04 Feb Entenda sobre o exame de Topografia
Topografia é um importante exame realizado pelo médico oftalmologista e pode dizer muito sobre nossos olhos. Vamos te explicar os motivos pelos quais o profissional solicita esse exame e, a ajuda que seus resultados podem trazer para diversos diagnósticos e tratamentos.
Conteúdo
O que é o Exame de Topografia?
Você sabia que a córnea detém a maior parte do poder de refração do nosso sistema óptico? Sendo assim, ela é a parte do olho com maior responsabilidade sobre as dificuldades e problemas de visão.
O exame de Topografia é feito para que seja possível analisar toda a superfície da córnea. O propósito é encontrar eventuais deformidades, degenerações, distrofias ou irregularidades, sendo assim possível encontrar problemas de visão como o Astigmatismo, Ceratocone e Miopia.
Essa análise é computadorizada e são coletadas medidas através de diversos pontos que são espalhados por toda a estrutura da córnea, avaliando os padrões e formatos irregulares que são transferidos por meio de mapas. O mapeamento gráfico é colorido para facilitar sua leitura e interpretação e, cada código de cores representa um tipo de curvatura e diferentes graus de refração. A coloração azul e seus tons próximos representam menores irregularidades e curvaturas. Os tons de verde representam valores médios e que merecem acompanhamento. Já os tons de vermelho representam graus altos de curvatura.
Quando o exame é necessário?
Esse exame deverá ser solicitado pelo médico quando há suspeita de sintomas relacionados a alterações de curvatura na superfície da córnea.
O exame também pode fornecer importantes dados para o pré e pós-operatório de cirurgias intraoculares como a “refrativa”, que eliminam necessidades de correções visuais, cirurgia de catarata e até mesmo transplante de córnea.
O que podemos identificar com os resultados?
Com os dados colhidos por meio do exame de “topografia” é possível identificar evoluções de doenças visuais, como citamos anteriormente.
O diagnóstico poderá dizer se a pessoa apresenta astigmatismo irregular, ceratocone e outros problemas na parte anterior dos olhos.
Esse exame é utilizado para que seja feita a escolha, indicação e adaptação das lentes de contato, identificando a necessidade com curvatura próxima ou exata para o uso do paciente, também a espessura, diâmetros e grau e, acompanhar possíveis alterações da córnea.
Como é realizado o exame e sua preparação?
O exame é bastante simples e rápido. É utilizado um equipamento especial e o paciente deverá apoiar o queixo e encostar sua testa nos locais indicados, fixar seu olhar no centro da luz em sua frente para que o médico obtenha o foco de um determinado ponto e desta forma a córnea será medida. Os dados serão rapidamente captados pelo computador e avaliados pelo profissional.
A duração do exame é curta, levando de dez a vinte minutos, sem necessidade de dilatação da pupila, indolor e sem contato direto com os olhos.
Não é preciso levar acompanhante e o paciente sairá do consultório podendo realizar atividades normais, como dirigir, sem nenhuma restrição.
A única orientação aos pacientes é que apenas seja suspenso o uso das lentes de contato alguns dias antes do exame ser realizado, o tempo previsto deverá ser indicado pelo próprio médico.
Agora que já sabe o que é e como realizar o exame de Topografia, que tal saber qual a importância e quando ir ao oftalmologista?
Sem comentários