicas. Para o último caso, é necessário que o oftalmologista indique a melhor opção cirúrgica.

Estrabismo

O estrabismo é a falta de alinhamento entre os dois olhos — conhecido também como vesguice. Essa condição se inicia ainda na infância e nada mais é do que um desequilíbrio nos músculos oculares que faz com que a pessoa estrábica não consiga focar os dois olhos na mesma direção.

Uma pessoa com essa condição pode sofrer com visões duplas e dores de cabeça, além de problemas com o convívio social devido à diferença na aparência dos olhos.

O tratamento deve ser iniciado ainda na infância e, em alguns casos, é possível corrigir com o uso de lentes específicas. No entanto, na maioria é necessário realizar uma intervenção cirúrgica.

Problemas de visão, por mais comuns que sejam, não precisam atrapalhar a sua vida. Hoje em dia é possível realizar vários tratamentos para garantir a qualidade de vida de quem convive com isso.

O uso de lentes de contato, por exemplo, oferecem uma grande vantagem por que são confortáveis e não atrapalham sua rotina nem o seu visual. Procure um oftalmologista e cuide da saúde dos seus olhos!

Agora que você conhece as diferenças entre os principais problemas que afetam a visão fica muito mais fácil buscar tratamento. Quer ver mais conteúdo como esse? Então acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades!