Facebook Pixel Proteger os Olhos do Sol: Como fazer de maneira adequada

Entenda como proteger os seus olhos do sol de maneira adequada

Entenda como proteger os seus olhos do sol de maneira adequada

Dias ensolarados são aqueles que dão vontade de fazer tudo, não é mesmo? A rua parece que chama, o céu fica mais azul, as árvores mais verdes, os passarinhos felizes, é uma alegria na natureza. Se já é assim quando a gente está na cidade, quem dirá na praia ou no campo. Mesmo quem não gosta de calor há de concordar: o sol é um espetáculo.

No entanto, os raios solares não oferecem perigo só para a nossa pele, mas também para os nossos olhos. Como não é possível utilizar filtros solares na região ocular, a solução para proteger os olhos do sol é a utilização de óculos escuros com proteção UVA e UVB. Além disso, existem algumas lentes de contato disponíveis no mercado que também oferecem blindagem contra a radiação solar.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!

Quais são os malefícios que a exposição solar traz para os olhos?

Assim como na pele, os efeitos da exposição solar nos olhos são cumulativos e progressivos, ou seja, eles vão aumentando conforme o passar dos anos. Os vilões dessa história, como foi dito na introdução, são os raios UVA e UVB, mas ambos incidem de maneira diferente sobre os nossos olhos.

O UVA costuma alterar e prejudicar a nossa visão central (que é a imagem que se forma no centro da retina) e pode causar degeneração da mácula (estrutura responsável pela visão de detalhes).

Já o UVB pode provocar lesões no cristalino (que, quando danificado, provoca a catarata) e na córnea.

Doenças que a radiação solar pode provocar

Como mencionado acima, a catarata precoce é uma das principais consequências da exposição solar nos olhos. Se a cirurgia não for feita, essa doença, em seus estágios avançados, pode levar à cegueira (total ou parcial).

Outra comorbidade que o sol em excesso pode trazer é o pterígio, que é o crescimento de um tecido conjuntival sobre a córnea, podendo interferir na visão e causar um efeito estético desagradável.

Como os óculos escuros podem ajudar?

Infelizmente, muitas pessoas pensam que o uso de óculos escuros é somente para fins estéticos e, na hora de comprá-los, só levam em consideração a sua aparência e deixam de lado suas funcionalidades protetivas.

A orientação dos especialistas é preferir óculos de sol UV400. Eles oferecem a melhor proteção, porque bloqueiam até mesmo os raios UV com menor comprimento de onda. Entre os milhares de modelos e estilos que existem por aí, os de lentes maiores abrangem melhor os olhos e garantem maior blindagem.

Piores horários

Apesar da proteção que os óculos oferecem, é importante ficar atento aos horários de exposição ao sol. Entre as 10 da manhã e 2 da tarde se der para evitar, melhor.

Em todo caso, para estar sempre seguro, use os óculos em todos os horários, mesmo quando parecer um solzinho inocente e até em dias nublados, pois até mesmo a luz refletida da areia, da neve e da água intensifica a ação do sol nos olhos.

Existe lente de contato que protege seus olhos do sol?

Graças aos maravilhosos inventores das lentes de contato, existem. Na verdade, elas vêm para ajudar a compor a proteção, pois, mesmo utilizando óculos escuros de ótima qualidade, as laterais por onde entram os raios solares acabam ficando desprotegidas.

As lentes de contato bloqueiam os raios UV, filtrando os raios que incidem sobre a córnea e o cristalino, dando uma proteção a mais. Se utilizadas sozinhas, elas ainda não conseguem prevenir a incidência desses raios sobre a conjuntiva e as pálpebras, por isso a utilização dos óculos é fundamental.

“Mas, elas têm alguma diferença estética em relação às demais lentes que não oferecem proteção?”. Muita gente tem essa dúvida, e a resposta é não. A aparência das lentes protegidas é idêntica à de todas as outras, não são mais escuras nem mais grossas, como grande parte das pessoas pensa.

O conforto e a adaptação aos olhos também não diferem em nada, desse modo, aquele usuário que sente algum desconforto com as lentes vai continuar sentindo, seja ela com proteção, seja sem.

Ademais, é fundamental lembrar-se sempre de lavar bem as mãos antes de pôr ou tirar suas lentes de contato, e também de guardá-las na solução de limpeza adequada.

Quais são as outras opções para proteger os olhos do sol?

Existem várias maneiras de evitar que os raios solares prejudiquem um dos nossos mais preciosos sentidos, basta usar o estilo e a criatividade.

Além dos óculos de sol e das lentes de contato que têm proteção contra os raios UV, estão aí os charmosos chapéus com modelos e tamanhos para todos os gostos. E não são só para as mulheres! Os homens também podem ficar superestilosos com chapéus de praia, por exemplo, se protegendo do sol e ainda compondo um look bem legal.

Esse acessório é um ótimo aliado porque serve como um guarda-sol para os olhos. Além de lindo, o chapéu também ajuda a proteger o rosto dos ventos e ciscos que voam pelo ar. Portanto, use e abuse deles em todas as estações do ano. E, se ainda não tiver o seu, improvise com um guarda-chuva. Porque o sol, mesmo quando não aparece, está lá mandando seus raios para nós.

Outra forma de prevenção é consultar sempre um oftalmologista. Uma simples consulta é suficiente para ele olhar seu olho por inteiro, ver como está a pressão intraocular, a retina, a lubrificação e tudo mais que existe na saúde ocular. Cuide dos seus olhos, eles merecem seu carinho sempre.

O sol é realmente lindo e maravilhoso, e olhar para ele é uma verdadeira tentação. Para conviver bem com essa fonte de vida e luz, o segredo é se proteger sempre, seja por meio de óculos, lentes, chapéus, sombrinhas, ou qualquer outro meio de proteção. Jamais subestime os efeitos nocivos que a radiação solar pode trazer para a saúde da sua visão, pois, como visto acima, mesmo se o céu estiver com muitas nuvens e o sol parecer encoberto, os raios UVA e UVB ainda estarão lá.

Gostou do artigo? Conseguiu entender por que é tão importante proteger os olhos do sol? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e não deixe seus amigos fora dessa!

Artigos Relacionados