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8 alimentos que protegem a saúde dos olhos

8 alimentos que protegem a saúde dos olhos

Que a alimentação é importante para o bom funcionamento do organismo, todo mundo já sabe. Mas você sabia que ela também é fundamental para a saúde dos olhos e na prevenção de doenças que afetam esses órgãos? Pois é verdade!

Os nutrientes, como as vitaminas A e E e o ômega-3, são essenciais para manter sua visão saudável e evitar as enfermidades, como a degeneração macular, o glaucoma e o olho seco. E onde encontrar esses poderosos ajudantes?

Bom, essa resposta é fácil! Eles estão presentes diariamente no prato de quem tem uma dieta variada e equilibrada. Para ter os seus benefícios, é importante consumi-los de três a cinco vezes na semana. Quer saber quais são esses alimentos? Então confira a nossa lista!

1. Cenoura

Quem nunca ouviu a avó falar que a cenoura faz bem para a vista? Ela está certa! Na verdade, todos os alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno, como ela e outros alimentos alaranjados, são poderosos antioxidantes que cuidam da retina e mantêm a saúde dos olhos.

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar cegueira noturna, uma condição que diminui a visão em locais com pouca luz, especialmente durante a noite. Portanto, não deixe de ouvir a sabedoria dos mais velhos e inclua esses alimentos na sua dieta!

2. Peixes e óleo de linhaça

O ômega-3 é uma gordura que ajuda a prevenir a síndrome do olho seco, que causa irritação e vermelhidão nos olhos, além de melhorar a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes que são levados para as células.

Além do mais, esse ácido graxo essencial faz muito bem para o coração e para o cérebro. O óleo de linhaça e os peixes de água salgada e profunda, como salmão, cavala, sardinha e atum, são alimentos ricos em ômega-3.

3. Ovos

O ovo é, realmente, um superalimento! Ele contém proteínas de alto valor biológico, gorduras boas, além de vitaminas e minerais. Para os olhos, ele também dá a sua ajudinha. Você sabe o motivo?

É que as gemas são ricas em zeaxantina e luteína, nutrientes antioxidantes que previnem a degeneração macular. Não se preocupe com o colesterol. Hoje já sabemos que o que está nos ovos não é mais um vilão. É ou não é mais uma boa razão para consumir esse alimento?

4. Couve

Você já deve ter ouvido falar que os vegetais verde-escuros, como o espinafre, o brócolis e a couve, têm boa quantidade de ferro — mineral que participa da produção dos glóbulos vermelhos no sangue — e por isso previnem a anemia.

Porém, o que talvez você não saiba é que eles também são ricos em luteína e zeaxantina, que facilitam a visão a distância e mantêm a saúde dos olhos em dia. Além de comer a couve nas saladas ou refogada, você também pode incluí-la nos sucos, como os de laranja, limão ou maracujá.

5. Alho e cebola

Quem diria que os dois temperos mais populares na cozinha brasileira também ajudam na saúde dos olhos? Isso porque eles auxiliam no controle do colesterol e da pressão arterial e, assim, melhoram a circulação sanguínea.

Dessa forma, eles aumentam a irrigação de sangue nos olhos, levando mais nutrientes e oxigênio para esses órgãos, e previnem a hipertensão e a diabetes, que são doenças que afetam diretamente a visão.

6. Mirtilos, amoras e cerejas

Essas frutinhas são mesmo uma delícia, não é mesmo? Além de saborosas, ainda contêm antioxidantes que já falamos neste post. Aliás, você sabe o que são eles?

Eles são substâncias que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce de todas as células do nosso corpo. Sendo assim, eles agem contra a perda da visão e a degeneração macular.

7. Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva é ótimo para a saúde dos olhos. Sabe por quê? Ele também é rico em ômega-3! A degeneração macular é uma doença que leva à perda irreversível da visão.

Esse tipo de alimento evita o desenvolvimento dessas e de outras enfermidades, como as que atingem o coração. Além disso, é um delicioso tempero para a comida, não é mesmo? Desse jeito, fica bem fácil proteger a visão por meio dos alimentos!

8. Outros alimentos

Além de todos esses alimentos que citamos ao longo deste post, existem vários outros que contêm os mesmos nutrientes benéficos para os olhos. Então veja mais essas dicas:

  • laranja, tangerina, abóbora, maçã e mamão papaia: carotenoides;
  • morango e framboesa: antioxidantes;
  • bacalhau, linhaça, abacate e chia: ômega-3.

Para proteger a saúde dos olhos, é necessário ter os devidos cuidados tanto no exterior — como os bons hábitos com as lentes de contato — quanto no interior — com uma alimentação saudável, variada e cheia de nutrientes que fazem bem para a visão e previnem as doenças oculares.

Você está com os olhos secos, irritados e parece que tem areia neles? Isso pode ser um sinal de olhos ressecados. Sabe o que isso significa? Não? Então leia o nosso artigo sobre olhos ressecados, conheça as principais causas e aprenda como evitar!

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