Facebook Pixel ENTENDA MAIS SOBRE LENTES DE CONTATO PARA ASTIGMATISMO – e-lens

ENTENDA MAIS SOBRE LENTES DE CONTATO PARA ASTIGMATISMO

ENTENDA MAIS SOBRE LENTES DE CONTATO PARA ASTIGMATISMO

O astigmatismo é um dos principais problemas de refração no nosso país e de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia atinge 60% da população. Por se tratar de um problema tão comum, nada mais justo do que entendermos melhor do que se trata e facilitar o dia a dia de quem é afetado por este distúrbio visual.

Mas o que é o astigmatismo? 

O astigmatismo é uma imperfeição visual leve e bastante comum, os afetados por ela descrevem enxergar imagens borradas e distorcidas, tanto para perto quanto para longe. 

Os olhos possuem duas partes que captam as imagens, o cristalino e a córnea. Em olhos saudáveis que possuem uma curvatura totalmente simétrica como uma esfera, a luz é captada devidamente na retina e reflete uma imagem focada, nítida e sem distorções.

Se a córnea não possui essa regularidade uniforme e os olhos apresentam deformações ou são de formas mais ovaladas, a luminosidade não é capturada de forma correta e acaba por refletir diversos pontos focais que geram imagens embaçadas, borradas ou desfocadas. 

Portanto, definimos o astigmatismo como a distorção na forma como a luz é refratada pelos olhos.

Apesar de comum, trata-se de uma patologia bastante complexa, principalmente quando acompanhada de Miopia ou Hipermetropia, o que é bastante cotidiano também.

 

Quem tem astigmatismo pode usar lentes de contato?

As lentes de contato atendem as necessidades dos astigmatas, mas essa opção costuma ser descartada muitas vezes por falta de conhecimento e até mesmo por dúvidas de uso dos produtos para a devida correção.

As lentes usadas para correção do astigmatismo são as lentes tóricas e elas podem atender apenas o grau do astigmatismo como também corrigir necessidades de miopia ou hipermetropia.

Caso também haja a necessidade de correção de uma dessas duas refrações, será preciso verificar e considerar o grau chamado esférico.

O grau de astigmatismo será destacado em sua receita como Grau Cilíndrico, sempre com o sinal negativo (-). As lentes de contato podem ser utilizadas a partir do grau -0.75 de cilíndrico.

 

O que é o eixo descrito em minha receita e por que ele é importante?

Outro ponto importante é o dado descrito como eixo em sua receita. O eixo varia de 0 a 180 graus. Como o astigmatismo só é corrigido na parte irregular da córnea, o eixo é indispensável para identificar em que ponto da córnea a correção precisa ser aplicada. 

 

Como ter certeza de que a correção da lente está no lugar certo dos meus olhos?

As lentes de contato para astigmatismo possuem tecnologias e desenhos especiais bastante avançadas para que o grau fique no eixo correto e permaneçam estáveis nos olhos.

Elas também possuem uma diferente espessura no ponto correto e na região destacada por seu eixo, que não permite que a lente gire nos olhos e anule a devida correção. 

Também é importante saber que há diferença entre a receita descrita para óculos e para lentes de contato. Deve-se considerar que as lentes para óculos ficam a uma distância considerável dos olhos, enquanto as lentes fazem contato direto com o globo ocular. Se você possui uma receita para óculos e deseja adquirir lentes de contato, será necessário realizar a conversão dos graus.

 

As lentes de contato atendem meu grau de astigmatismo?

Há uma vasta disponibilidade de graus para lentes tóricas, devido às combinações de miopia ou hipermetropia com os graus para astigmatismo. Diversas marcas fabricam desde o grau esférico 0,00 ou plano, à altos graus positivos ou negativos. 

Já para os graus de astigmatismo, é possível encontrar com facilidade parâmetros que atendam até -2.25 ou -2.75.

Lentes de fabricações especiais costumam atender exatamente os graus descritos na receita médica e são confeccionadas totalmente de acordo com os parâmetros necessários para atender dioptrias específicas, que não são tão comuns.

Não se esqueça de consultar o seu oftalmologista, se informar e realizar adaptação das lentes tóricas com o acompanhamento do profissional.  

Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse tema, entre em contato com a gente! 

Artigos Relacionados