Facebook Pixel e-lens | Teste de visão: descubra quando fazer e a importância do exame

Teste de visão: descubra quando fazer e a importância do exame

Teste de visão: descubra quando fazer e a importância do exame

Todos os nossos sentidos são importantes, mas a visão é considerado um dos principais deles, já que nos permitir viver com qualidade em uma sociedade tão pautada por estímulos visuais. Por isso, fazer um teste de visão para medir sua acuidade visual e cuidar da saúde ocular com regularidade é fundamental.

Mas fique atento: pela internet há inúmeros testes de visão que prometem te dizer se você tem alguma ametropia – algum problema de visão -, no entanto, essas avaliações até são baseadas nos procedimentos feitos pelos oftalmologistas, contudo, apenas um médico pode dizer com certeza se alguém tem alguma ametropia, qual é e em qual grau ela se encontra.

Nem todo mundo consulta um oftalmologista com frequência, mas uma coisa é certa: deveria. Afinal, assim como todo nosso corpo, a nossa visão está em constante mudança à medida que envelhecemos, um processo do qual muitas vezes não nos damos conta na correria do dia a dia.

Os primeiros sinais de que a nossa visão está se deteriorando nem sempre é com o tradicional diagnóstico de “embaçada ou desfocada”. As dores de cabeça ou cansaço visual no final do dia também podem ser indícios de problemas nos olhos.

Não é por acaso que se diz que os olhos são nossas “janelas para o mundo”. 80% das impressões que assimilamos do nosso ambiente são obtidas através dos nossos olhos, daí a importância de cuidar muito bem deles. Enxergar bem é ter mais qualidade de vida. 

Para te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos, veja como fazer o teste de visão e quando você deve procurar um oftalmologista.

COM QUE FREQUÊNCIA UMA PESSOA DEVE FAZER O TESTE DE VISÃO?

É muito comum as pessoas ficarem na dúvida de quão frequentemente devem fazer testes de visão. A indicação é que ele seja feito regularmente, é claro que não precisa ir todo mês ao oftalmologista, já que as mudanças na visão não são tão rápidas assim, mas caso você tenha necessidade de ajuste visual, o ideal é que sua receita médica esteja sempre atualizada.

A visita ao médico e o teste de visão deveriam fazer parte dos cuidados de saúde de todo mundo. Confira abaixo quantas vezes você deveria procurar um profissional da saúde ocular, isso de acordo com a sua idade:

  • Entre os 20 e 39 anos: deve fazer exame, pelo menos, três vezes nesse período.
  •  A partir do 40 anos: deve ser feito uma vez a cada 2 anos.
  • A partir dos 65 anos: deve ser feito uma vez por ano.

COMO FUNCIONA O TESTE DE VISÃO COM CRIANÇAS?

Quando falamos de saúde visual, não podemos esquecer as crianças, que sempre merecem cuidados constantes. 

Principalmente hoje em dia em que estamos cercado por telas, e os pequenos vivem ligados e diferentes “gadgets” que emitem luzes que podem prejudicar a visão e causar dificuldade de enxergar. 

Abaixo, você entende melhor quando deve levar seus filhos para fazer um check nos olhos.

  • Primeiro exame: deve ser feito entre os 2 e 3 anos e meio de idade.
  • Segundo exame: deve ser feito antes de entrarem para a escola.
  • Depois disso, deve ser feito a cada dois anos, mesmo não tendo nenhum problema de visão aparente, para garantir que os primeiros sinais de alerta sejam detectados em fase precoce.

Lembrando que todos os bebês prematuros e todas as crianças cujos pais ou irmãos sofram de estrabismo ou de graves deficiências de visão devem ser examinados o mais cedo possível, entre os 6 e 12 meses de vida e, a partir daí, regularmente.

TESTE DE VISÃO VALE A PENA?

Os olhos humanos são incríveis, parecem ter sido projetados para oferecer a melhor qualidade de vida possível para nós.

Um olho consegue diferenciar milhares de cores, estimar a velocidade de uma bola de tênis no ar e reconhecer letras e imagens em menos de uma fração de segundo.

No entanto, isso tudo só funciona perfeitamente se seus olhos estiverem absolutamente saudáveis.

No mundo todo, milhões de pessoas sofrem de problemas visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros. Assim, grande parte da população precisa de óculos de grau ou lentes de contato. 

Apenas um exame de vista feito por um oftalmologista pode lhe dizer se você é míope, hipermétrope ou se você está tendo problemas de visão relacionados à idade ou outros fatores.

Caso seja diagnosticado com algum problema, não fique preocupado. Na maioria das vezes o tratamento é extremamente simples e depende apenas da adaptação do grau correto, seja com uso constante de lentes de contato ou óculos.

As lentes de contato são ótimas opções para quem não gosta de óculos de grau, afinal elas são super práticas e imperceptíveis no rosto. Além disso, as lentes coloridas permitem variar a cor dos olhos, possibilitando um visual novo e moderno. 

As lentes corrigem todos os problemas de visão e se adaptam aos mais variados estilos de vida, já que é possível encontrar lentes de diversas durações: 

  • Diárias para quem quer a praticidade de não precisar fazer a higienização das lentes;
  • Mensais para garantir muito conforto com bom custo-benefício;
  • Anuais com preços melhores e a facilidade de durarem muito mais.

Em relação ao conforto no uso das lentes de contato, seu médico vai ajudá-lo a encontrar o objeto perfeito para os seus olhos.

Independente de como será feita a correção do problema, a conclusão é que o Teste de Visão é seu maior aliado na hora de começar a cuidar da sua saúde visual. É ele quem vai dizer o que você precisa para enxergar melhor.

Por isso, lembre-se: não demore muito tempo para procurar um oftalmologista, já que quanto mais tempo passa, mais difícil fica a solução do problema.

Confira também como escolher a lente de contato certa para corrigir a hipermetropia.