Facebook Pixel 8 alimentos que protegem a saúde dos olhos – e-lens

8 alimentos que protegem a saúde dos olhos

8 alimentos que protegem a saúde dos olhos

Que a alimentação é importante para o bom funcionamento do organismo, todo mundo já sabe. Mas você sabia que ela também é fundamental para a sua visão?  Pois é verdade! E conhecer os alimentos que protegem a saúde dos olhos pode ajudar na prevenção de doenças que afetam esses órgãos.

Os nutrientes, como as vitaminas A e E e o ômega-3 por exemplo, são essenciais para manter sua visão saudável e evitar as enfermidades, como a degeneração macular, o glaucoma e o olho seco. E onde encontrar esses poderosos ajudantes?

Bom, essa resposta é fácil! Eles estão presentes diariamente no prato de quem tem uma dieta variada e equilibrada. Para ter os seus benefícios, é importante consumi-los de três a cinco vezes na semana. Quer saber quais são esses alimentos que protegem a saúde dos olhos? Então confira a nossa lista!

8 alimentos que protegem a saúde dos olhos

alimentos que protegem a saúde dos olhos

A alimentação tem um impacto direto na nossa saúde e qualidade de vida. Há muito tempo se sabe que uma dieta balanceada é capaz de evitar diversas doenças e manter os órgãos saudáveis por muito mais tempo.

No caso da visão o efeito é o mesmo. Determinados nutrientes são capazes de manter os olhos saudáveis por mais tempo, enquanto outros evitam o desenvolvimento de doenças oculares. Dois exemplos muito conhecidos são o colesterol e a diabetes.

Esses dois problemas de saúde estão intimamente relacionados ao que é ingerido e podem ser controlado por uma boa alimentação. Mas, o que nem sempre lembramos é que essas doenças podem também afetar o funcionamento da nossa visão a longo prazo.

Mas afinal, quais são esses alimentos que ajudam a prevenir doenças nos olhos? Abaixo separamos 8 dicas de como incrementar seu cardápio com essas delícias!

1. Cenoura

Quem nunca ouviu a avó falar que a cenoura faz bem para a vista? Ela está certa! Na verdade, todos os alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno, como ela e outros alimentos alaranjados, são poderosos antioxidantes que cuidam da retina e mantêm a saúde dos olhos.

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar cegueira noturna, uma condição que diminui a visão em locais com pouca luz, especialmente durante a noite. Portanto, não deixe de ouvir a sabedoria dos mais velhos e inclua esse legume na sua dieta!

2. Peixes e óleo de linhaça

O ômega-3 é uma gordura que ajuda a prevenir a síndrome do olho seco, que causa irritação e vermelhidão nos olhos, além de melhorar a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes que são levados para as células.

Além do mais, esse ácido graxo essencial faz muito bem para o coração e para o cérebro. O óleo de linhaça e os peixes de água salgada e profunda, como salmão, cavala, sardinha e atum, são ricos em ômega-3. Ou seja, são alimentos que protegem a saúde dos olhos.

3. Ovos

O ovo é, realmente, um superalimento! Ele contém proteínas de alto valor biológico, gorduras boas, além de vitaminas e minerais. Para os olhos, ele também dá a sua ajudinha. Você sabe o motivo?

É que as gemas são ricas em zeaxantina e luteína, nutrientes antioxidantes que previnem a degeneração macular.

Antes de ficar preocupado com o colesterol, é bom lembrar que hoje já sabemos que os ovos não são mais vistos como um vilão nesse quesito. Já que o colesterol presente nele não é prejudicial como se acreditava alguns anos atrás.

É ou não é mais uma boa razão para consumir esse alimento?

4. Couve

Você já deve ter ouvido falar que os vegetais verde-escuros, como o espinafre, o brócolis e a couve, têm boa quantidade de ferro — mineral que participa da produção dos glóbulos vermelhos no sangue — e por isso previnem a anemia.

Porém, o que talvez você não saiba é que eles também são ricos em luteína e zeaxantina, os mesmos nutrientes antioxidantes presentes nos ovos. E como você já sabe, eles previnem a degeneração macular.

Esses nutrientes também facilitam a visão a distância e mantêm a saúde dos olhos em dia.

E o melhor, além de comer a couve nas saladas ou refogada, você também pode incluí-la nos sucos, como os de laranja, limão ou maracujá.

5. Alho e cebola

Quem diria que os dois temperos mais populares na cozinha brasileira também são alimentos que protegem a saúde dos olhos? Isso porque eles auxiliam no controle do colesterol e da pressão arterial e, assim, melhoram a circulação sanguínea.

Dessa forma, eles aumentam a irrigação de sangue nos olhos, levando mais nutrientes e oxigênio para esses órgãos, e previnem a hipertensão e a diabetes, que são doenças que afetam diretamente a visão.

6. Mirtilos, amoras e cerejas

Essas frutinhas são mesmo uma delícia, não é? Além de saborosas, ainda contam com os antioxidantes, que já falamos neste post. Aliás, você sabe o que são eles?

Eles são substâncias que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce de todas as células do nosso corpo. E é por isso que eles agem contra a perda da visão e a degeneração macular.

7. Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva é ótimo para a saúde dos olhos. Sabe por quê? Ele também é rico em ômega-3! Esse tipo de alimento também evita o desenvolvimento da degeneração macular, que é uma doença que leva a perda irreversível da visão.

O ômega-3 também previne outras enfermidades, como as que atingem o coração.

O bom é que alimentos que contém esse nutriente costumam ser bem gostosos. É o caso do azeite, que é um delicioso tempero para a comida, não é mesmo? Desse jeito, fica mais fácil proteger a visão por meio dos alimentos!

8. Outros alimentos

Além de todos esses alimentos que citamos ao longo deste post, existem vários outros que contêm esses nutrientes benéficos para os olhos. Então veja mais essas dicas:

  • Carotenoides: laranja, tangerina, abóbora, maçã e mamão papaia;
  • Antioxidantes: morango e framboesa;
  • Omêga-3: bacalhau, linhaça, abacate e chia.

Para proteger a saúde dos olhos, é necessário ter os devidos cuidados tanto no exterior — como os bons hábitos com as lentes de contato — quanto no interior — com uma alimentação saudável, variada e cheia de nutrientes que fazem bem para a visão e previnem as doenças oculares.

Você está com os olhos secos, irritados e parece que tem areia neles? Isso pode ser um sinal de olhos ressecados. Sabe o que isso significa? Não? Então leia o nosso artigo sobre olhos ressecados, conheça as principais causas e aprenda como evitar!

Artigos Relacionados