Facebook Pixel Cuidados com os olhos no inverno: veja 5 dicas – e-lens

Cuidados com os olhos no inverno: veja 5 dicas

Cuidados com os olhos no inverno: veja 5 dicas

Amado por muitos e detestado por outros tantos, a estação mais fria do ano divide opiniões. As temperaturas baixas podem ter o seu charme, mas uma certeza é que é preciso reforçar os cuidados com os olhos no inverno.

A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. Enxergar bem de perto e de longe é algo que parece trivial mas ganha importância quando surge algum problema nos olhos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 45,5% dos casos de doenças visuais no mundo poderiam ser evitados com tratamento e prevenção. No Brasil, por exemplo, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima que 60% dos casos de cegueira seriam evitáveis.

Além disso, o simples tratamento de problemas de visão com óculos ou lentes de contato podem tornar a vida de uma pessoa muito melhor. Enxergar com nitidez com certeza oferece uma qualidade de vida superior.

Esses dados e informações só reforçam o que sempre falamos por aqui, é muito importante cuidar dos olhos. Manter alguns hábitos para mander a saúde visual em dia é a garantia de ter uma visão saudável por mais tempo.

Mas afinal, tem diferença nos cuidados que devemos ter no calor e no frio? Continue lendo para tirar essa dúvida e saber como cuidar melhor dos seus olhos.

cuidados com os olhos

Inverno: doenças oculares mais comuns no frio

Como dissemos, cuidar da saúde dos olhos é importante independente do momento. No entanto, cada estação apresenta algumas características particulares que trazem à tona problemas específicos.

Por isso, é importante ter alguns cuidados com os olhos no inverno, além das precauções habituais.

No inverno, por exemplo, o frio rigoroso e o ar muito seco podem causar alguns problemas que não vemos com tanta frequência nas estações mais quentes e úmidas.

Alergia

No frio a tendência é que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados e sem circulação de ar. Essa prática aumenta o acúmulo de ácaro, poeira, fumaça e pólen que são alérgenos. 

Por isso é tão comum ver pessoas com coceira e vermelhidão nos olhos, por exemplo. Outros sintomas podem ser lacrimejamento, ardência ou irritação. Se você tiver esses sintomas com muita frequência, o ideal é procurar um oftalmologista.

Conjuntivite

A conjuntivite também é uma doença que pode ser causada por alergia. Assim, ela também se torna mais comum nesse período de frio. 

Os casos de conjuntivite alérgica não são contagiosos, como quando causadas por vírus e bactérias. No entanto, os sintomas são os mesmos, vermelhidão, coceira e lacrimejamento,  que são causados por uma inflamação na conjuntiva.

Síndrome do olho seco

Essa síndrome acontece quando o olho perde a capacidade de produzir a quantidade de lágrima necessária para sua lubrificação. A incidência é comum no inverno pois ela é causada pela exposição a ambientes fechados e muito secos, como lugares empoeirados e com ar condicionado, por exemplo.

Além da sensação de olhos secos, por acontecer sintomas como ardência, visão embaçada e irritação. A melhor coisa a fazer nesses casos é procurar um oftalmologista para receber a melhor indicação de tratamento.

Cuidados com os olhos no inverno

Agora que você já sabe quais são os problemas de visão mais comuns no frio, é preciso saber como preveni-los. Manter alguns cuidados com os olhos no inverno é fundamental para não passar por nenhuma das situações citadas acima.

Atenção a roupa de cama e cobertores guardados

Quando o frio chega muitas vezes é preciso tirar do armário os cobertores, mantas e casacos guardados. Nessa hora é preciso ter cuidado e fazer a higienização dessas roupas e tecidos para se livrar da poeira acumulada com o tempo.

Nunca compartilhe itens pessoais

Já sabemos que não é correto compartilhar itens de higiene pessoal com outras pessoas. Mas, para evitar maiores problemas, essa regra pode se estender também a cobertores e toalhas, durante o inverno. 

Cuidado com ambientes secos

Tenha sempre atenção a umidade do ambiente que você está. Com poucas chuvas é normal que tudo fique mais seco. Além disso, aparelhos de ar condicionado ou aquecimento também costumam deixar o ar mais seco.

Para evitar problemas recorra a umidificadores ou deixe um balde de água nos ambientes que precisam de umidade.

Mantenha a casa limpa

Como dissemos acima, os maiores problemas dos olhos no frio estão relacionados a alergias. Por isso, é essencial manter a casa sempre limpa, evitando o acúmulo de poeira e ácaro.

Evite coçar os olhos

Quando coçamos os olhos levamos até eles partículas que estão em nossas mãos e podem causar irritações ou até doenças mais graves. Por isso, se estiver sentindo muita coceira nos olhos, o ideal é procurar um médico para receber um tratamento adequado.

Use óculos de sol 

Mesmo no inverno somos impactados pelos raios solares. Por isso, utilizar óculos de sol com proteção UVA e UVB é fundamental para garantir que esses raios não cheguem aos nossos olhos causando diversos problemas.

O lado bom é que, quem tem problemas de visão, pode aliar um óculos de sol estiloso com lentes de contato. Assim a visão fica sempre nítida e protegida.

cuidados com os olhos no inverno

Cuidados com a visão para quem usa lentes de contato

Quem usa lentes de contato sabe como elas são práticas e oferecem visão perfeita aliada ao conforto. 

Atualmente a maior parte dos problemas de visão podem ser tratados com essas lentes. Assim quem tem miopia, hipermetropia, astigmatismo e até presbiopia não precisam mais levar os óculos de grau para todos os lugares.

Para ter todos os benefícios das lentes e manter os olhos sempre saudáveis é preciso ter alguns cuidados básicos no dia a dia, como:

  • não dormir com as lentes;
  • higienizar as lentes e o estojo ao fim do dia antes de guardar;
  • utilizar as lentes pelo período indicado;
  • usar soluções de limpeza adequadas e indicadas pelo oftalmologista;
  • lavar bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes.

Quem tem um dia a dia corrido também pode optar pelas lentes diárias. Essas lentes devem ser descartadas ao fim do dia e eliminam a necessidade de limpeza.

Seguindo essas dicas de cuidados com os olhos no inverno e  cuidar dos olhos e das lentes em todas as estações você poderá garantir saúde visual e mais conforto mesmo no inverno. Também é importante frequentar o seu oftalmologista anualmente ou sempre que sentir algum desconforto visual para garantir que tudo está bem com a sua visão.