Facebook Pixel e-lens | Dicas de como usar e cuidar de suas lentes de contato no verão

Como curtir o verão com suas lentes de contato sem medo de ser feliz

Como curtir o verão com suas lentes de contato sem medo de ser feliz

Já pensou na praticidade em utilizar lentes de contato? Não ter que se preocupar com os óculos de grau caindo do rosto, ficando embaçados ou até mesmo sendo esquecidos em algum lugar já é maravilhoso, né?

Mas muitas pessoas se sentem inseguras e ficam com dúvidas de cuidados a serem tomados ao utilizar lentes. Essas dúvidas podem ser ainda maiores quando o assunto é viajar com elas e aproveitar tudo o que o verão pode proporcionar.

É muito importante que os cuidados tomados em casa se mantenham durante a viagem, contudo, diversas outras precauções serão necessários durante o período do passeio.

O tempo seco, o calor e outros fatores podem variar bastante na vida útil das lentes, e será preciso redobrar a atenção com o uso delas e seus cuidados.

Daremos algumas dicas e sugestões para facilitar o seu dia a dia e passar algumas informações indispensáveis para que sua viagem de verão seja maravilhosa.

 

Conteúdo

Proteção em primeiro lugar 

Pensando na sensibilidade dos nossos olhos, já é possível imaginar o quão importante é tomar cuidado com eles em locais com temperaturas altas. Como no verão elas são frequentes, considera-se um período com necessidade de atenção redobrada.

Os olhos são altamente prejudicados pela exposição ao sol e pela claridade em excesso. Quando o assunto é utilizar lentes de contato, é importantíssimo escolher opções que possuam proteção UVA e UVB e para acompanhar esse ‘kit’, sempre que possível utilize-as com óculos de sol. Os olhos quando expostos a longos períodos à radiação solar podem sofrer graves queimaduras na córnea e acarretar problemas ainda mais graves

 

Precauções no uso de lentes de contato no verão

O verão e o calor sempre remetem a uma coisa: Água.

Praias, piscinas, cachoeiras e parques aquáticos são as pedidas na maioria das viagens durante esse período do ano. Para aliviar o calor em excesso e desestressar durante uma viagem, nada melhor do que dar alguns mergulhos, nadar e aproveitar para se refrescar.

Você já se perguntou sobre o uso de lentes de contato dentro d’água ou em contato direto com ela?

Qualquer contato com a água deve ser evitado! Devemos lembrar que as lentes não devem ser nem mesmo lavadas em água de torneira.

A chance de as lentes serem contaminadas com as bactérias encontradas na água são grandes, e os olhos serão os alvos principais das consequências. Os sintomas serão irritações, vermelhidão e coceiras. Não queremos estragar nossa viagem com infecções oculares, certo?

Para evitar tudo isso, podemos utilizar óculos de natação ou até mesmo dar um tempo nas lentes, tirando-as enquanto realizamos essas atividades.

Se não for possível tirá-las ou você já sabe que terá alguma dificuldade nesse processo, deve optar por lentes de descarte diário. A qualquer sinal de incômodo, as lentes poderão ser jogadas fora e vida que segue, descartando também qualquer chance de algum organismo cause algum perigo à saúde dos seus olhos.

 

Cuidados com lentes de contato

É muito comum que no final de um longo dia de sol, mar e passeios, os olhos estejam cansados, com ardência, lacrimejando ou bem mais sensíveis. Mas você tem os hidratado com frequência?

No tempo mais seco e quente os olhos tendem a ficar bastante ressecados e sem lubrificação, é quando devemos procurar por auxílio de produtos direcionados a esses cuidados. Colírios e lubrificantes poderão te auxiliar e causar bastante conforto, o que fazem uma grande diferença no final do dia.

 

Higienização das lentes de contato

A higiene e o uso de lentes de contato devem estar sempre lado a lado.

Se você opta por manter o uso de suas lentes de contato quinzenais, mensais ou anuais em algum momento de sua viagem, sempre leve com você o kit limpeza e lembre-se dos cuidados que está acostumado a ter. Estojo limpo, soluções de limpeza e sempre respeitar o tempo de descanso das lentes dentro do produto são cuidados essenciais e que farão a diferença para que a saúde de seus olhos se mantenha. Confira mais dicas sobre limpeza das lentes de contato.